sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Um ano depois Luis Carvalho volta a ser 4.º na Maratona Maratona ATV55

No passado dia 21 o nosso atleta Luís Carvalho deslocou-se a Torres Vedras e participou na 9.ª Maratona ATV55, evento de BTT organizado pelo ATV - Académico de Torres Vedras ( Associação de utilidade Pública sem fins lucrativos que tem por objectivo proporcionar momentos de lazer e de prazer directamente ligados a actividades desportivas, cientificas e Culturais).

O Luís na edição anterior alcançou o 4.º lugar na meia maratona e este ano voltou a marcar presença na meia maratona e apresentou-se como o objectivo de melhorar a sua classificação, mas como ele estavam mais 228 atletas, para percorrer os 35 kms.


O nosso procurou fazer um bom arranque e para isso colocou-se na linha da frente para o inicio da prova, posição que manteve até cerca do kms 12, mais concretamente seguia no grupo da frente, o qual era liderado pelo Vitor Gamito. Entretanto o Luis perde o bidon e decidiu parar e voltar a trás, situação que o fez perder o grupo e depois de ter recuperado o bidon forçou o andamento para tentar "colar" novamente e entrou muito rápido num single trak e acabou por cair, mas nada de grave, tanto que logo se levantou e seguiu a prova, mas estava definitivamente afastado a hipotese de alcançar o grupo da frente. Perante tal situação passou a pedalar de forma mais cautelosa e sabia que apesar dos contratempos ainda seguia na 5.º posição da meia maratona. Até final ainda conseguiu ultrapassar outros atleta, ultrapassando assim a linha de meta na 4.ª posição com o tempo de 1H26m

TOP10





Parabéns atleta por mais esta prestação honrosa em nome do Arealbike e dos seus parceiros












segunda-feira, 22 de setembro de 2014

ArealBike/RadioAlenquer celebrou o 5º aniversário!

No passado dia 13 de Setembro, a equipa ArealBike/RadioAlenquer festejou o quinto ano de vida e organizou um passeio de btt pelo concelho de Alenquer que se realizou no dia 14.
O ponto de encontro foi na nossa sede e conseguimos juntar 16 atletas, 5 da nossa equipa e os restantes de equipas do nosso concelho. 

Após darmos a conhecer as instalações a quem ainda não conhecia e após decidirmos 
que queríamos fugir da lama, demos inicio ao passeio com uma pequena volta pela vila 
e depois seguimos em direcção às Paredes. 
Quando chegamos à Horta dos Vimes e subimos em direcção Cabreira, passamos pelos Cabeços e descemos para o lado da Silveira do Pinto. Posto isto Subimos em direção aos Carneiros, onde fizemos uma pausa numa fonte para reabastecer. 
Seguimos para Montegil e após cruzarmos a N9, fomos em direcção à Labrugeira onde paramos para um café e para comer qualquer coisa. 
Após uma breve conversa, seguimos até ao Bairro, Casal da Raposa e paramos em Bugarreos para novo reabastecimento em outra fonte. 
Por coincidencia apareceu um padeiro e os atletas aproveitaram para atacar os bolos, porque já tinham percorrido 40km e já estavamos perto da hora de almoço. Energias repostas seguimos para os Albarrois, descemos até à Barnabé e para finalizar o passeio ainda subimos até à Vila Alta e descemos para a nossa sede, onde demos o passeio por terminado. 

Este passeio teve alguma dificuldade fisica, mas todos os atletas, uns com mais facilidade do que outros, ultrapassaram todas as dificuldades encontradas. 

Os atletas da ArealBike/RadioAlenquer ficaram bastante satisfeitos com este passeio e pela adesão de atletas, pelo que assumiu que irá começar a organizar ocasionalmente estes tipo passeios pelo concelho de Alenquer. 

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Edmundo Ramos faz Top 10 em Benavente

Realizou-se no passado Domingo, na localidade de Benavente a Maratona BTT Solidária - Rota das Tasquinhas.

