sexta-feira, 26 de maio de 2017

Maratona de Cister - Alcobaça

No ultimo Domingo 21/05/2017 nossa equipa deslocou-se até Alcobaça para participar na Maratona de cister, 1ª do troféu do oeste de 2017. 
Esta contava com  a distancia de 40 km para quem queria fazer a meia-maratona e 60 km para a maratona com mais ou menos 700 participantes divididos pelas 2 distâncias. 


O nosso atleta Acácio participou na meia maratona tendo conseguido 62º em veteranos A e 206º no geral. Ficando algo desagradado pelo facto de se ter enganado no percurso, engano motivado pela falta de staff numa zona onde se entrava numa parte do percurso, onde o mesmo se repetia, e a marcação estava confusa. Além disso a existência de poucos abastecimentos de líquidos também não agradou aos atletas presentes. O Acácio achou o percurso exigente em algumas partes e com muita pedra, mas muito divertido.




O nosso atleta David Moura tem como objectivo para este Troféu do Oeste defender o 10 lugar que conseguiu alcançar na edição anterior, na categoria veteranos B. O David arrancou com o dorsal 120 na box 3, conseguiu fazer um bom arranque e posicionar-se num grupo de vários atletas com um andamento idêntico ao seu, com o passar dos kms esse grupo de atletas ficou mais reduzido, mas o nosso atleta continuava a sentir-se bem fisicamente e psicologicamente. 
O David fez uma prova muito regular e com isso conseguiu alcançando alguns atletas que começavam a sentir algumas dificuldades, não só pelo cansaço físico, mas também pela dificuldade técnica do percurso. O nosso atleta gosta muito deste tipo de percurso, e conseguiu terminar esta primeira prova sem problemas mecânicos, sem quedas e ainda conseguiu desfrutar dos excelentes trilhos desta maratona.


O David terminou os 41 kms da meia-maratona com algum cansaço, mas sentia-se muito satisfeito com o meu desempenho, conseguiu terminar a prova com um tempo de 01:58 minutos, em cerca de 400 atletas conseguiu ficar na 51 posição e no meu escalão Vet B conseguiu terminar no 13 lugar.

O David gostou muito do circuito que a organização presenteou os seus atletas, destaca como ponto mais alto os excelente single tracks, mas deixa alguns reparos menos positivos e destaca como pontos negativos, a entrega dos dorsais demasiado demorada, a falta de água nos primeiros kms, pois a mesma só foi fornecida aos atletas por volta do km 26, as marcações também não estavam bem visíveis e um pouco duvidosas em alguns pontos do circuito. Tudo o resto na opinião do David funcionou dentro da normalidade.

O Atleta Miguel Mourão voltou a vestir a nossa camisola e a representar as nossas cores. Porém sofreu uma queda que o fez perder algum tempo. Contudo mesmo com a queda numa zona de muita pedra e com algumas escoriações o Miguel continuou. O que o levou a atingir o 17º lugar no escalão com o tempo de duas horas e 36 segundos.


O Pedro Alegre teve um grande contratempo mecânico no arrancar da prova. O que lhe causou uma distracção no meio do plutão inicial. Isso resultou numa queda aparatosa, onde nem ele nem a bicicleta ficaram em condições de continuar. 

O nosso atleta João Santos foi o único a participar na distancia dos 60km. Desta vez a pesar do percurso também ser técnico era uma dificuldade resultante do aglomerado de pedras no percurso. Algo que o João está habituado, pois já fez provas como o Douro Bike Race onde o percurso só não tinha pedra onde era alcatrão. Sendo assim o João não perdeu tempo nas descidas, até pelo contrario, aproveitou a experiência neste tipo de terreno para ultrapassar outros atletas com mais dificuldades em andar "sobre pedra".
Também se sentiu bem fisicamente o que o levou a acabar a maratona de 63km com uma média de 20km/h. O que para este tipo de terreno já é uma boa média. Conseguindo assim um 13º lugar no escalão com um tempo de 3 horas e 5 minutos.
Porém o João também veio desagradado com a falta de abastecimentos líquidos durante o percurso. Sendo que com as temperaturas elevadas que se faziam sentir, acha que se justificava no mínimo mais um abastecimento, mesmo que fosse só de água.

Agora venha a próxima. ;)




Sem comentários:

Enviar um comentário