quarta-feira, 11 de março de 2015

Rescaldo da I Maratona BTT da Ermegeira - Torres Vedras

No transacto dia 1 de Março os atletas David Moura, Jorge Sousa e Luis Carvalho participaram na 1.ª Maratona / 3.º Passeio BTT da Ermegeira. Evento que teve como organizadores o Grupo Desportivo "Académicos da Ermegeira" e foi a primeira vez que houve o evento apresentou cronometragem de tempos, classificação e prémios para os vencedores das duas categorias disponíveis, 35km com 450m de acumulado e 50km com 1000m de acumulado. Muito possivelmente devido a esta alteração cresceu o interesse pelo evento é à partida registou-se a presença de 145 atletas.

No que diz respeito ao evento, os nossos atletas registaram algumas falhas, algo que não os surpreendeu, uma vez que foi a primeira vez que a organização assumiu o evento com as características descritas. Contudo a organização reconheceu os erros cometidos e prometeram que vão melhorar para a próxima edição.



A partida foi em conjunta para as duas distâncias e foi realizada em método pré-partida, ou seja, a atrás de uma carrinha da organização e depois dos atletas terem percorrido cerca de 1km no alcatrão, entraram então nos nos trilhos e deu-se inicio à prova.


O nosso atleta David Moura após ter sido dada ordem de partida arrancou com o grupo da frente e conseguiu aguentar o ritmo dos mais fortes, mas um imprevisto logo aos 4 kms fez com que o David tivesse de parar, esta paragem deveu-se a um pau que se encaixou nos pratos da pedaleira, problema resolvido em poucos segundos, este incidente fez com que o nosso atleta perdesse uns bons lugares, mas como o David não é de desistir não deu grande importância ao sucedido e voltou a corrida como não se estivesse passado nada. Como desta vez o nosso atleta estava a participar na maratona sabia que tinha muito tempo para recuperar os lugares perdidos e sabia que ia precisar de energia para a parte final da prova, razão pela qual optou por não se desgastar muito naquela fase da corrida.
 O David consegui encaixar-se num grupo de seis atletas com um andamento idêntico ao seu e por volta do km 10 o nosso atleta começou a apercebeu-se cada vez mais que o percurso não estava bem marcado e que assim seria difícil chegar ao fim sem haver enganos tanto para ele como para os outros elementos do grupo e restantes atletas, felizmente isso não veio acontecer com o nosso atleta que conseguiu chegar a divisória sem nunca se ter perdido.  Os restante kms foram sempre feitos sozinho com o atleta do Areal a controlar o mais possível o seu andamento para não perder lugares, isto porque a sua condição física já não era a melhor e também sabia que a ser a cerca de 500 metros atrás seguia um grupo com cerca de 6 ou 7 elementos e não queria ser alcançado por eles, o que acabou com conseguir, terminando assim num honroso 8º lugar na geral com um tempo de 02:30h. O atleta no final disse estar bastante contente com este Top 10 visto que participou numa distância que não é a sua especialidade, gostou do desafio e talvez esta época ainda participe em mais 1 ou 2 maratonas.

O nosso atleta Luís Carvalho posicionou-se junto dos primeiros na partida e assim se manteve com eles durante uns bons kms, mas a deteminada altura, perdeu a "roda" dos dois primeiros e nisto apercebe-se que estava perdido, muito por causa de falhas de marcação do percurso e mesmo após ter recorrido a pessoas que controlavam a passagem dos atletas não conseguiu resolver esse contratempo, uma vez que foi mal informado e continuou fora do caminho, contudo conseguiu retomar o percurso, mas no momento em que chegou à meta apercebeu-se que muitos atletas já tinham chegado e acabou por não ser classificado.
No final o nosso atleta sentiu-se frustrado, porque estava a sentir-se bem fisicamente, estava na luta por um lugar no pódio e devido ao já descrito, viu a sua prestação a não corresponder com a sua condição física. 

O nosso atleta Jorge Sousa participou nos 35km, conseguiu fazer um bom arranque e manteve-se no grupo da frente durante os primeiros 10km. Passados esses kms e uma vez que este grupo ia com um andamento bastante forte, o atleta teve de aliviar o ritmo e seguiu durante vários kms com os atletas Marco Chagas e Nuno Margaça, que iam para a distância maior. 
Entretanto numa descida o Jorge não conseguiu acompanhar estes dois atletas e seguiu vários km sozinho até encontrar um atleta que estava perdido devido a uma deficiente marcação da prova. Devido a esta falha e também devido a alguns membros da organização terem dado indicações erradas ao pequeno grupo onde seguia o nosso atleta, deu origem a que começassem a percorrer o percurso da Maratona em sentido contrário e só depois de terem percorrido 10kms é que tiveram indicação desse erro, situação que levou a que esse grupo desistisse de continuar em prova e regressassem a Ermegeira por estrada para darem como terminada a sua prova.

A Arealbike/Radioalenquer agradece aos seus atletas por mais uma prestação honrosa e assim como aos seus patrocinadores pelo apoio.

Sem comentários:

Enviar um comentário