sábado, 4 de outubro de 2014

Estivemos na 9.ª maratona de Óbidos bem representados!

Foi no passado domingo que se realizou a 9.ª Maratona de Óbidos, evento que integra o Troféu de BTT do Oeste e a Arealbike/Radioalenquer esteve presente, não só pelo evento em si, o qual tem grande prestigio a nível nacional, mas porque temos atletas a disputar o referido troféu.
Como habitual o responsável pela organização foi o BTTCaldas, organização que esteve à altura do que lhe é exigido, pelo que não existem reparos de relevo ao trabalho desenvolvido por estes e ás condições colocadas à disposição dos atletas.

A representar a equipa na maratona esteve o Carlos Santos, atleta que está na luta direta por um lugar no pódio na classificação geral do seu escalão e na meia maratona estiveram os atletas, Luis Carvalho, Jorge Sousa e David Moura.

À partida para este evento estiveram cerca de 400 atletas, os quais se dividiram entre a maratona, a qual tinha uma extensão de 60 kms e a meia maratona que contava com 35 kms de extensão.


Há hora marcada deu-se inicio à prova e os nossos atletas logo nos primeiros kms tentaram posicionar-se o melhor possível no pelotão, uma vez que o sistema de partida foi por ordem de pagamento de inscrição (Boxes), razão pela qual existe uma "mistura" muito grande em termos de andamentos, mistura essa que é organizada nos primeiros kms de acordo com as condições físicas dos atletas para se evitar ficar atrás de atletas mais lentos. 



Começamos então pelo atleta Carlos Santos que apesar do resultado alcançado não ser o por si desejado, considera que teve uma prestação bastante positiva, dada a concorrência presente na prova.
O nosso atleta seguiu com os primeiros até ao km 6 e depois de ter cedido ao andamento imposto, agrupou-se num grupo de 10 atletas com o apoio do colega Luís Carvalho e assim andaram até à divisão dos percursos. Daí para a frente o nosso atleta seguiu com atletas da equipa CSRD Ota, ou seja com o seu concorrente direto na luta pelo 3.º lugar da geral do seu escalão, mas o atleta foi mais forte e conseguiu descolar do grupo, ficando o Carlos com os outros dois atletas, os quais partilharam os restantes kms e assim passaram a linha de meta, tendo o Carlos se classificado no 8.º lugar do seu escalão e no 13.º lugar da geral, com o tempo de 2h35m48. Com este resultado o nosso atleta perde 20 pontos para o 3.º lugar e fica a 30 pontos de diferença, mas está tudo em aberto para última prova no próximo dia 12 de Outubro na localidade da Benedita, porque apenas são aproveitados os quatros melhores resultados das 5 provas.


O vencedor à geral foi o atleta João Horta da equipa Roodinhas/Santos Silva, com o tempo de 2h25m21s, atleta que é primeiro na geral no escalão do Carlos, o 2.º classificado foi o Campeão Nacional XCO Marco Sousa da equipa Róodinhas/Santos Silva,  também atleta do mesmo escalão e em 3.º ficou o atleta do nosso concelho Valter Raimundo da equipa CSRD Ota a quem damos os parabéns pela excelente prestação, o qual por sua vez foi o vencedor do seu escalão.

No que diz respeito ao nosso atleta Luís Carvalho, também teve de se aplicar a fundo nos primeiros kms, visto ter 200 atletas à sua frente, ainda assim não conseguiu chegar à frente da corrida. 
Contudo o atleta manteve o andamento forte e foi recuperando tempo nas "dificuldades" do percurso, tendo por volta do kms 10 alcançado o seu colega de equipa Carlos Santos e juntos alcançaram um grupo que ficou constituído por 10 atletas e por lá andaram até à divisão dos percursos. A partir daí as coisas não foram muito diferentes, apenas se encurtou o grupo, o qual passou a ter 6 atletas. Até final o grupo manteve-se sempre junto contudo na aproximação à meta sugiram os "ataques" e o nosso atleta respondeu de acordo com as forças que tinha, terminando assim a prova no 11.º lugar da geral e no 6.º lugar em veteranos A, com o tempo de 1h32m17s.


Quanto ao atleta Jorge Sousa, este arrancou da quarta box e com isso tinha 150 atletas à sua frente, o que associado ao fato de ter estado "parado" durante duas semanas e consequentemente ter perdido algum ritmo competitivo, tinha condicionantes mais do que suficientes para que a sua prestação não fosse a que desejava, mas o atleta não se desmoralizou e fez um arranque muito bom, tendo nos primeiros kms ultrapassando inúmeros atletas, isto até ao kms 6, onde se encontrava a primeira "subida" da prova.
Com os planos a correr como desejava, a sua motivação era cada vez era maior e ainda maior ficou quando por volta do kms 10 se juntou ao atleta Marco Fernandes da equipa Pena Bike Firme e com este partilhou o esforço de muitos kms, tendo entretanto se juntado a eles mais dois atletas. A cerca de 10 kms do fim o Jorge começou a ter algumas dores no joelho direito, o que não é novidade para si e foi obrigado a aliviar o ritmo para conseguir continuar em prova, tendo com isso ficado para trás com outro atleta que seguia no grupo, os quais percorreram os restantes kms juntos, mas na abordagem à subida para o Castelo o outro atleta atacou e o nosso atleta não conseguiu responder, tendo desta forma terminado a prova com o tempo de 1h40min, classificando-se no 39º lugar da geral e no 17º do escalão Veteranos A.


O nosso atleta David Moura,  impôs um andamento forte no inicio e com isso foi conseguindo ultrapassar um inúmero de atletas situação que durou até ao kms 6, porque era aqui que se encontrava a primeira dificuldade.
O atleta ainda conseguiu ultrapassar atletas, mas viu-se também ele a ser ultrapassado durante a subida, mas quando esta terminou o atleta integrou-se num grupo com vários atletas com um andamento semelhante ao seu, o que deu aso a que o andamento imposto fosse sempre elevado, ao ponto do nosso atleta se ter apercebido que não era o atleta mais forte do grupo e que a maior parte deles seguiriam para a maratona. Por considerar que o grupo era o ideal para si, manteve-se no grupo com intuito de aproveitar a "roda" até à separação dos percursos, mas o sobe e desce era uma constante e começou a  ter dificuldades físicas para seguir com eles. Ainda assim o atleta com mais ou menos dificuldade consegui chegar na divisória com o grupo e qual não é o seu espanto, quando vê a ficar-se sozinho para a meia maratona. Quase por instinto olha para o conta kms para ver quantos kms faltavam e apercebe-se que este não estava a contar e ficou um bocado "perdido" tendo aproveitado esse momento para se alimentar e hidratar, mas o facto de pedalar sozinho fez com que desanimasse um pouco e quebrasse fisicamente. Entretanto é alcançado pelos seus conhecidos Tiago Sousa da Rofxtreme/Choose/Rollei e o Abel Marques da equipa Trilhos D´Rei e o animo voltou, tendo a partir daí partilhado o esforço com eles e juntos passaram a linha de meta, tendo o David terminado no 45º lugar na geral e no 21º lugar em Vet A, com o tempo de 01:43h.

A meia maratona foi ganha pelo atleta João Santos da equipa Róódinhas/Santos Silva com o tempo de 01h28m11s, em 2.º lugar ficou o colega de equipa, Gil Azoia e em 3.º ficou o atleta Guilherme Lopes da equipa Casais Lagartos Bike team. 

Obrigada atletas por mais estas prestação honrosa em nome do Arealbike e dos seus parceiros

Sem comentários:

Enviar um comentário