quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Luis Carvalho é 2.º na Meia Maratona Festibike 2013


Mais um ano passou e estamos de novo no Festibike, evento que não necessita de apresentação, não fosse ele a maior referência nacional no mundo das bikes.

Apesar de toda a envolvencia do festibike, apenas abordamos o evento de BTT, o qual este ano apresentou duas novidades, o sistema de partida por boxes e o controlo por chip, o qual se encontrava no dorsal. No evento, vertente promoção, participaram cerca de 1900 atletas, sendo que  pouco mais de 1600 participaram na meia maratona e os restantes na maratona.

O evento depois de algum "desentendimento" quanto a kms e altimetrias com informações contraditórias, voltou a falhar na abertura do recito, uma vez que abriu 20 minutos mais tarde e a entrada e colocação nas boxes, que começou bem, tornou-se um "salve-se quem puder" com atletas a "fugirem" para outras boxes e boxes a avançarem para as seguintes sem a organização permitir....mas lá arrancou tudo do mesmo à ordem, mas 5 minutos antes da hora da partida..enfim!!!

Desta feita a Arealbike/RádioAlenquer, foi representada pelos atletas Carlos Santos, Luís Carvalho, Nuno Alegre e Rómulo Velez, na meia-maratona e pelo Rui Alexandrino na maratona.

Vamos lá então ao que foi a prestação dos nossos atletas!

Os nossos atletas ficaram repartidos pelas várias Boxes do evento, mas ao movimentarem-se para a linha de partida da meia Maratona o atleta Luís Carvalho conseguiu juntar-se a Carlos Santos na frente e assim partiriam com os primeiros, enquanto o Nuno e o Romulo se encontravam no meio da "multidão", isto enquanto o Rui já pedalava à alguns minutos, menos do que os que estavam previstos, uma vez que a "meia" arrancou antes da hora.

Iniciada a meia maratona o Carlos e o Luís colocaram-se nas primeiras posições, contudo terminada a subida do hotel seguiam alguns metros atrás do grupo da frente "a juventude "profissional" da estrada" nas logo os nossos atletas se agruparam e assim se mantiveram até se entrar na terra batida, 9 kms depois. Aqui conseguiram entrar nos primeiros 10 e foi "um salve-se quem puder" uma vez que começou as ultrapassagens dos atletas mais lentos da maratona. Com mais ou menos dificuldade o Carlos e o Luís lá foram tentando não perder a roda, mas foi inevitável e por volta do kms 15 estavam a perder tempo para a frente, nisto o Luís força o andamento e o Carlos fica para trás, tendo logo de seguida surgido um congestionamento, onde o Carlos Santos ficou "preso", melhor sorte teve o Luís que conseguiu passar a tempo.

Daqui para a frente o Luís seguiu sozinho e dentro dos 10 primeiros lugares, tendo conseguido juntar-se a um grupo de atletas da meia e com eles se foi mantendo, já com menos dificuldades de ultrapassagens, pois o percurso já era mais em estradão. Entretanto surge a separação dos percurso e só faltava percorrer mais 25 kms, mas estes sem ultrapassagens e com tendência de descida. O nosso atleta manteve-se no grupo e na parte final da prova deu tudo o que tinha e conseguiu terminar na 8.ª posição da Geral e 2.º no escalão Vet A, brindado assim o se esforço com um excelente resultado.

Já Carlos Santos que perdeu a companhia do Luís foi fazendo o que podia para ir passando os "maratonistas" e perder o menos tempo possível  tendo cerca do kms 20 sido alcançado pelo seu conhecido Mauro Santos e seguiu-lhe a roda, mas logo depois na ânsia de passar atletas mais lentos optou por circular fora do trilho e em resultado disso foi 1 minuto perdido a desbloquear a roda de trás, que bloqueou com a lama. Problema resolvido e mais uns lugares perdidos foi momento de andar para a frente, tendo começado a avistar o colega Rui Alexandrino que seguia na maratona. Entretanto trocou umas palavras com o Rui e continuou, tendo imediatamente a seguir chegado à separação dos percursos, onde ainda tentou ir na roda de três atletas, mas não conseguiu, tendo ficado sozinho e percorrido os restante 25 kms sem ver "viva alma", tendo terminado a sua prestação na 19.º posição da geral e 5.ª em Vet A.





Quanto ao Rómulo e ao Nuno, os atletas debateram-se com um "mar" de atletas para ultrapassar e se aos primeiros a lama já causava dificuldades, a eles ainda causou mais, , mas os atletas não baixaram os braços de foram ultrapassando as dificuldades que se atenuaram depois da divisão dos percursos, tendo daí para ambos conseguido impor os seus andamentos e com isso ganhar muitas posições, tendo o Romulo alcançado a 131.ª posição na geral e a 44.ª posição no escalão Vet. A, enquanto o Nuno terminou na 336.ª posição da geral e na 141.ª posição no escalão Vet A.   



Classificação Geral Meia Maratona

No que diz respeito à prestação do Rui Alexandrino na maratona, esta começou muito bem com o atleta a entrada na terra batida bem posicionado e  desde  logo  procurou 
manter-se na roda dos mais rápidos, mas à medida que iam passando os kms a lama tornava-se mais consistente o que fez com que o nosso atleta procurasse um andamento mais contido por forma a evitar problemas na bike. Por esses motios ponderou seguir o percurso da meia maratona, mas lá acabou por seguir o percurso da maratona, mas por pouco tempo, uma vez que apercebeu-se de diversos atletas a percorrer mais de um km com as bicicletas ás costas, situação que o fez desistir da prova e regressar a Santarém pelo alcatrão. No final o nosso atleta estava desiludido, pois em muitos anos de BTT foi a primeira vez que desistiu, contudo considera que o bom senso falou mais alto.....e foi a melhor opção.     

No que diz respeito à avaliação do evento, os atletas vêm algo desiludidos, pois é notório a quebra de qualidade do evento e começa a surgir falhas que para este tipo de organização não têm razão de ser. Registou-se e continua a registar-se o que consideramos uma falta de respeito o facto de não existir pódio para escalões na promoção e apenas existir uma medalha para o primeiro de cada escalão, o que é triste, quando essa gente não é mais nem menos que aproximadamente 1900 pagantes......

Mais uma vez a Arealbike/RádioAlenquer tem motivos para continuar a festejar os sucessos alcançados no decorrer desta época, aproveitando para agradecer o esforço e empenho dos seus atletas e dedicar os seus feitos a quem continua a acreditar em nós, seguidores e patrocinadores, uma vez que sem eles isto não era possível. 

Sem comentários:

Enviar um comentário