sábado, 18 de agosto de 2012

Francesco Lasca da equipa Caja Rural, venceu o sprint na Trofa, mas a amarela continua sul-africana



Ao terceiro dia, a 74ª Volta a Portugal Liberty Seguros assistiu, na Trofa, à primeira chegada discutida ao sprint. A segunda etapa foi ganha por Francesco Lasca (Caja Rural), um italiano que se impôs no grupo onde Sérgio Ribeiro (Efapel/Glassdrive) foi o melhor português classificado na sexta posição.

 “Havia uma subida dura na parte final da etapa e também havia algum piso empedrado que dificultou a aproximação à meta. A minha equipa fez um trabalho excelente ao ajudar a alcançar a fuga. Depois tentei posicionar-me bem para o sprint e, nos últimos 150 metros, consegui chegar à frente para ganhar”, disse Francesco Lasca, o jovem corredor de 24 anos, pouco antes de ser aplaudido na cerimónia de pódio. No rosto tinha estampada a expressão da felicidade porque esta foi a segunda vitória na primeira temporada que faz como profissional

O sul-africano Jay Thomson (United Healthcare) integrado no pelotão manteve a Camisola Amarela Liberty Seguros e a vantagem de 36 segundos sobre o segundo da geral, Hugo Sabido da LA Alumínios/Antarte. Thomson junta à liderança da Volta a Camisola Azul Meo do prémio da montanha. Na luta pela Camisola Vermelha Bic, relativa à classificação por pontos, Sabido conseguiu levar a melhor ultrapassando a pontuação do sul-africano. José Gonçalves (Onda) continua a ser o melhor jovem em prova o que lhe vale a Camisola Laranja RTP.
Para a história desta etapa de 191,5 quilómetros que ligou Oliveira do Bairro à Trofa fica a vitória de Francesco Lasca. Antes, outros protagonistas se evidenciaram ao rodar isolados na frente desde muito cedo, mas a dois quilómetros da meta, os últimos resistentes foram alcançados pelo pelotão que discutiu em bloco a chegada à Trofa.

À partida houve festa quando a caravana cantou os parabéns a você ao algarvio Nelson Vitorino (Carmim/Prio) que festejou o 37º aniversário e ficou também registada a homenagem da Câmara de Oliveira do Bairro e da empresa Recer aos antigos corredores Cássio Freitas e Joaquim Gomes. Ao serviço da Recer/Boavista ambos venceram a Volta a Portugal. Cássio em 1992 e Gomes um ano depois. Duas décadas depois, o brasileiro é director desportivo adjunto da equipa Funvic/Pindamonhangaba, um conjunto que está a correr a 74ª Volta a Portugal Liberty Seguros e Joaquim Gomes o director da principal prova velocipédica portuguesa..

Sem comentários:

Enviar um comentário