sexta-feira, 30 de maio de 2014

Arealbike/Radialenquer esteve no Raid Alvalade-Porto Covo

No passado dia 18 de Maio realizou-se a 16.ª edição do mítico  Raid BTT Alvalade - Porto Côvo, organizado pela secção de BTT do F. C. Alvaladense e a nossa equipa esteve lá com três atletas, sendo eles Jorge Sousa, Nuno Alegre e Rómulo Guerra.
À semelhança dos anos anteriores, este raid teve contou com dois percursos, ambos com inicio em Alvalade do Sado, sendo que o mais curto terminou em Porto Covo, registando 70km e 800 metros de acumulado e o mais longo que teve o seu ponto de viragem em Porto Covo, regressou ao local de partida, contabilizando no final 124 kms e 1450 metros de acumulado de subida.

Esta prova não é de cariz competitivo e como tal, não existe classificações ou cronometragem de tempos, ainda assim conta com bastante adesão de participantes e este ano foi batido o recorde de participantes, tendo a organização registado 1800 inscritos para a prova dos 70km e 800 inscritos para os 124 km.



Mesmo não existindo controlo de tempos e classificações, existe uma hora de referência para a partida, nomeadamente ás 09:00, sendo que cada atleta decide quando inicia e o andamento que impõe, uma vez que o importante desta prova é a superação pessoal e a conclusão da mesma, com mais ou menos percalços pelo caminho. O inicio foi feito dentro de Alvalade num pelotão muito compacto, que foi esticando gradualmente e quando os atletas entraram nos trilhos a velocidade já era mais parecida com uma prova dita "normal".


Os nossos atletas repartiram-se pelas duas distâncias, tendo o Rómulo percorrido a distância mais curta, enquanto o Jorge Sousa e Nuno Alegre optaram pela distância maior. 
Os primeiros kms foram realizados em conjunto pelos nossos três atletas mas à medida que os kms foram passando, cada um impôs o seu andamento e foi à procura de atingir os objectivos a que se propuseram a si próprios. 

Os nossos "guerreiros" percorreram as distâncias a que se propuseram sem que tivessem tido contratempos e geriram o esforço, evitando desta forma por em causa a conclusão do raid,uma vez que nenhum deles é atleta de "longas" distâncias.




Os atletas registaram mais uma boa organização e uma vez mais não vieram desiludidos, pois a organização apresentou excelentes marcações, 7 zonas de abastecimento de líquidos e sólidos , 4 zonas de apoio mecânico, 3 zonas de apoio médico/enfermagem, além de massagens, banhos, lavagem das bicicletas e refeição nos locais de chegada.




Obrigada atletas por terem levado as cores da equipa e os nossos parceiros até ao litoral alentejano...




quarta-feira, 21 de maio de 2014

Realizou-se no passado domingo na vila de Aveiras de Cima  5ª maratona de BTT  "Rota da Malaposta" organizada pela equipa Averisbike em parceria com a empresa Apedalar,pois a responsabilidade das inscrições e tempos estiveram a cargo desta última e a Arealbike/Radioalenquer esteve lá através da presença do atleta Edmundo Ramos.

Até ao fecho das inscrições registavam se apenas cerca de 140 inscritos,o que levou a organização aceitar inscrições no próprio dia, mas perdiam direito a brinde, o que foi benéfico para a organização e para a competição, uma vez que aumentou para cerca de 160 inscritos. Acreditamos que esta pouca afluência de atletas se deveu principalmente ao facto de existir mais do que uma prova aqui na região e também a já carismática travessia  Alvalade/Porto Covo/Alvalade.

O evento contou com dois percursos, um de 60kms e outro com cerca de 34kms e como é habitual o nosso atleta optou pelo percurso mais curto e teve como adversários alguns nomes importantes do btt onde se destacava o grande Marco Chagas!

O nosso atleta deslocou-se para o evento com a ideia de que ia fazer um percurso em estradão e não muito complicado à imagem do que tinha acontecido em outras edições, mas quando chegou e começou a trocar ideias com a  "concorrência" percebeu que este ano era bem diferente.

Mas vamos lá ao que interessa.....