Este evento teve a organização da secção de ciclismo do Grupo Desportivo de Benavente com o apoio dos Bombeiros Voluntários locais que colocaram á disposição dos participantes dois percursos em linha, um de 70 kms e outro 35kms. A nossa equipa fez-se representar pelo atleta Edmundo Ramos que mais uma vez optou pelo percurso maior.

Quanto á prestação do nosso atleta:

Apesar da organização divulgar que o percurso seria maioritariamente plano, a adesão ás inscrições era muito pouco até ao dia limite para o efeito, ainda assim, com a possibilidade de inscrição no próprio dia juntaram-se para a partida aproximadamente 120 atletas onde cerca de 90 seguiam para a "meia" e os restantes 30 para a "grande", o nosso atleta chegou cedo e depois de se preparar fez o aquecimento que serviu também para ver a concorrência e trocar opiniões sobre o percurso, desta feita não existiu controlo "0" e o Edmundo colocou-se na frente de forma a arrancar rápido e tentar acompanhar ao máximo os homens da frente e foi o que aconteceu, arranque feito em alcatrão a velocidades que rondavam os 45 km/h e pouco depois de entrar na terra o nosso atleta seguia nos 15 primeiros, alguns kms depois e sempre com andamento muito alto,  os da frente iam descolando e formavam se vários grupos perseguidores, o Edmundo seguia na frente de um grupo de 5 atletas mas onde só dois trabalhavam e por volta do km 18, na única subida digna desse nome, acabou por ceder e descolou do grupo, pouco depois dava-se a divisão dos percursos e a partir daí o nosso atleta nunca mais encontrou qualquer atleta percorrendo cerca 50 kms a "solo" num traçado que mesmo sendo plano tinha alguma exigência técnica bem como varias viragem que colocavam os atletas a pedalar contra o vento, o Edmundo mostrou-se bastante satisfeito com a sua prestação pois conseguiu manter sempre um andamento alto que no final lhe valeu um 10° lugar na geral com um tempo de 2h41m, desta feita a vitória na Maratona coube ao atleta Pedro Soares que corre como individual.



Quanto á organização, o nosso atleta considerou positivo, o local do evento, a simpatia e quantidade de pessoas ao longo do percurso, no entanto considerou menos positivo o facto das marcações existirem apenas no piso, com cal, o que levava os atletas a aperceberem-se das viragens muito em cima.

Mais uma vez o nosso obrigado ao Edmundo por esta participação e aos nossos parceiros pelo apoio


.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Carlos Santos terminou em 3.º na Taça Regional de Santarém XCM

Foi no passado domingo que a localidade de Úlme - Concelho da Chamusca recebeu a última prova pontuável para a Taça Regional de Santarém XCM e foi o palco escolhido para a entrega dos troféus da classificação geral desta taça e a Arealbique/Radioalenquer esteve lá, tendo sido representada pelo atleta Carlos Santos, atleta que marcou presença em todas as provas desta taça, tendo contabilizado 6 participações e chegou a esta última na disputa direta pela 2.ª posição. 

O atleta depois de uma semana complicada a nível pessoal, apresentou-se para esta prova com a motivação e o treino possível, contudo à véspera teve conhecimento que já tinha a 3.ª posição da geral garantida, independentemente do seu resultado, uma vez que o atleta que se encontrava em 4.º lugar não estava presente, o que lhe permitiu encarar o evento de uma forma completamente diferente da que estava prevista, ainda assim existia a hipótese de chegar ao 2.º lugar, contudo sabia que em condições normais seria muito difícil, dada a capacidade física do atleta que se encontrava na 2.º posição.

A organização, Pinéus bike Team em parceria com o organizador da Taça, Trilho Perdido, apresentaram aos cerca de 150 atletas presentes, um percurso com 38 kms de extensão e com 700mD+, percurso que teria de ser feito duas vezes pelo nosso atleta.

