quarta-feira, 16 de julho de 2014

Arealbike/Radioalenquer este na 8.ª maratona BTT das Caldas da Rainha e adorou!

Foi no passado domingo que os nossos atletas Carlos Santos, Edmundo Ramos e David Moura, este último a fazer a sua estreia pela equipa, se deslocaram à localidade do Campo, Concelho das Caldas da Rainha, para participarem na 8.ª Maratona BTT Cidade Caldas da Rainha/Carout Automóveis, prova que integra o troféu BTT do Oeste, neste caso a 2.ª prova do troféu.
A organização esteve a cargo da equipa BttTeimosos, organização que se apresentou muito organizada, descontraída e com grande qualidade, pelo que, acreditamos que o evento terá sido do agrado dos mais de 600 participantes que compareceram para mais uma bela manhã de BTT.

No evento estiveram presentes atletas com reconhecido valor e provas dadas na modalidade, promovendo desta forma o próprio evento e o nível competitivo, não só desta prova, como do próprio troféu, factores estes que moralizam a nossa equipa.

A equipa marcou presença nas duas opções de percurso, tendo o Carlos Santos participado na maratona, percorrendo assim 75 kms, enquanto Edmundo Ramos e David Moura percorreram os 35 kms da meia maratona, sendo que todos os atletas disputam o escalão de Vet A.

Há hora marcada deu-se inicio à prova, tendo o Carlos tirado vantagem do facto de se encontrar na segunda box da linha de partida e desde logo se colocou no grupo da frente e assim se manteve até cerca do km 7.
Aqui surgiu a primeira dificuldade, tendo o atleta ficado para atrás com outros atletas que seguiam no grupo. A pouco e pouco foi alcançando algum atletas que seguiam na sua frente, mas acabou por voltar a ficar para trás, tendo no entanto seguido com outro atleta, seu conhecido, que fez as honras da casa até perto da divisão dos percursos, uma vez que aí foram alcançados por cerca de 10 atletas. Entretanto deu-se a separação e o Carlos seguiu com mais 5 atletas com os quais partilhou praticamente toada a segunda parte do percurso, uma vez que a 10 kms do fim conseguiu "fugir" do grupo com outros dois atletas, mas já praticamente com a meta à vista são alcançados por dois atletas e cada um por si, lutaram pelo 8.º lugar da geral, tendo o nosso atleta terminado na 11.º posição da geral e em 6.º no seu escalão, com o tempo de 3:17:47, tendo o vencedor, o atleta Hugo Carvalho, da equipa Superbikes/Olympia/Espigão Suplementos sido o vencedor da geral e do escalão do Carlos, com o tempo de 03:05:38.
Com este resultado o nosso atleta ascende à terceira posição no troféu.  

O atleta David Moura, foi o que teve a vida mais dificultada no arranque, uma vez que partiu atrás de cerca de 500 atletas e por esse motivo sabia que teria de chegar à frente o mais rapidamente possível, por forma a obter uma classificação que correspondesse à sua condição física. Como esse era o objectivo do atleta, logo pós o arranque utilizou todas as suas forças para ultrapassar o maior numero de atletas, mas ainda assim quando chegou ao primeiro trilho este estava repleto de atletas que o impossibilitaram de impor o seu andamento, tendo só perto do km 20 o conseguido fazer, momento em que começou a "gozar" os trilhos uma vez que seguia ao seu ritmo. 
Entretanto o atleta conseguiu alcançar um grupo que seguia à sua frente, mas não tirou vantagem disso, porque foi ele que fez o trabalho durante quase metade da prova, situação que o desgastou em relação ao restante grupo, tendo já perto do fim pago essa fatura, porque ficou para trás, contudo não foi ultrapassado por ninguém e cortou a linha de meta logo depois do ultimo do grupo. O nosso atleta classificou-se no 74.º lugar à geral e em 30.º no escalão, com o tempo de 01h56m. 
O David diz-se satisfeito com a sua prestação, tendo em conta a sua posição na grelha de partida. 

Já o Edmundo Ramos partiu no meio do pelotão e mesmo com um arranque a fundo viu-se a atravessar os primeiros trilhos a velocidade reduzida, tal era o número de atletas a percorrer os mesmos, contudo nunca chegou a ter de parar. 
Entretanto ultrapassada a primeira sessão de trilhos viu-se com espaço para tentar ganhar mais umas posições, mas sensivelmente a meio do percurso teve uma queda, sem consequências para ele, mas teve para a bike, uma vez que a roda de trás saiu do sitio e o atleta teve de resolver a situação, o que até foi rápido, o problema esteve em retomar o trilho, uma vez que os atletas seguiam todos atrás uns dos outros e o nosso atleta não conseguia "entrar", mas lá surgiu um espacinho e o atleta retomou a prova. Ultrapassado o contratempo e com boas sensações físicas, o atleta foi olhando para os que seguiam à sua frente como um objectivo a alcançar e assim percorreu mais de metade da prova, tendo chegado à meta com o tempo de 02h07m, o que lhe valeu o 150.º tempo à geral e o 62.º no seu escalão. 
O Edmundo transmitiu satisfação com a sua prestação, uma vez que não foi uma prova fácil a nível técnico e o elevado numero de participantes também elevou a dificuldade, pois impossibilitou que muitos quilómetros fosse percorridos de forma mais lenta.
  
A vitória na meia maratona à geral e no escalão dos nossos atletas, foi para o atleta João Santos da equipa Roodinhas/Santos Silva, com o tempo de  1h36m19s.  

Os nossos atletas dão os parabéns à organização pelo excelente trabalho, em especial no trabalho de "campo", porque acima de tudo este é o que conta. No entanto fica um apontamento menos bom, no que diz respeito à segurança nas vias alcatroadas na segunda parte da prova (maratona).   

Para terminar, fica o registo da primeira prestação do David pela Arealbike/Radioalenquer e mais uma vez uma prestação honrosa das cores da Arealbike e dos seus parceiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário