sexta-feira, 31 de outubro de 2014

David Moura é 9.º na Amoreira de Óbidos


No passado dia 26 de Outubro de 2014 o nosso atleta David Moura deslocou-se mais uma vez à zona Oeste, desta feita para participar no IV passeio BTT da localidade de Amoreira de Óbidos. 

Este evento foi organizado pelo Grupo Desportivo da Amoreira e como habitual existiu dois percursos, o mais curto com 30kms de extensão e o maior com 60kms.


Na partida estavam perto de 200 atletas, cerca de 150 participaram na meia maratona e os restantes na maratona, tendo o nosso atleta participado na distância mais curta com objetivo de ficar classificado no top 10.


Perto da hora marcada o David deslocou-se para a linha de partida mas quando lá chegou já se encontravam vários atletas e por isso desta vez não conseguiu ficar na linha da frente, nem lá perto, pelo que teve de partir quase da cauda do pelotão.


O arranque deu-se cerca das 09:10, e logo no arranque o atleta esforçou-se para chegar à frente da corrida e quando voltou a passar na linha da meta, cerca de 1kms depois já se encontrava bem colocado o que o deixou bastante satisfeito. Depois de cerca de 2 kms em alcatrão, entrou na terra batida e nesta fase da corrida já rolava num grupo de vários atletas bastante rápidos.
 Entretanto surge o primeiro single track com algum grau de dificuldade, o qual foi bastante divertido e bem superado pelo atleta, tendo logo de seguida surgido uma longa subida, dificuldade que o atleta superou sem grandes problemas, mas isso não aconteceu com outros atleta, pois ao olhar para trás reparou que o grupo ficou um pouco partido.
O David continuou no seu ritmo integrado no mesmo grupo, mas agora este estava reduzido a 6 atletas, sendo certo que à sua frente seguiam outros grupos, nisto surge uma descida perigosa com alguma pedra solta e logo de seguida surge a famosa subida do Sobral da Lagoa-Óbidos, na qual o David teve dificuldade em ultrapassar, tendo neste momento perdido o contacto com o grupo, mas como depois de uma subida vem uma descida, lá estava ela, sendo esta longa, perigosa e com muita pedra solta, mas o atleta arriscou para tentar alcançar o grupo e quase caiu, situação que lhe fez perder mais tempo para o grupo, ainda assim os atletas que rolavam à frente do David levavam uma distância curta, pois conseguia estar a vê-los e sabia que se aguentasse aquela distância até chegar a um trilho mais apertado conseguiria alcança-los e assim aconteceu, por volta do kms 20, momento em que surgiu um trilho e o atleta ao forçar o andamento conseguiu juntar-se ao grupo. Entretanto apercebeu-se que dois atletas estavam com dificuldades em seguir no grupo e que provavelmente iam ficar para trás, o que acabou por acontecer.

Chegado à divisão do percurso, por volta do km 30,  só um atleta do grupo é que seguiu com o nosso atleta para a meia maratona e desde logo se aperceberam que ia existir disputa entre eles até ao fim e por esse motivo  os dois últimos kms foram feitos sempre em alta velocidade, tendo o nosso atleta tido algumas dificuldades em acompanhar o seu adversário e na subida final já com a meta à vista, o David ainda passou o atleta, mas o outro atleta foi mais forte e terminou à sua frente. 
O atleta terminou os 31kms com um tempo de 01h24m, o que lhe valeu o 9.º lugar na geral entre os 138 atletas que terminaram.

A meia maratona foi ganha pelo atleta Pedro Pinheiro da equipa Trancoso bike team/ Xtrilhos e a maratona pelo Atleta Marco Sousa da equipa Róódinhas/Santos Silva/Benebike

No que diz respeito ao evento, o atleta gostou bastante do desenho do percurso, as marcações estavam conforme se pede, os abastecimento (águas e fruta) foram suficientes para a distância percorrida e os banhos e o almoço também tiveram nota positiva, fatores que são suficientes para que o atleta afirme que para o ano volta a marcar presença. 

O atleta diz-se satisfeito com a sua prestação, não só pelo resultado, mas também porque estão ultrapassados os problemas físicos que o tinham vindo a condicionar, o que abre boas perspectivas para iniciar a preparação para a próxima época, uma vez que deu por terminada a época de 2014, na qual participou em 15 eventos, tendo conseguido terminar todos eles .

Como habitual, agradecemos ao atleta por mais esta prestação honrosa e aos nosso parceiro pelo apoio.




Sem comentários:

Enviar um comentário