Pelas 10:00 deu-se inicio à prova e lá seguiu o Carlos, o qual após 5 kms cedeu perante os seus concorrentes diretos e tentou "encontrar" o seu andamento. Enquanto se tentava recompor do "arranque" teve de parar porque o guiador da sua bicicleta estava a rodar. Após resolução do problema, valeu-lhe andar carregado de chaves, apanhou boleia dos atletas da meia-maratona promoção e seguiu com eles, mas também esses estavam com um andamento muito elevado para a condição fisica do nosso atleta e ficou novamente para trás. Entretanto fez vários kms sozinho e voltou a ser alcançado por atletas da meia maratona e voltou a ir na roda, mas a pouco e pouco ia ficando para trás, tendo a partir do kms 30 tido uma quebra física muito significativa que o desmotivou mais do que já vinha, factores que o fizeram desistir à passagem pela meta para a 2.ª volta. 
O atleta não ficou satisfeito com a sua decisão, porque não é de desistir, tanto que a última vez que desistiu foi à 2 anos por problemas mecânicos.

Prova concluída, ultrapassado este momento menos bom, foi momento do atleta demonstrar a sua alegria por ter alcançado o 3.º lugar à geral nesta Taça, na vertente maratona Promoção, Escalão Vet A, classificação que nunca pensou alcançar quando traçou o objectivo de fazer esta Taça.


TOP 10

É com enorme orgulho que felicitamos o atleta pelo feito alcançado, pois vê assim toda a sua dedicação e esforço recompensado, e por ter levado o nome da Arealbike/radioalenquer e todos os seus parceiros a um lugar de destaque e de mérito. 

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Arealbike/Radioalenquer no 3 .º Desafio BTT ADN

No domingo passado o atleta David Moura representou a Arealbike/Radioalenquer no 3.º Desafio BTT ADN, o qual se realizou na localidade de A-Dos-Negros - Óbidos, tendo a organização estado a cargo do Grupo Desportivo e Recreativo de A-Dos-Negros. 



Neste desafio estiveram cerca de 250 participantes, os quais puderam escolher um de dois percursos, sendo que o mais curto contou com 25 kms e o outro com 45 km, ambos com um grau de dificuldade elevado, não só pelo acumulados de subida, mas também a nível técnico, porque a maior parte do percurso realizou-se em trilhos com exigência técnica, tanto a subir como a descer e para acrescentar mais dificuldade, o S. Pedro fez o favor de enlamear o percurso, promovendo desta forma também um risco elevado para a integridade física dos atletas .

A escolha do nosso atleta recaiu na distância mais curta e como o seu objectivo consistia em lutar por um lugar cimeiro, entrou cedo para o controlo zero e colocou-se na linha da frente, isto para evitar a habitual confusão nos arranques. A partida deu-se às 09h15, e logo em descida apertada e perigosa, mas já estava à espreita uma subida com cerca de 1 km, a qual serviu para dividir os atletas mais bem preparados dos outros menos preparados. O nosso atleta terminou a subida no top 15 e nesse momento entra na terra, tendo percorrido um pouco de estradão, e por volta do km 4 surge o primeiro de muitos trilhos, uma rampa em descida um pouco perigosa e estava completamente cheia de lama, razão pela qual o David e outros atletas optaram por não arriscar e desceram com a bicicleta à mão. Terminada a descida voltou a montar na bicicleta e ao pedalar apercebeu-se que algo não estava bem, mas pensou que seria o excesso de lama que a bicicleta tinha, situação que o obrigou a parar para retirar a lama, tendo nesse momento se apercebido que tinha a chaveta da roda de trás desapertada.  Problema resolvido e com alguns quilos de lama a menos lá seguiu novamente, mas poucos metros depois volta a ter de parar para nova retirada de lama da bike, porque não conseguia andar naquelas condições, a roda de trás quase não rolava, as mudanças da frente não entravam e a lama na roda da frente roçava no topo da suspensão. 

Perante este cenário o David ainda pensou em desistir como fizeram alguns atletas, mas desistir não é uma palavra que goste e prevaleceu a vontade de ira até ao fim. Entretanto foi apanhando um pouco de estradão, quase sempre a subir e ai as coisas mudaram um pouco, ao ponto de só ter necessidade de parar por mais uma vez, isto por volta  do km 9, numa subida bem complicada que estava bem carregada de lama. Dai para a frente as condições dos trilhos alteraram-se um pouco e o nosso atleta já conseguiu impor um ritmo mais certinho e desfrutar dos espectaculares trilhos deste desafio, mas sempre muito moderado porque os mesmos estavam demasiado perigosos para arriscar. 