Há hora certa deu-se o arranque atrás de uma viatura da GNR e logo que terminou a pré-partida o nosso  atleta optou por fazer um inicio mais rápido e tentou colocar-se na frente para não ficar barrado nos "singles", pois momentos antes da partida tinha recolhido informação da existência de muitos "singles". Os primeiros kms realizou-os no grupo da frente, liderado pelo Carlos Gomes (RBikes), a partir daí foi praticamente sempre em singles até perto do km 20 onde naturalmente já tinha perdido o contacto com os primeiros. Entretanto no inicio dos trilhos em eucaliptal viu-se obrigado a parar por se ter enfiado um pau na roda da frente,o qual arrancou o sensor do conta-quilometros, situação que o fez perder algum tempo. Ultrapassado este contratempo e já em estradão o Edmundo consegui manter o seu andamento e foi ganhando posições, o que o ia motivando e dando força para se manter assim até final, onde chegou com o tempo de  2h07m,o que lhe valeu um 29.º lugar à geral.

O vencedor da meia maratona foi o atleta Guilherme Lopes da equipa Casais lagartos Biketeam, seguido pelo atleta Pedro Amaro da equipa Sapor Cycling Team e a fechar o pódio o atleta Rui Paulo da equipa Boutike4bike.

No que diz respeito a vencedores da Maratona, eles foram pela respectiva ordem, Carlos Gomes (RBikes), Edgar Oliveira (Crakes do Pedal) e Jorge Batista (Pina Bike/Loures)

Quanto a organização o nosso atleta considera que esteve tudo 5* num percurso muito engraçado em que se nota ter existido muito trabalho, com boas marcações e bastante apoio da organização durante o percurso. 
A entrega de dorsais correu normalmente, os brindes eram os do costume e a água do banho estava quente, portanto dificilmente podia ser melhor!

Obrigada ao Edmundo por mais esta representação das nossas cores e dos nossos parceiros....

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Arealbike cumpre segunda prova da Taça XCM de Santarém

No transacto domingo realizou-se a 2.ª prova a contar para a Taça Regional de XCM de Santarém e o Arealbike/Radioalenquer esteve presente, não só por ter alguns atletas a disputar a taça, mas também porque esta prova realizou-se no nosso concelho, nomeadamente na localidade de Ota, com organização a cargo do CSRD de Ota.

Para esta  2.ª prova da taça manteve-se o interesse,  tendo comparecido à partida cerca de 270 atletas, muitos deles atletas de qualidade e de referência nacional, mesmo com o elevado número de eventos no mesmo dia, de onde se saliente o campeonato nacional de Masters em estrada, realizado em Almodovar.

Ota marcou este regional pela diferença e acreditamos que foi do agrado dos atletas, porque a organização apresentou um percurso em linha, sendo que os primeiros 40 kms eram rolantes e comuns para a maratona e meia maratona. Terminados os primeiros 40kms, surgia então a ascensão à Serra de Montejunto e à Serra de Ota, o que trouxe uma dificuldade não habitual nesta taça. Para além disso, realizou uma partida única, contrariamente ao que tem vindo a acontecer. A

A Arealbike/RádioAlenquer desta feita contou com os atletas Carlos Santos, Luís Carvalho, Edmundo Ramos, Jorge Sousa e Romulo Guerra, todos a participar como não federados, sendo que o Carlos disputou a maratona e os restantes a meia maratona.

Vamos então ao que foi a prestação dos nossos atletas. 

Começamos então pela prestação do atleta Carlos Santos o qual teve um bom inicio, mas muito desgastante, uma vez que aproveitou os primeiros kms para se chegar à frente da corrida, uma vez que partiu atrás de "tudo" o que era federados.
Terminados os primeiros kms conseguiu juntar-se aos atletas que lideravam a meia maratona e assim se manteve até estes terminarem a prova. Daí para a frente foi alcançados por alguns atletas e seguiu com eles, isto até sensivelmente a meio da Serra do Montejunto, onde passou a pedalar sozinho, ou quase, pois ainda andou uns kms com a companhia de outro atleta. A cerca de 10 kms do fim, o atleta viria a sentir uma quebra fisica e até final viria a ser ultrapassados por três atletas seus conhecidos, mas não conseguiu seguir com nenhum, terminado assim a sua prestação no 5.º lugar em Vet A e 8.º na Geral, com o tempo de 3h30m09s a 15m do vencedor da Greal e do seu escalão, Luís Marques da equipa Superbikes Olimpia Espigão Sup.
O vencedor entre federados e não federados foi o atleta Michael Isidoro da equipa Louletano Dunas Douradas, com o tempo de 3:10:42, seguido pelo atleta Cesário Filipe da equipa RÓÓDINHAS / Santos Silva, com apenas 1s de diferença, a fechar o pódio ficou o atleta Edgar Anselmo da equipa Viveiros Vítor Lourenço com mais 3m11s

