sexta-feira, 16 de maio de 2014

Arealbike cumpre segunda prova da Taça XCM de Santarém

No transacto domingo realizou-se a 2.ª prova a contar para a Taça Regional de XCM de Santarém e o Arealbike/Radioalenquer esteve presente, não só por ter alguns atletas a disputar a taça, mas também porque esta prova realizou-se no nosso concelho, nomeadamente na localidade de Ota, com organização a cargo do CSRD de Ota.

Para esta  2.ª prova da taça manteve-se o interesse,  tendo comparecido à partida cerca de 270 atletas, muitos deles atletas de qualidade e de referência nacional, mesmo com o elevado número de eventos no mesmo dia, de onde se saliente o campeonato nacional de Masters em estrada, realizado em Almodovar.

Ota marcou este regional pela diferença e acreditamos que foi do agrado dos atletas, porque a organização apresentou um percurso em linha, sendo que os primeiros 40 kms eram rolantes e comuns para a maratona e meia maratona. Terminados os primeiros 40kms, surgia então a ascensão à Serra de Montejunto e à Serra de Ota, o que trouxe uma dificuldade não habitual nesta taça. Para além disso, realizou uma partida única, contrariamente ao que tem vindo a acontecer. A

A Arealbike/RádioAlenquer desta feita contou com os atletas Carlos Santos, Luís Carvalho, Edmundo Ramos, Jorge Sousa e Romulo Guerra, todos a participar como não federados, sendo que o Carlos disputou a maratona e os restantes a meia maratona.

Vamos então ao que foi a prestação dos nossos atletas. 

Começamos então pela prestação do atleta Carlos Santos o qual teve um bom inicio, mas muito desgastante, uma vez que aproveitou os primeiros kms para se chegar à frente da corrida, uma vez que partiu atrás de "tudo" o que era federados.
Terminados os primeiros kms conseguiu juntar-se aos atletas que lideravam a meia maratona e assim se manteve até estes terminarem a prova. Daí para a frente foi alcançados por alguns atletas e seguiu com eles, isto até sensivelmente a meio da Serra do Montejunto, onde passou a pedalar sozinho, ou quase, pois ainda andou uns kms com a companhia de outro atleta. A cerca de 10 kms do fim, o atleta viria a sentir uma quebra fisica e até final viria a ser ultrapassados por três atletas seus conhecidos, mas não conseguiu seguir com nenhum, terminado assim a sua prestação no 5.º lugar em Vet A e 8.º na Geral, com o tempo de 3h30m09s a 15m do vencedor da Greal e do seu escalão, Luís Marques da equipa Superbikes Olimpia Espigão Sup.
O vencedor entre federados e não federados foi o atleta Michael Isidoro da equipa Louletano Dunas Douradas, com o tempo de 3:10:42, seguido pelo atleta Cesário Filipe da equipa RÓÓDINHAS / Santos Silva, com apenas 1s de diferença, a fechar o pódio ficou o atleta Edgar Anselmo da equipa Viveiros Vítor Lourenço com mais 3m11s

Luís Carvalho viu-se a partir de uma posição desfavorável, porque partiu na última
box, assim como todos os outros nossos atletas, mas não se rendeu e também aproveitou os primeiros kms para chegar o mais à frente possível. O atleta viria a realizar uma boa prova, sem contratempos e com um andamento sem quebras, na disputa direta pelos lugares cimeiros da meia maratona, mas a concorrência viria a ser ligeiramente mais forte, tendo o nosso atleta terminado no 5.º lugar em Vet A e em 6.º na geral a 2m45s do vencedor, Ricardo Mendes da equipa Bike Clinic.

No que diz respeito ao atleta Jorge Sousa, apresentou-se nesta prova com objectivo de ganhar ritmo, porque viu-se obrigado a uma paragem forçada durante algum tempo, pelo que optou por partir de trás e fazer a prova de trás para a frente a um ritmo que não o levasse a ter quebras fisicas, pois o atleta tem como objectivo já no próximo domingo realizar a prova  "Alvalade/Portocovo/Alvalade" e não pretendia desgastar-se demasiado. Já perto do final viu-se envolvido numa queda com outro atleta que o fez perder alguns lugares, mas ainda assim o atleta concluiu a prova na 31.ª posição em Vet A e na 57.ª posição da Geral (promoção), classificação que o motivou para os próximos desafios, pois conseguiu melhorar a sua classificação em relação à primeira prova e conseguiu pontuar. 

Já o atleta Edmundo Ramos continua a sua ascensão na tabela classificativa e esta prova não foi excepção, tendo o atleta iniciado a prova de forma controlada, guardando energias para as zonas com mais acumulado, situações fáceis de gerir para quem conhece a zona como o nosso atleta. Ultrapassadas as maiores dificuldades do percurso o Edmundo aumentou o ritmo e foi ganhando posições até final, onde terminou na 55.ª posição em Vet A e em 111.º da Geral (promoção). O atleta mostrou-se bastante satisfeito com a sua prestação, pois melhorou novamente os seus resultados e conseguiu fazer uma gestão do esforço sem quebras.






Por fim o nosso atleta Rómulo optou por realizar a prova junto de amigos com menos preparação física e não se preocupou com a tabela classificativa, dando desta forma mais valor ao convívio e ao gozo dos trilhos de forma descontraída. Contudo o nosso atleta foi classificado, tendo passado a linha de meta na 70.ª  posição em Vet A e na 137ª posição da Geral promoção.


A próxima prova a contar para a Taça irá realizar-se na localidade da Raposa - Almeirim, no dia 15 de Junho de 2014.

No que diz respeito à organização, os nossos atleta diz-se bastante satisfeito com o trabalho apresentado, contudo registam a falta de mais "pontos" de abastecimento de água.

Agradecemos aos nossos atletas por mais estas prestações honrosas, aos nossos parceiros por todo o apoio e à "Noticias BTT/Ciclismo" pelas fotos.




Sem comentários:

Enviar um comentário