Ainda  assim o atleta ia ficando deslumbrado com este desafio e foi guardando na memória momentos que não vai esquecer, um deles foi o trilho do Desaparecido em Combate, onde andou com a bicicleta as costas com água pelos joelhos durante vários metros e outro foi a passagem pela barragem da Albufeira do rio Arnoia, porque logo a seguir entrou num trilho muito longo e divertido. Com isto surgiu a divisão dos percursos e já estavam cumpridos 20 kms, tendo o nosso atleta sido o único do grupo a virar para a meia maratona.  Os últimos 5 kms foram a gerir o esforço, pois já notava o desgaste e alguma quebra física, mas ainda teve forças para passar um atleta e não se deixar ser ultrapassado por ninguém. 

Concluídos os 25 kms o David terminou num honroso 9.º lugar na geral com um tempo de 01h50m


O atleta confessa que esperava um pouco mais de si, visto que em 2012 fez 1.º e em 2013 fez 3.º lugar, mas também tem consciência que este ano a concorrência é outra e por isso um top 10 também o deixou satisfeito.

A meia maratona foi ganha pelo atleta Pedro Madeira da equipa RÓÓDINHAS / Santos Silva Ez-Bikes e a maratona pelo Réne Caseiro da equipa Alcobaça C.C./CreditoAgricula

No que diz respeito à organização, o atleta diz-se satisfeito uma vez que não encontrou reparos no que diz respeito a marcações (fitas), pontos de abastecimento, almoço, pessoal a controlar o trânsito, percurso e banhos, salientado até o facto de ter sido disponibilizado transporte para os banhos, uma vez que ficavam afastados do local da prova.


A Arealbike/Radioalenquer agradece ao atleta por mais esta representação.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Rescaldo da 5# prova da Taça regional de XCM de Santarém

A Arealbike/Radioalenquer deslocou-se no passado domingo à Localidade da Glória do Ribatejo para participar na 5.ª prova pontuável para a Taça Regional de Santarém XCM, prova esta designada por 2.ª Maratona Trilhos da Glória, a qual contou com a organização do Trilho Perdido em parceira com a equipa Gloria BTT.

A nossa equipa esteve presente com três atletas, Jorge Sousa na vertente meia-maratona não federada e Edmundo Ramos e Carlos Santos na vertente maratona não federada, os quais tiveram a companhia de aproximadamente 350 atletas.  

Neste evento a hora da partida deu-se meia hora mais cedo do que o habitual no regional, o que impediu de certa forma, que os atletas pedalassem sobre um calor mais intenso e para além desse pormenor, voltámos às partidas separadas, o que foi do agrado dos nossos atletas.
 Às 9:30 horas deu-se a partida dos atletas, sendo que desta feita os atletas partiram divididos em 3 boxes, onde partiram primeiro todos atletas federados, depois os não federados da Maratona e por ultimo os não federados da Meia-Maratona. 
Mais uma vez os atletas da maratona realizaram duas voltas a um percurso de 37 kms, com cerca de 700m de acumulado em cada volta e que nos últimos dias vinha sendo apelidado de muito técnico e exigente fisicamente, os atletas da Meia-Maratona como habitual fizeram apenas uma volta ao percurso. 