Luís Carvalho viu-se a partir de uma posição desfavorável, porque partiu na última
box, assim como todos os outros nossos atletas, mas não se rendeu e também aproveitou os primeiros kms para chegar o mais à frente possível. O atleta viria a realizar uma boa prova, sem contratempos e com um andamento sem quebras, na disputa direta pelos lugares cimeiros da meia maratona, mas a concorrência viria a ser ligeiramente mais forte, tendo o nosso atleta terminado no 5.º lugar em Vet A e em 6.º na geral a 2m45s do vencedor, Ricardo Mendes da equipa Bike Clinic.

No que diz respeito ao atleta Jorge Sousa, apresentou-se nesta prova com objectivo de ganhar ritmo, porque viu-se obrigado a uma paragem forçada durante algum tempo, pelo que optou por partir de trás e fazer a prova de trás para a frente a um ritmo que não o levasse a ter quebras fisicas, pois o atleta tem como objectivo já no próximo domingo realizar a prova  "Alvalade/Portocovo/Alvalade" e não pretendia desgastar-se demasiado. Já perto do final viu-se envolvido numa queda com outro atleta que o fez perder alguns lugares, mas ainda assim o atleta concluiu a prova na 31.ª posição em Vet A e na 57.ª posição da Geral (promoção), classificação que o motivou para os próximos desafios, pois conseguiu melhorar a sua classificação em relação à primeira prova e conseguiu pontuar. 

Já o atleta Edmundo Ramos continua a sua ascensão na tabela classificativa e esta prova não foi excepção, tendo o atleta iniciado a prova de forma controlada, guardando energias para as zonas com mais acumulado, situações fáceis de gerir para quem conhece a zona como o nosso atleta. Ultrapassadas as maiores dificuldades do percurso o Edmundo aumentou o ritmo e foi ganhando posições até final, onde terminou na 55.ª posição em Vet A e em 111.º da Geral (promoção). O atleta mostrou-se bastante satisfeito com a sua prestação, pois melhorou novamente os seus resultados e conseguiu fazer uma gestão do esforço sem quebras.






Por fim o nosso atleta Rómulo optou por realizar a prova junto de amigos com menos preparação física e não se preocupou com a tabela classificativa, dando desta forma mais valor ao convívio e ao gozo dos trilhos de forma descontraída. Contudo o nosso atleta foi classificado, tendo passado a linha de meta na 70.ª  posição em Vet A e na 137ª posição da Geral promoção.


A próxima prova a contar para a Taça irá realizar-se na localidade da Raposa - Almeirim, no dia 15 de Junho de 2014.

No que diz respeito à organização, os nossos atleta diz-se bastante satisfeito com o trabalho apresentado, contudo registam a falta de mais "pontos" de abastecimento de água.

Agradecemos aos nossos atletas por mais estas prestações honrosas, aos nossos parceiros por todo o apoio e à "Noticias BTT/Ciclismo" pelas fotos.




quinta-feira, 15 de maio de 2014

Por pouco Pedro Alegre não vai ao pódio!

No passado domingo o nosso atleta Pedro Alegre foi representar a equipa à capital, mais concretamente à bela mata de Monsanto Vedras, no evento denominado Maratona  BTT Hitachi, com organização a cargo da Last Lap de acordo com os regulamentos da UVP- Federação Portuguesa de Ciclismo


A organização registou mais de 700 participantes, o que é uma moldura humana bem significativa, se tivermos em conta que no mesmo dia registou-se inúmeros eventos nas proximidades. Foi colocada à disposição dos atletas inscritos, duas distâncias , designadas por meia maratona que contou com 30 kms e a maratona que contou com 60 kms, ambas com acumulado de subida significativo, o que já se esperava, uma vez que Monsanto não tem nada de plano.

