quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Arealbike/Radioalenquer no pódio das 3h de Resistência da Benedita.

No domingo transacto a Arealbike/Radioalenquer, através dos seus atletas Carlos Santos, Jorge Sousa e David Moura deslocou-se à localidade da Benedita, para participar nas 3 horas de Resistência BTT Unicef/Santos Silva, última prova do Troféu de BTT do Oeste. O evento foi organizado pela equipa Róódinhas, organização que se debateu com uma dificuldade extra, nomeadamente a intempérie que se fez sentir, mas ainda assim estiveram muito bem, em especial no "desenho" do percurso, o qual foi do agrado nos nossos atletas. 


Novamente a organização apostou na partida através do sistema de boxes, que no fundo diz respeito à ordem de confirmação da inscrição, o que promoveu a separação dos nossos atletas, assim como a habitual confusão de "andamentos" nos primeiros kms. 


Quanto ao percurso, foi apresentado como tendo cerca de 7 kms e cada volta tinha cerca de 170 metros de acumulado, isto para os 200 atletas presentes, limite imposto pela organização.. 

No que diz respeito às escolhas dos nossos atletas, o Carlos Santos participou nas 3h, que foi equiparado à vertente maratona, enquanto o Jorge e o David participaram nas 2h, que foi equiparado à meia maratona. 
  

Há hora marcada deu-se inicio à prova e lá seguiram os nossos atletas....
Começamos pelo atleta Carlos Santos que se apresentou nesta última prova, na disputa direta pelo 3.º lugar no seu escalão. 
O atleta partiu da 2.ª boxe e depressa conseguiu chegar à frente da corrida, mas viria a perder o contacto antes de terminar a primeira volta. A passagem pela meta seguida no top 10 à geral e passou a gerir o seu esforço e a "mecânica" da bike. O atleta foi cumprindo as voltas e mantinha a posição e não via a aproximação do atleta com o qual disputava a 3.ª posição, o que lhe ia dando motivação para continuar. Entretanto os atletas das 2h terminaram a prova e o nosso atleta apercebeu-se que alguns atletas das 3h que seguiam à sua frente já não se encontravam em prova, tendo nesse momento se apercebido que tinha condições para terminar a prova no pódio. 
À entrada para a última volta é alcançado por um atleta e seguiu com ele, mas depois acabou por não o conseguir acompanhar e fez o resto da 7.ª volta sozinho. O atleta à chegada à meta é surpreendido com o 1.º lugar no seu escalão e 4.º lugar à geral a 2" do 3.º uma vez que a última volta já não contou, resultados que lhe confirmaram o 3.º lugar à geral neste Troféus. 

O vencedor das 3H foi o atleta do nosso Concelho, Valter Raimundo, da equipa CSRD Ota, ao qual damos os parabéns e desejamos o melhor para os próximos objetivos.

O nosso atleta David Moura apresentou-se neste evento com grandes expectativas, uma vez que iria ser a sua estreia neste tipo de prova e por isso não se atrasou e 15 minutos antes da partida já estava na sua box. Dada a partida o atleta tentou chegar o mais à frente possível, mas dadas as características da prova não era fácil, mas o atleta já sabia disso e como tal continuou a impor o seu andamento e foi fazendo o possivel para ultrapassar atletas mais lentos e por pouco não se viu envolvido numa queda, logo nos primeiros kms. Ainda no decorrer da primeira volta o nosso atleta passa a ter um contratempo, deixou de conseguir utilizar o "prato grande", muito por causa das condições do terreno, mas não havia nada a fazer, ou continuava sem recurso a esse "andamento" ou desistia e o atleta optou por continuar.
Terminada a 1.ª volta o atleta conclui que o circuito estava demasiado perigoso e optou por não arriscar muito e fazer tudo o mais controlado possível, consciente que com essa opção ia perder algumas posições, mas também ia gerir melhor o seu esforço físico, material e evitar as sempre indesejadas quedas e assim garantia uma classificação final no top 20 em Vet A – meia maratona. Entretanto o atleta teve a ajuda do seu colega de equipa Jorge Sousa, que em muito contribuiu para que a volta que fizeram juntos fosse a sua volta mais rápida, mas isso desgastou o Jorge, o qual acabou por ficar para trás. Entretanto o David continuava mais uma volta estava concluída e o atleta entrava para a 4.ª volta e tinha 32m para a realizar, o que conseguiu mesmo no limite, pois passou a meta com o tempo de 01:59:37. O atleta ficou muito satisfeito com a sua prestação, e mais satisfeito ficou ao verificar que tinha feito 10 lugar no se escalão, contudo esta viria a sofrer alterações e no dia seguinte estava classificado na 11.ª posição do escalão e 25.º da geral, muito por causa de não lhe ter sido contabilizado a última volta, situação que o fez entrar em contacto com a organização e foi-lhe enviado relatório de tempos onde consta que terminou a 4.ª volta com o tempo de 2:00:14, ou seja fora do limite de tempo
Com este resultado o atleta terminou o Troféu de Btt do Oeste num honroso top 15 em Vet A – meia maratona, o que o deixa bastante satisfeito.



No que diz respeito ao nosso atleta Jorge Sousa, este foi fazer o reconhecimento do percurso e atrasou-se, tendo partido no final da 3.ª boxe, o que juntamente ao facto de se ter esquecido da nutrição em casa, foram presságios suficientes para o deixar apreensivo para a prova, mas como não é de baixar os braços sem dar luta, assim o fez e logo que se deu inicio à prova impôs um bom ritmo e recuperou várias posições até chegar aos atletas que iam com um andamento semelhante ao seu. Este esforço foi recompensado porque foi na 1ª volta que conseguiu fazer o seu melhor tempo. Na 2ª volta o Jorge conseguiu passar o seu colega de equipa, David Moura, tendo o David aproveitado a "boleia" e fizeram essa volta sempre juntos, mas viria a quebrar o seu andamento, muito por causa de não se ter hidratado convenientemente porque com a adrenalina da prova nem se apercebeu do tempo passar e quando se tentou hidratar já era tarde. Nisto o atleta já percorria a 3.ª volta, mas o seu andamento estava a quebrar cada vez mais e à passagem pela meta ainda iniciou a 4.ª volta, mas teve consciência que não a conseguiria completar dentro das 2 horas e voltou para trás. 
Apesar de ter consciência que conseguia fazer melhor, o atleta diz-se satisfeito por ter conseguido terminar no 14º lugar no escalão Vet A e 30.º da geral, bem como por ter gostado bastante desta que foi a sua primeira experiência numa prova de resistência.

O vencedor das 2 horas foi o atleta Fernando Albuquerque, da equipa organizadora.

Para terminar e como habitual agradecemos aos atletas pela representação da equipa e e aos nosso parceiros pelo apoio.



Sem comentários:

Enviar um comentário