sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Arealbike/Radioalenquer no 3 .º Desafio BTT ADN

No domingo passado o atleta David Moura representou a Arealbike/Radioalenquer no 3.º Desafio BTT ADN, o qual se realizou na localidade de A-Dos-Negros - Óbidos, tendo a organização estado a cargo do Grupo Desportivo e Recreativo de A-Dos-Negros. 



Neste desafio estiveram cerca de 250 participantes, os quais puderam escolher um de dois percursos, sendo que o mais curto contou com 25 kms e o outro com 45 km, ambos com um grau de dificuldade elevado, não só pelo acumulados de subida, mas também a nível técnico, porque a maior parte do percurso realizou-se em trilhos com exigência técnica, tanto a subir como a descer e para acrescentar mais dificuldade, o S. Pedro fez o favor de enlamear o percurso, promovendo desta forma também um risco elevado para a integridade física dos atletas .

A escolha do nosso atleta recaiu na distância mais curta e como o seu objectivo consistia em lutar por um lugar cimeiro, entrou cedo para o controlo zero e colocou-se na linha da frente, isto para evitar a habitual confusão nos arranques. A partida deu-se às 09h15, e logo em descida apertada e perigosa, mas já estava à espreita uma subida com cerca de 1 km, a qual serviu para dividir os atletas mais bem preparados dos outros menos preparados. O nosso atleta terminou a subida no top 15 e nesse momento entra na terra, tendo percorrido um pouco de estradão, e por volta do km 4 surge o primeiro de muitos trilhos, uma rampa em descida um pouco perigosa e estava completamente cheia de lama, razão pela qual o David e outros atletas optaram por não arriscar e desceram com a bicicleta à mão. Terminada a descida voltou a montar na bicicleta e ao pedalar apercebeu-se que algo não estava bem, mas pensou que seria o excesso de lama que a bicicleta tinha, situação que o obrigou a parar para retirar a lama, tendo nesse momento se apercebido que tinha a chaveta da roda de trás desapertada.  Problema resolvido e com alguns quilos de lama a menos lá seguiu novamente, mas poucos metros depois volta a ter de parar para nova retirada de lama da bike, porque não conseguia andar naquelas condições, a roda de trás quase não rolava, as mudanças da frente não entravam e a lama na roda da frente roçava no topo da suspensão. 

Perante este cenário o David ainda pensou em desistir como fizeram alguns atletas, mas desistir não é uma palavra que goste e prevaleceu a vontade de ira até ao fim. Entretanto foi apanhando um pouco de estradão, quase sempre a subir e ai as coisas mudaram um pouco, ao ponto de só ter necessidade de parar por mais uma vez, isto por volta  do km 9, numa subida bem complicada que estava bem carregada de lama. Dai para a frente as condições dos trilhos alteraram-se um pouco e o nosso atleta já conseguiu impor um ritmo mais certinho e desfrutar dos espectaculares trilhos deste desafio, mas sempre muito moderado porque os mesmos estavam demasiado perigosos para arriscar. 


Ainda  assim o atleta ia ficando deslumbrado com este desafio e foi guardando na memória momentos que não vai esquecer, um deles foi o trilho do Desaparecido em Combate, onde andou com a bicicleta as costas com água pelos joelhos durante vários metros e outro foi a passagem pela barragem da Albufeira do rio Arnoia, porque logo a seguir entrou num trilho muito longo e divertido. Com isto surgiu a divisão dos percursos e já estavam cumpridos 20 kms, tendo o nosso atleta sido o único do grupo a virar para a meia maratona.  Os últimos 5 kms foram a gerir o esforço, pois já notava o desgaste e alguma quebra física, mas ainda teve forças para passar um atleta e não se deixar ser ultrapassado por ninguém. 

Concluídos os 25 kms o David terminou num honroso 9.º lugar na geral com um tempo de 01h50m


O atleta confessa que esperava um pouco mais de si, visto que em 2012 fez 1.º e em 2013 fez 3.º lugar, mas também tem consciência que este ano a concorrência é outra e por isso um top 10 também o deixou satisfeito.

A meia maratona foi ganha pelo atleta Pedro Madeira da equipa RÓÓDINHAS / Santos Silva Ez-Bikes e a maratona pelo Réne Caseiro da equipa Alcobaça C.C./CreditoAgricula

No que diz respeito à organização, o atleta diz-se satisfeito uma vez que não encontrou reparos no que diz respeito a marcações (fitas), pontos de abastecimento, almoço, pessoal a controlar o trânsito, percurso e banhos, salientado até o facto de ter sido disponibilizado transporte para os banhos, uma vez que ficavam afastados do local da prova.


A Arealbike/Radioalenquer agradece ao atleta por mais esta representação.

Sem comentários:

Enviar um comentário