sábado, 18 de agosto de 2012

César Fonte (Efapel/Glassdrive) venceu na chegada a Fafe!



César Fonte (Efapel/Glassdrive) venceu na chegada a Fafe a 3ª etapa da 74ª Volta a Portugal Liberty Seguros. O corredor de Viana do Castelo, conseguiu a primeira vitória portuguesa na competição organizada pela Lagos Sports, depois de carimbar uma fuga onde deixou para trás os nove companheiros que o acompanharam  durante 140 quilómetros. Com este triunfo César Fonte subiu ao segundo lugar da classificação geral que continua a ser comandada pelo sul-africano Jay Thomson (UnitedHealthcare).
O Alto Minho entrou na rota da 74ª Volta a Portugal Liberty Seguros com a estreia de Vila Nova de Cerveira, como palco de partida de uma etapa. A história da terceira tirada conta-se com a fuga de 10 corredores que se isolaram aos 32 quilómetros. Entre os aventureiros pedalaram dois portugueses, Bruno Saraiva (Selecção Nacional Portuguesa) e César Fonte. O corredor vianense, que representa o conjunto liderado por Carlos Pereira, era o melhor classificado entre os fugitivos. Estava a 1 minuto e 41 segundos da liderança.
A United Healthcare comandou o pelotão na defesa da camisola amarela de Jay Thomson, mas permitiu que os fugitivos conseguissem uma diferença máxima de 6 minutos. Com o decorrer dos quilómetros a diferença foi diminuindo e pela cabeça do pelotão passou ainda a LA Alumínios/Antarte. Na parte final da etapa a Carmim/Prio e o Onda, também deram uma ajuda na caça aos homens da dianteira mas o pelotão acordou tarde e a vitória seria discutida entre os corredores mais adiantados.
Na chegada a Fafe, o local da meta foi diferente, mas o calor e o espetáculo foi o mesmo de sempre. Na Avenida do Brasil, milhares de pessoas aplaudiram o triunfo de César Fonte que arrancou decidido nos metros finais para a primeira vitória portuguesa na competição.
No final o corredor da Efapel / Glassdrive disse estar a viver um sonho porque nunca tinha vencido uma etapa na Volta. “Arrisquei no último quilómetro, mas acho que foi um pouco cedo, porque depois vi que os outros corredores que seguiam comigo na fuga ainda se aproximavam. Esperei pelo corredor francês (Jean Paiani) e como sabia que ele também já vinha muito desgastado, discuti a vitória ao sprint com ele e consegui!”
O pelotão comandado por Reinardt Van Rensburg (MTN Qhubeka) cortou a meta cerca de um minuto depois, onde chegou integrado Jay Thomson (UnitedHealthcare). O sul-africano ainda manteve a Camisola Amarela Liberty Seguros, mas com o triunfo na 3ª etapa, César Fonte subiu ao segundo lugar. Está a 17 segundos do comandante. Hugo Sabido desceu para a terceira posição. O corredor da LA Alumínios / Antarte manteve a Camisola Vermelha Bic, relativa à classificação por pontos enquanto José Gonçalves (Onda) continua a ser o melhor jovem e veste a Camisola Laranja RTP.
A terceira etapa teve apenas duas contagens de montanha e Jay Thomson segurou a liderança da Camisola Azul Meo do prémio da montanha, que acumula com a liderança da 74ª Volta a Portugal Liberty Seguros.

À  conquista da Sr.ª da Graça
O primeiro domingo da 74ª Volta a Portugal Liberty Seguros está reservado para uma das mais simbólicas etapas de toda a competição, a subida à mítica Sr.ª da Graça, em Mondim de Basto. O dia vai começar em Viana do Castelo tendo o pelotão pela frente um percurso de incrível beleza com uma passagem no Parque Nacional Peneda Gerês. A 4ª etapa será certamente decisiva no amealhar de tempos que vão fazer a luta pela Camisola Amarela Liberty Seguros.
4ª Etapa – 19 Agosto 2012 – 151,9Km 
Partida: 13h20 – Viana do Castelo
Chegada: 17h20 (horário previsto) – Mondim de Basto (Srª da Graça)

Sem comentários:

Enviar um comentário