quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Rescaldo da 5# prova da Taça regional de XCM de Santarém

A Arealbike/Radioalenquer deslocou-se no passado domingo à Localidade da Glória do Ribatejo para participar na 5.ª prova pontuável para a Taça Regional de Santarém XCM, prova esta designada por 2.ª Maratona Trilhos da Glória, a qual contou com a organização do Trilho Perdido em parceira com a equipa Gloria BTT.

A nossa equipa esteve presente com três atletas, Jorge Sousa na vertente meia-maratona não federada e Edmundo Ramos e Carlos Santos na vertente maratona não federada, os quais tiveram a companhia de aproximadamente 350 atletas.  

Neste evento a hora da partida deu-se meia hora mais cedo do que o habitual no regional, o que impediu de certa forma, que os atletas pedalassem sobre um calor mais intenso e para além desse pormenor, voltámos às partidas separadas, o que foi do agrado dos nossos atletas.
 Às 9:30 horas deu-se a partida dos atletas, sendo que desta feita os atletas partiram divididos em 3 boxes, onde partiram primeiro todos atletas federados, depois os não federados da Maratona e por ultimo os não federados da Meia-Maratona. 
Mais uma vez os atletas da maratona realizaram duas voltas a um percurso de 37 kms, com cerca de 700m de acumulado em cada volta e que nos últimos dias vinha sendo apelidado de muito técnico e exigente fisicamente, os atletas da Meia-Maratona como habitual fizeram apenas uma volta ao percurso. 

No que toca à prestação dos nossos atletas e começando pelo Carlos Santos, o nosso atleta apresentou-se para esta prova com as expectativas bem altas, pois se por um lado sentia-se bem fisicamente por outro lado ia fazer um percurso completamente novo para si. 
Dois minutos depois de arrancarem os atletas federados lá partiram os "homens da promoção" e o nosso atleta colocou-se logo na frente do grupo liderado pelo atleta Hugo Carvalho, por lá aguentou cerca de 10 km, altura em que não conseguiu aguentar o andamento forte que se fazia sentir e acabou por descolar do grupo onde seguiam o 1º e 2º da classificação geral do troféu, sensivelmente a meio da primeira volta é alcançado pelo 4º e segue com ele uns bons kms, depois de também este atleta descolar, o Carlos sentiu que aquela era a sua posição, seguia então em 8.º da geral e 6.º no escalão, na prova, momentos antes de terminar a primeira volta apanha a boleia dos primeiros da meia não federada e na entrada para a 2.ª volta junta-se a ele o seu amigo Ricardo Pereira e em conjunto seguem os dois durante toda a segunda volta. Ainda assim, conseguiram ultrapassar meia dúzia de atletas, um dois quais o 1.º à geral na taça,  o que lhe permitiu subir a 5.º lugar em Vet A e a 7.º da geral, com um tempo de 3:41h, a vitória no seu escalão coube ao atleta Hugo Carvalho da equipa Superbikes/Olympia/Espigão-Suplementos.
Com esta classificação nesta prova, o nosso atleta mantém o 3º lugar na Classificação geral de Promoção Maratonas Vet A.     

O nosso atleta Edmundo Ramos na senda de fazer mais um bom treino para o seu objectivo de 2015, optou pelo percurso maior desta prova e as coisas não lhe correram muito bem e, segundo ele, pela primeira vez desde que faz btt, viu se obrigado a desistir de uma prova. 

O Edmundo já sabia de ante-mão que este seria um percurso muito complicado e tentou fazer um arranque mais rápido que o normal de forma a entrar na zona de single-tracks fugido da confusão da malta da "meia" o que acabou sortir efeito e tudo corria bem, até que no final de um do primeiros "drops" não se apercebe dum gancho á esquerda e, para não bater em cheio num atleta que seguia á sua frente, desvia-se para fora do trilho e teve um queda que mesmo sem grande aparato provocou-lhe uma torção no joelho devido a não ter conseguido desencaixar o pé.
A partir daí começou com dores e à medida que as mesmas aumentavam o nosso atleta via-se obrigado a reduzir o andamento, tendo mesmo que fazer as ultimas subidas a pé, e devagar, lá seguiu até ao final da primeira volta onde informou a organização que iria desistir acabando por ser desclassificado.
O nosso atleta revelou alguma tristeza porque, mesmo com a noção que dificilmente faria a segunda volta, em condições normais teria feito um bom treino técnico.
Resta-nos desejar as rápidas melhoras para o nosso atleta. 

Quanto ao nosso atleta Jorge Sousa arrancou da última box, que é reservada aos atletas não federados na distância de 40km e quando chegou ao local da partida, já tinha cerca de 100 atletas à sua frente.
O atleta conseguiu fazer um bom arranque, impondo um ritmo forte para tentar recuperar a maior número de posições. A impossibilidade de treinar com mais regularidade e o atraso na partida, impediu o Jorge conseguir apanhar um grupo de atletas com o andamento semelhante ao seu e, desta forma, andou sozinho desde o km 10. O Jorge teve algumas dificuldades nesta prova, devido ao percurso e tipo de piso encontrado e, a escolha de levar só um bidon também não o ajudou em nada na sua prestação. O nosso atleta teve uma queda ao km 32, numa zona de single track onde havia bastante areia, felizmente não houve consequências da mesma. No final terminou a prova no 57º lugar da geral e 17º lugar da Promoção Meia -Maratona Vet A com o tempo de 2:00h. Apesar da dificuldades, o atleta ficou satisfeito com a sua prova.
A Meia-Maratona na vertente Promoção Vet A foi ganha pelo atleta Dário Pereira da equipa Ribabike/RProjecto.

Em termos de organização os nossos atletas consideraram o evento com um saldo positivo onde apenas haverá a apontar a falta de mais pontos de água principalmente na segunda volta, tendo em conta o calor que se fez sentir, mas em contra-partida presenciaram-nos com um percurso magnifico de btt puro e duro!


Fica o nosso obrigado aos atletas por terem representado mais uma vez a equipa nesta taça, a todos os nossos parceiros aos quais voltaram a estar em destaque.

Sem comentários:

Enviar um comentário