quarta-feira, 2 de julho de 2014

Carlos Santos volta ao pódio na Taça Regional XCM

A Arealbike/Radioalenquer levou no passado domingo dois atletas para disputar a 4.ª prova pontuável para a Taça Regional de Santarém XCMa qual decorreu na localidade da Benedita, designada por 2.ª Maratona BTT Benecar Benedita, a qual teve como organizadores a equipa Roodinhas/Santos Silva

O evento contou com a presença de cerca de 250 atletas, muitos deles de reconhecido valor, os quais se encontram na disputa pelas "camisola" de campeão regional de XCM nos seus escalões e categorias, fatores que elevam a qualidade do evento no que diz respeito à competição. 

A representar a nossa equipa estiveram Carlos Santos na vertente maratona não federada e Jorge Sousa na vertente meia-Maratona não federada, tendo o Carlos conseguido novamente um lugar de destaque, ao alcançar a 3.ª posição no seu escalão.  


Como habitual da Taça, ás 10:00 horas deu-se a partida dos atletas, sendo que desta feita os atletas partiram todos aos mesmo tempo, tendo apenas existido duas boxes, que distinguiam os atletas federados dos  não federados federados. Mais uma vez os atletas da maratona realizaram duas voltas a um percurso de 42 kms, com cerca de 500m de acumulado, sendo que na segunda volta o percurso era encurtado para cerca 35km enquanto os atletas da meia maratona apenas faziam uma volta. 

O nosso atleta Carlos Santos desta feita viu-se atraiçoado pela partida, uma vez que não existiu box para atletas da maratona não federada e como andava descansado no aquecimento, viu-se obrigado a partir do meio do pelotão da promoção, pelotão que arrancou ao mesmo tempo dos federados, mas o Carlos não se intimidou impôs toda a sua força para entrar na terra junto dos primeiros, o que conseguiu. 
Os primeiros kms foram percorridos em terreno muito acidentado, tendo o atleta seguido em fila atrás de outros atletas e também seguido por muitos mais, mas sensivelmente a meio da primeira volta, já com outro tipo de terreno,  seguia no grupo perseguidor aos 10 primeiros, grupo esse que viria a perder pouco tempo depois, ficando com o atleta João Esteves do Penabikefirme e assim se mantiveram por uns bons kms, tendo já nos últimos kms da primeira volta o Carlos se distanciado do João, o qual acabou por voltar a alcança-lo na reta da meta, junto com os primeiros classificados da meia maratona. À entrada para a segunda volta o nosso atleta seguiu sozinho e assim percorreu praticamente a totalidade dos kms, uma vez que só viria a ser alcançado por um atleta nos últimos kms e com ele terminou a prova, tendo gasto 2:59:38 para percorreu os 75 kms, o que lhe valeu o 3.º lugar no escalão e o 4.º à geral promoção, tendo ficado a 8m28s do vencedor Luis Reinaldo (geral Promoção). 
O melhor tempo foi alcançado pelo atleta Marco Sousa da equipa RÓÓDINHAS / Santos Silva com o tempo de 2:48:03

Já o nosso atleta Jorge Sousa conseguiu desta feita melhorar a sua posição na partida e como o arranque foi feito atrás de alguns veículos da organização ainda se conseguiu colocar numa melhor posição antes de entrar na terra batida, mesmo sem forçar muito o andamento inicial, uma vez que pretendia fazer uma prova sem quebras de ritmo até final. Depois de entrar nos trilhos ainda conseguiu recuperar posições e foi percorrendo os kms no seu ritmo, ritmo que o estava a deixar muito satisfeito, mas a cerca de 2 kms do fim viu-se obrigado a parar e abdicar de uma classificação justa para a sua prestação, porque saltou uma lente dos seus óculos. 

Perdeu 30 minutos com este percalço e foi ultrapassado por vários atletas, até que encontrou a lente e percorreu os kms finais, concluidno a prova no 60° lugar na categoria Promoção 40km Veteranos A.

O vencedor da prova nesta categoria foi o atleta Claudio Azoia da equipa Talacha Bike Shop / H.C.Turquel e em segundo ficou o atleta Ricardo Mendes da equipa Bike Clinic, que continua a ser o líder desta categoria.

Com estes resultados o nosso atleta Carlos Santos caí para o 3.º lugar na geral na vertente maratona promoção, no escalão Vet A a 10 pontos do 2.º. Já o atleta Jorge Sousa não conseguiu atinguir o seu objectivo, que consistia em pontuar e fazer melhor do que na ultima prova. 

A próxima prova a contar para a taça decorre no dia 31 de Agosto na localidade da Glória do Ribatejo, pelo que desejamos desde já a melhor sorte para os nossos atletas presentes.


Fica o nosso obrigado aos atletas por terem representado mais uma vez a equipa nesta taça, a todos os nossos parceiros aos quais voltaram a estar em destaque.

Sem comentários:

Enviar um comentário