No que toca à prestação dos nossos atletas e começando pelo Carlos Santos, o nosso atleta apresentou-se para esta prova com as expectativas bem altas, pois se por um lado sentia-se bem fisicamente por outro lado ia fazer um percurso completamente novo para si. 
Dois minutos depois de arrancarem os atletas federados lá partiram os "homens da promoção" e o nosso atleta colocou-se logo na frente do grupo liderado pelo atleta Hugo Carvalho, por lá aguentou cerca de 10 km, altura em que não conseguiu aguentar o andamento forte que se fazia sentir e acabou por descolar do grupo onde seguiam o 1º e 2º da classificação geral do troféu, sensivelmente a meio da primeira volta é alcançado pelo 4º e segue com ele uns bons kms, depois de também este atleta descolar, o Carlos sentiu que aquela era a sua posição, seguia então em 8.º da geral e 6.º no escalão, na prova, momentos antes de terminar a primeira volta apanha a boleia dos primeiros da meia não federada e na entrada para a 2.ª volta junta-se a ele o seu amigo Ricardo Pereira e em conjunto seguem os dois durante toda a segunda volta. Ainda assim, conseguiram ultrapassar meia dúzia de atletas, um dois quais o 1.º à geral na taça,  o que lhe permitiu subir a 5.º lugar em Vet A e a 7.º da geral, com um tempo de 3:41h, a vitória no seu escalão coube ao atleta Hugo Carvalho da equipa Superbikes/Olympia/Espigão-Suplementos.
Com esta classificação nesta prova, o nosso atleta mantém o 3º lugar na Classificação geral de Promoção Maratonas Vet A.     

O nosso atleta Edmundo Ramos na senda de fazer mais um bom treino para o seu objectivo de 2015, optou pelo percurso maior desta prova e as coisas não lhe correram muito bem e, segundo ele, pela primeira vez desde que faz btt, viu se obrigado a desistir de uma prova. 

O Edmundo já sabia de ante-mão que este seria um percurso muito complicado e tentou fazer um arranque mais rápido que o normal de forma a entrar na zona de single-tracks fugido da confusão da malta da "meia" o que acabou sortir efeito e tudo corria bem, até que no final de um do primeiros "drops" não se apercebe dum gancho á esquerda e, para não bater em cheio num atleta que seguia á sua frente, desvia-se para fora do trilho e teve um queda que mesmo sem grande aparato provocou-lhe uma torção no joelho devido a não ter conseguido desencaixar o pé.
A partir daí começou com dores e à medida que as mesmas aumentavam o nosso atleta via-se obrigado a reduzir o andamento, tendo mesmo que fazer as ultimas subidas a pé, e devagar, lá seguiu até ao final da primeira volta onde informou a organização que iria desistir acabando por ser desclassificado.
O nosso atleta revelou alguma tristeza porque, mesmo com a noção que dificilmente faria a segunda volta, em condições normais teria feito um bom treino técnico.
Resta-nos desejar as rápidas melhoras para o nosso atleta. 

Quanto ao nosso atleta Jorge Sousa arrancou da última box, que é reservada aos atletas não federados na distância de 40km e quando chegou ao local da partida, já tinha cerca de 100 atletas à sua frente.
O atleta conseguiu fazer um bom arranque, impondo um ritmo forte para tentar recuperar a maior número de posições. A impossibilidade de treinar com mais regularidade e o atraso na partida, impediu o Jorge conseguir apanhar um grupo de atletas com o andamento semelhante ao seu e, desta forma, andou sozinho desde o km 10. O Jorge teve algumas dificuldades nesta prova, devido ao percurso e tipo de piso encontrado e, a escolha de levar só um bidon também não o ajudou em nada na sua prestação. O nosso atleta teve uma queda ao km 32, numa zona de single track onde havia bastante areia, felizmente não houve consequências da mesma. No final terminou a prova no 57º lugar da geral e 17º lugar da Promoção Meia -Maratona Vet A com o tempo de 2:00h. Apesar da dificuldades, o atleta ficou satisfeito com a sua prova.
A Meia-Maratona na vertente Promoção Vet A foi ganha pelo atleta Dário Pereira da equipa Ribabike/RProjecto.

Em termos de organização os nossos atletas consideraram o evento com um saldo positivo onde apenas haverá a apontar a falta de mais pontos de água principalmente na segunda volta, tendo em conta o calor que se fez sentir, mas em contra-partida presenciaram-nos com um percurso magnifico de btt puro e duro!


Fica o nosso obrigado aos atletas por terem representado mais uma vez a equipa nesta taça, a todos os nossos parceiros aos quais voltaram a estar em destaque.

terça-feira, 2 de setembro de 2014