segunda-feira, 16 de março de 2015

Luís Carvalho faz 3.º lugar na Taça Regional de Santarém XCM

No passado domingo os nossos atletas João Esteves e Luis Carvalho deslocaram-se até à localidade de Alpiarça, uma maratona já conhecida por eles e por muitos pois registou a sua 8ª edição e há vários anos que faz parte da Taça Regional de BTT de Santarém XCM, prova esta que é e continua a ser a maratona mais rápida de toda a Taça, com um percurso muito rolante onde se consegue impor ritmos e médias muito elevadas para o BTT.

O nosso atleta Luís Carvalho alinhou à partida para a sua primeira maratona na taça, sendo que esta foi a 2.ª prova a contar para a respetiva taça . O atleta não sabia como iria gerir a prova pois nunca tinha feito aquela distância(80kms) em prova, contudo optou por fazer uma partida rápida e nos primeiros 4kms, que eram em asfalto, acompanhou o grupo da frente, ao entrar no "mato" acalmou um bocado pois ainda tinha muitos kms pela frente mas manteve sempre um andamento vivo e rápido.  Chegado ao km 15 foi alcançado pelos 3 primeiros da meia-maratona, mas deixou-os ir e ao km 20 foi alcançado por um grupo de 10 atletas também da meia maratona (atletas estes que arrancaram 2 minutos depois do nosso atleta) e seguiu com eles até ao final da primeira volta. Concluídos os primeiros 40, faltavam  mais 40kms pela frente, tendo estes restantes kms sido feito  praticamente sozinho já que o Luis ia apanhando atletas da maratona federados(arrancaram 2 min antes de mim) mas iam ficando para trás. Com a meta à vista, a sensação do atleta era de vitória porque diz que era impensável fazer uma maratona devido à lesão que tem nas costas(hérnia discal L4/L5) e que o tem fustigado desde à muito e ainda por cima sem dores nenhumas...assim sendo o atleta afirmou que vai continuar a fazer maratonas até ela não se voltar a manifestar. 

Para a história fica o 3º lugar no escalão Vet B, com o tempo de 3h14m 


Há hora marcada  deu-se a partida e rapidamente formou-se um grupo grande na frente da corrida em que o nosso atleta João Esteves consegui permanecer até chegar às estradas de terra. Apesar de ser uma prova muito rolante, não deixou de ter o seu toque de ascensão que segundo a organização eram cerca de 500 mt e fizeram-se sentir na sua totalidade nos kms inicias. Mais uma vez o João não conseguiu manter-me no grupo da frente e foi perdendo terreno para os lideres da corrida, contudo tentou permanecer num grupo perseguidor mas o ritmo era elevado e novamente descolou não só pela falta de ritmo mas também pela areia existente ao longo de todo o percurso e do qual não se sente confortável quando a vê. Depois de alguns kms a pedalar sozinho e ao seu ritmo, foi alcançado por um pequeno grupo de 3 atletas que seguiam num ritmo rápido e forte, não sendo "parvo", aproveitou a boleia e com eles foi alcançando vários atletas. 
O nosso atleta teve consciência que participei pouco ou nada para o bom andamento do grupo, mas apenas porque não se sentia bem para o fazer, sentia algumas dores nos joelhos e nos pulsos e os dois únicos treinos indoor que tinha feito durante a semana não foram suficientes para dar uma ajuda ao grupo. Assim se manteve até faltar 2 a 3 kms para o final em que diz ter sido um “mau” colega, porque saltou do grupo impôs um ritmo mais forte e deixou para trás os 3 atletas, tendo ainda conseguido alcançar outros dois que seguiam na sua frente.
A a poucos metros de passar a meta a coisa inverteu-se, porque o nosso atleta alcançou um atleta e amigo da equipa Rodinhas, o Miguel Mateus que seguia a pé com a bike às costas e optou por travar e esperar que terminasse à sua frente, o que levou a ser ultrapassado pela maioria dos atletas que tinha alcançado nos 2 últimos kms e até pelo grupo onde tinha feito o ataque. 
No fim o João terminou no 16º lugar do seu escalão com o tempo de 1h36:13, e tem consciência que podia ter ficado uns 4 lugares acima se não tivesse travado na recta final mas foi uma opção sua da qual não se arrependeu.

Obrigada atletas por mais esta representação honrosa...


Sem comentários:

Enviar um comentário