sexta-feira, 20 de março de 2015

Arealbike/Radioalenquer participou no Algarvebikechallenge

No passado dia 6,7 e 8 de Março realizou-se na localidade de Tavira - Algarve o evento denominado Algarve Bike Challenge, evento de reconhecimento internacional e um dos melhores do pais, no que toca a eventos com estas características .

A prova consistiu num prólogo noturno de 3km que decorreu no centro da cidade de Tavira, isto no dia 6. No dia 7 correu-se a primeira etapa em linha, com uma extensão de 85 kms a qual percorreu o "Barrocal Algarvio". No último dia, decorreu a 2.ª etapa, a qual teve a extensão de 70 km e é apelidada de etapa "rainha" muito por causa de ser quase toda ela na Serra de Tavira.


A Arealbike/Radioalenquer fez-se representar nesta prova com uma dupla 100% Arealbike, com os atletas Carlos Santos e Edmundo Ramos e em outra dupla com o nosso atleta João Santos, o qual por sua vez teve como parceiro o atleta Rui Batista da equipa CSRDOTA, atletas que fizeram a sua estreia neste tipo de prova. 



No que diz respeito ao evento, os atletas consideram que "é outro nível", dado o número de estrangeiros presentes, o número de atletas nacionais de topo e toda a logística/organização para este tipo de evento, que apesar de ter alguns reparos, esteve num nível elevado. Quanto ao "terreno" é comum entre os atletas que a prova é muito dura, que não está ao alcance de qualquer um, mesmo daqueles que até fazem uns "kms" durante a semana e que tem grandes "vistas", pedras, trilhos técnicos, subidas sem fim à vista e descidas alucinantes, ou seja, tudo em grande escala, mas a nossa região não lhe fica atrás e verificou-se que não existiu grande trabalho no terreno, porque os trilhos já se encontraram bem "calcados" e muitos, mas muitos ksm foram em "estradão". 

No que diz respeito à prestação dos nossos atletas, começamos pela dupla João Paulo e Rui Batista, os quais foram os primeiros a entrar em prova, nomeadamente no prologo, o qual não correu bem aos atletas, porque logo no arranque o Rui partiu a corrente, o que deitou por terra o objectivo de uma classificação justa, mas nada havia a fazer a não ser resolver o problema e continuar, o que fizerem e assim conseguiram terminar o prologo e continuar em prova para o dia seguinte.
Já a dupla Carlos Santos e Edmundo Ramos, sem contratempos percorreram os 2.7 kms do prologo sempre em carga, mas sem "arriscar" para não por em risco as etapas seguintes. 


No 2.º dia, 1.ª etapa avizinhava-se muito trabalho pela frente, uma vez que os atletas tinham de percorrer 85 kms com o acumulado a rondar os 2300, mas os nossos atletas já sabia com o que iam contar, mas nas coisas não começaram bem para a dupla Carlos Santos e Edmundo Ramos, porque o Carlos antes do arranque partiu um raio e furou a fita tubeless, mas mesmo em cima da hora conseguiu resolver o problema, graças à assistência "independente" no local, mas não evitou o stress e a confusão. Há hora marcada deu-se a partida e lá seguiram os atletas, os quais ainda percorreram alguns kms juntos, mas depois o Carlos e o Edmundo ficaram para trás e cada dupla seguiu o seu andamento. Por volta do km 55 o Carlos e o Edmundo ficaram definitivamente sem a companhia de outros atletas e como continuavam sem se entender com o GPS seguiram pelo caminho errado e perderam-se, mas alguns kms depois aperceberam-se do erro mas já não conseguiram retomar o percurso, tendo no entanto retomado o percurso que já tinham feito no inicio, o que por sua vez levou a que os atletas retomassem o percurso certo, porque na parte final os percursos cruzavam-se. Enquanto isto a dupla João Paulo e Rui Batista seguiam o seu caminho correto e estavam cada vez mais próximos de concluir a 1.ª etapa com sucesso, mesmo com uma queda do Rui, que lhe deixou mazelas. A dupla Carlos e Edmundo ao retomarem o percurso, informaram um controlador sobre o "atalho" e este informou-os que iam ser desclassificados por faltarem ao controlo, mas os atletas já esperavam isso e seguiram o trilho até final, tendo passado a linha de meta apenas "para a foto". Entretanto chegou o João Paulo e o Rui, e como é lógico ficaram surpreendidos com a presença da outra dupla, tendo estes sido informados do que se tinha passado, assim como outros amigos que estavam a almoçar com eles.

3.º dia e 2.ª etapa, a apelidada de "Etapa Rainha" muito por causa dos seus 70 kms de extensão com cerca de 2000 metros de acumulado serem quase todos na Serra de Tavira, o que somado aquilo que os atletas já tinha feito no dia anterior, era de esperar um grande empeno, mas há hora lá estavam eles, sendo que a dupla Carlos e Edmundo pensavam fazer a etapa como "intrusos" por causa da desclassificação, mas ao verem a classificação do dia anterior aperceberam-se que estavam classificados, porque não existiu qualquer controlo e pelos visto o "controlador" não informou a organização, mas também não se preocuparam, porque no final tudo se resolvia e como o "final" estava lá bem no fundo lol...menos preocupação existiu com isso.

Para esta etapa as duas duplas optaram por seguir juntas, pois o Rui tinha dores no pulso que o impediam de pedalar confortavelmente, pelo que desta forma foram-se apoiando, convivendo e até resolveram alguns problemas mecânicos de malta conhecida, mas após o 1.ª abastecimento o atleta Edmundo entrou em "cruise control" mas não deitou a toalha ao chão e assim seguiu até ao controlo, lá bem no alto da Serra de Tavira, tinha-mos percorrido 37 kms, momento em que o atleta decidiu dar por terminada a sua prestação e seguiu por alcatrão até Tavira, enquanto os outros três seguiram o trajeto da prova. Pouco depois o Carlos seguiu o seu andamento, tendo o João e o Rui continuado com o seu. 
Os três atletas cumpriram o restante trajeto, tendo no final se confirmado o que a dupla Carlos Santos e Edmundo Ramos tinham previsto no inicio para esta etapa, ou seja, demasiado dura para a dupla enquanto a dupla João Paulo e Rui voltou a cumprir esta etapa com sucesso, mas ainda tiveram de colocar mãos à obra para reparar um furo, e desta forma concluíram o AlgarveBike Challenger na 264.ª posição, com o tempo de 06h16m12s.
Os vencedores foram Jesus del Nero / Juan Pedro Trujillo da equipa Trudel Team, em segundo ficou Carlos Cabrita / Valério Ferreira da equipa BTT Loulé / BPI 4 e a fechar o pódio  Hernâni Sistelo da Silva / Andrew Henriques da equipa BTT LOULÉ / BPI 1

No que diz respeito a objetivos, os nossos atletas dizem que só ficou a faltar a dupla Carlos e Edmundo conseguirem concluir a prova, pois quanto aos outros objectivos foram mais que alcançados, pois tiveram uma nova experiência, não só por ser uma prova de mais do que um dia, uma vez que tiveram de conciliar o andamento da dupla, "aprenderam" a dominar do GPS, alguns lol, deram o melhor de si e acima de tudo divertiram-se, conviveram e foi um grande treino para os próximos objectivos, em especial para o João que ira fazer o Trofeu UltraSeries 

A Arealbike/Radioalenquer agradece aos atletas por mais esta representação e deseja-lhes muita força para os proximos objectivos
para terminar, agradecemos aos nossos patrocinadores, que desta feita viram-se representados por terras algarvias. 




Sem comentários:

Enviar um comentário