O Pedro optou por marcar a sua presença na meia maratona, assim como a grande maioria dos atletas presentes, os quais partiram 15 minutos depois dos atletas da maratona, por forma a tentar evitar congestionamentos nos trilhos.   


A prestação do Pedro foi a assim:


O nosso atleta que não se encontrava numa posição muito favorável na grelha de partida aproveitou os primeiros 6 kms, para recuperar posições, uma vez que foram realizados praticamente em patamar e com espaço para ultrapassar. Terminados os primeiros kms, começou a surgir as subidas e os single-trecks e o Pedro manteve-se a lutar pelos lugares cimeiros, uma vez que se estava sentir bem fisicamente e os kms iam passando sem contratempos. Ultrapassada a linha de meta o nosso atleta terminava a prova em 12º lugar da geral e 4.º no Escalão Vet A.  

O vencedor da maratona foi o Ricardo Bento, seguido pelo atleta Sérgio Gaboleiro e a fechar o pódio o atleta Francisco Alves.

TOP 15 Meia Maratona



No que diz respeito à organização, o nosso atleta diz-se bastante satisfeito com o trabalho apresentado e vem maravilhado com os trilhos percorridos. 

Agradecemos ao Pedro por mais esta prestação e a todos os nossos parceiros

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Arealbike/Radioalenquer volta a marca presença na entrada.

No passado dia 27 o atleta Nuno Alegre deslocou-se à Cidade de Évora e representou a Arealbike/Radioalenquer no evento denomindado  "ÉVORA GRANFONDO Challenger", evento realizado de bicicleta de estrada, vocacionado para todos os praticantes de ciclismo e cicloturismo.

Este foi o segundo Granfondo realizado em Évora, o primeiro foi o "GrandFondo Eddy Merckx" em 2011, apadrinhado pelo Canibal, tendo sido o primeiro evento deste género em Portugal. Após três anos de interregno e com os Granfondos a ganharem o merecido destaque a nível nacional, o GDR Canaviais tomou a iniciativa de organizar o “Évora Granfondo Challenge”. O evento tem por objectivo os atletas superarem-se a si mesmos, o convívio e boa disposição, bem como permite aos atletas desfrutarem o melhor do Alentejo, passando em alguns dos pontos mais emblemáticos desta região como o Templo Diana, a barragem do Alqueva, a Vila de Monsaraz, entre muitos outros. 



Por forma a tentar chegar a todos os interessados em participar, a organização propôs duas distâncias com diferentes graus de dificuldade, 170 kms com dificuldade média/alta e 90kms com dificuldade baixa e os interessados responderam em larga escalda, tendo-se registado cerca de 1500 atletas.

O nosso atleta participou na extensão mais curta e não se apresentou com aspirações classificativas, uma vez que seria a sua primeira presença num evento desta natureza, e sabia antemão que a sua condição física não é a mesma de outros tempos, mas ainda assim iria dar o seu melhor. O Nuno partiu de uma posição muito desfavorável, uma vez que partiu das últimas posições e viu-se condicionado pelas inumeras quedas que ocorreram nos primeiros kms, mas ultrapassadas estas contrariedades o Nuno impos o seu andamento e percoreu os 90 kms sem mais contratempos, com o tempo de  2H55m42s, o que lhe valeu a 131.ª da geral e a 38.ª no seu escalão. O vencedor à geral foi o Atleta Ricardo Gaspar da equipa Clube Cuba Aventura, com o tempo de 02h28m29s, seguido por Gil Santos e Vitor Araujo, ambos da equipa Agência Avenida/D Helvetia




No que diz respeito ao percurso com a extensão maior, este foi ganho pelo atleta João Letras da equipa Peçamodovar/Casa do Benfica em Almodôvar, seguido pelo atleta João Portela e Rui Rodrigues, também da mesma equipa.

O nosso atleta registou um excelente trabalho da organização, com uma estrutura de topo, permitindo desta forma que os participantes possam sentir na pele a sensação de "verdadeiros profissionais". 

Fica uma palavra de obrigada ao atleta por mais uma representação e a todos os nossos parceiros.