quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Pedro Amaro no top 15 do SKY ROAD MEDIOFONDO Aldeias do Xisto

No passado dia 12 de Outubro os Atletas Pedro Amaro e Rui Alexandrino deslocaram-se à Lousã e representaram a Arealbike/Radioalenquer na SKY ROAD GRANDFONDO Aldeias do Xisto (SRAX), evento realizado de bicicleta de estrada, vocacionado para todos os praticantes de ciclismo e cicloturismo. 

O evento define-se como uma prova de resistência, dada a sua distância e o seu desnível acumulado, simulando uma etapa de montanha de uma qualquer grande volta ciclista (Tour de France, Vuelta a España ou Volta a Portugal). A base deste evento do tipo “GranFondo” é o cenário de montanha, e foi trazido para Portugal pela ULTRA-SPIRIT ® sports com o objectivo de proporcionar a todos os atletas a experiência de viver as sensações de uma verdadeira etapa de montanha, enquadrados por uma logística à altura dessa experiência.

O cenário escolhido para este evento foi mais uma vez a zona montanhosa das Serras da Lousã e do Açor, onde os participantes percorreram estradas com escasso trânsito automóvel, mas em excelentes condições e com enquadramentos paisagísticos de exceção num traçado desafiante e caracterizado pelos grandes horizontes, dando visibilidade ao potencial do Centro de Portugal como destino de exceção para a prática do ciclismo e do cicloturismo.

O evento contou com cerca de mil participantes, muitos deles de alto nível nacional, onde se inclui ex. profissionais da estrada e campeões nacionais de masters. Os participantes podiam optar pelo meiofondo e percorriam 90 kms com 1700m D+, ou então o granfondo no qual iriam percorrer 160 kms com 3750m D+.

Mas vamos ao que os nossos atletas fizeram!!!

O atleta Pedro Amaro que participou no mediofondo, tinha como objectivo terminar no top 30, tendo em conta o numero de participantes e a qualidade dos mesmos, os quais dispensam apresentações, mas superou as suas expectativas em larga escala, tendo conseguido nas duras montanhas da serras de Lousã e Açor intrometer-se entre os melhores e alcançar um honroso 12º lugar à geral e 11.º no escalão, com o tempo de 03h05m38s a apenas 20 segundos de José Silva Campeão Nacional de Masters e a 00h15m30s do Vencedor, Pedro Morgado.

No final o nosso atleta confessa que sofreu bastante para aguentar o ritmo elevado, num percurso muito montanhoso, com subidas por vezes íngremes, algumas com quase 20kms de extensão, descidas vertiginosas, nevoeiro e sol, mas que o resultado compensa tudo isso, tanto que considera o mesmo como uma vitória!

Já o nosso atleta Rui Alexandrino que se preparou bem para esta prova, viu-se nos últimos 15 dias a não conseguir treinou por questões profissionais e ainda se debateu com uma enorme constipação, mas nada que o fizesse baixar os braços e há hora da partida estava lá para fazer o melhor. Como o nosso atleta sentia que não estava nas melhores condições, começou a prova com algumas cautelas porque sabia que iria ser muito dura e pedalar fora do meu ritmo confortável podia trazer dissabores, especialmente numa prova de alta montanha. No entanto com o passar dos Kms começou a sentir-se cada vez mais confortável e foi aumentando gradualmente o ritmo, alimentando-se bem, ingeri os líquidos adequados e aproveitando os abastecimentos.
O nosso atleta não conseguiu trabalhar em equipa, uma vez que a divisão de percursos foi ao km 18, pelo que, foi trabalhando com outros atletas para nunca ficar sozinho, tendo na subida final de 14 Kms aumentado o ritmo, mas sempre dentro dos limites, o que permitiu chegar à descida final de 18 Kms com a concentração e discernimento suficiente para fazer média de 50Km/h!! na descida, e com isso ganhou uns lugares, terminado a prova na 175º posição da geral e 116º no escalão seniores masculinos, com o tempo de 06h26m21s a 01h15m28s do vencedor, Tiago Machado. 


Em suma,  os  receios que  o  nosso  atleta tinha  à partida,  por estar  em  baixo  de  forma, fizeram com que concluísse a prova dentro de um ritmo confortável, longe dos limites, mas com a sensação que podia ter feito um pouco melhor...


Regista-se mais uma vez esteve excelente trabalho da organização, com uma estrutura de topo, permitindo desta forma que os participantes possam sentir na pele a sensação de "verdadeiros profissionais". 

Os nosso atletas estão de paragens pela dedicação e empenho, e sempre com uma coragem enorme de ultrapassar os seus limites e de se defrontarem com os melhores.

Classificações em:http://results.bazumedia.com/event/results/event/event-5871


Sem comentários:

Enviar um comentário