sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Arealbike/Radioalenquer esteve na 10.ª Edição dos Trilhos de Baco!


No passado dia 18 de Agosto teve lugar na localidade da Vidigueira um clássico do BTT nacional, nomeadamente a Maratona Trilhos de Baco, que este ano comemorou a sua 10ª edição.

O evento contou com a presença de cerca de 600 atletas, divididos entre um passeio familiar (20 Km), a Meia-Maratona (40 Km) e a Maratona (70 Km). Entre os participantes , que eram nada mais, nada menos que alguns dos melhores atletas nacionais, tanto que a linha de partida era digna de uma prova da Taça de Portugal, se encontravam os nossos atletas Rui Alexandrino e o Pedro Alegre.

Na maratona o Arealbike contou com a participação do seu atleta Rui Alexandrino, que partiu na frente da corrida, tendo acompanhado o ritmo inicial, mas como este era demolidor, o Rui cedeu e encontrou o seu ritmo de corrida. Com um percurso maioritariamente rolante e rápido, ainda ouve espaço para algumas dificuldades, pelo que o nosso atleta, que desde cedo impôs um ritmo muito forte, procurou nunca "trabalhar" sozinho, por forma a conseguir manter o ritmo nessas dificuldades e de alguma forma resguarda-se do forte calor Alentejano que se fez sentir. O Rui concluiu os 70 kms e os seus 1150m D+ sem percalços, tendo terminado na 38.ª posição, entre os 122 atletas que concluíram,  com o tempo de 2:52:49 a 26m48s do vencedor que foi José Melitão da equipa BiciplusPalmela/Proaventura.com




Já Pedro Alegre que participou na meia maratona, optou por ir em ritmo de passeio, mas passados poucos kms mudou de ideias e passou a andar nos seus limites, fazendo uma prova de trás para a frente, pelo que foi aproveitando a "roda" de outros atletas para recuperar o fôlego e depois continuar a sua recuperação classificativa, que de certa forma resultou, pois o nosso atleta conseguiu concluiu a prova na 49.ª posição, entre 327 atletas, com o tempo de 1h51m34s a 23m30s do vencedor que foi Fernando Carriço da equipa Clube de Praças da Armada.










A Arealbike, em nome dos nossos atletas, dá os parabéns à organização, a qual esteve a cargo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Vidigueira em colaboração com os Trilhos de Baco, pelo trabalho de topo com que brindaram os participantes e famílias. 

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Arealbike/Radioalenquer em destaque na Malveira!

Luís Carvalho vence a meia-maratona do 9.º Passeio da Fexpomalveira!

No passado domingo a Arealbike deslocou-se à localidade da Malveira para participar na 9.ª edição do passeio de BTT Fexpomalveira, o qual se encontra inserido na feira anual da localidade, a qual dá o nome ao evento e para isso contou com os atletas Carlos Santos e Luís Carvalho.



O evento apresentou três opções em termos de percurso, nomeadamente um de 20 kms, outro de 35 kms e o maior com 50 kms, existindo também em simultâneo um passeio pedestre que poderia ser aproveitado pelos acompanhantes dos atletas, enquanto aguardavam a sua chegada. Em termos de percurso, já é do conhecimento geral que não é uma região "fácil" devido à sua geografia e à muita pedra existente nos trilhos, factos que não foram suficientes para afastar os participantes, até pelo contrário, uma vez que a organização, a cargo da equipa de BTT Sem Mãos, foi brindada com um moldura humana que ultrapassava as duas centenas de atletas o que consideramos uma boa adesão, tendo em conta a dureza reconhecida e confirmada, com os seus 1800 m de acumulado na maratona e 1000 m  na meia-maratona. 

Os nossos atletas  ficaram satisfeitos com o trabalho da organização, e como tal a nota é muito positiva, uma vez que os únicos pontos que consideram que deviam ser revistos era a
 "chegada", nomeadamente ter mais destaque e o atraso na publicação das classificações, no entanto, à que salientar as excelentes marcações, abastecimentos/pontos de água e fotos a custo zero.   


Mas vamos à prestação dos atletas:

Concluídos os preparativos habituais e as respectivas formalidades, deu-se inicio à prova e os nosso dois atletas colocaram-se na frente do pelotão, tendo logo na primeira subida, ainda dentro da localidade da Malveira descolado do mesmo, na roda do Luis Marques, sendo seguidos por mais dois atletas. Terminada a subida e já na terra batida se desfez o grupo da frente, tendo o Luis Marques se destacado, enquanto Luís e o Carlos ficado com outro atleta na perseguição.

Percorridos que estavam meia dúzia de Kms  e com os nossos atletas na 2.ª e 3.ª posição da-se a queda do Carlos, a qual foi algo violenta, tanto que o Luis parou de imediato para ver se o colega estava bem, mas o Carlos, ainda que combalido disse para ele continuar. O Carlos depois de verificar as mazelas e danos na bike decidiu continuar, mesmo com dores consideráveis num dos dedos da mão. 


Apesar da queda o Carlos praticamente não perdeu posições e seguiu na roda do grupo do 4.º e assim se foi mantendo durante vários kms, em muitos dos quais na frente do grupo, que era composto por mais dois, quando a determinada altura se apercebe que o Luís seguia poucos segundo à frente. Perante tal facto disse ao atleta que não ia puxar mais, porque o colega de equipa ia já ali, tendo então o outro atleta começado a puxar a ambos alcançaram o Luis, o que se debatia com alguns problemas na transmissão. 




Entretanto 1 km depois, já o Carlos e o Luis tinham sido "descarregado" pelo outro atleta, passando desde então a partilhar o esforço, mas se o Carlos se debatia com dores no dedo nas descidas, o Luis debatias-se com problemas lombares devido à "agressividade" do percurso, pelo que à separação dos percursos, contrariamente ao que estava previsto, o Luís seguiu para a meia maratona.

Daí para a frente o Luís manteve o mesmo andamento e foi deixar passar os kms até confirmar a sua vitória na linha de meta, onde terminou os 35 kms com o tempo de 2h05m.

Já o Carlos que à separação dos percursos se enganou no caminho viu-se a cair para a 6.ª posição, foi controlando o esforço e de forma muito condicionada foi fazendo as descidas, até que a cerca de meia dúzia de kms do fim começa a ver dois atletas à sua frente, pelo que forçou o andamento e alcançou-os e logo na subida seguinte deixou-os para trás, recuperando desta forma a 4.ª posição, classificação com que terminou a maratona, depois de 53 kms concluído em 3h15m.

Classificações Oficiais.

Meia-maratona

Maratona

Por fim! Fica uma palavra de força para a organização pelo trabalho realizado, pois com as condicionantes que de dia para dia são maiores, ainda consegue espírito para levar em frente este belo evento.

Deseja-se também melhor sorte ao atleta Alenquerense Jorge Sousa que fez parte da " comitiva", mas que devido a um furo não conseguiu concluir terminar a prova.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Arealbike/Radioalenquer em duas frentes .....

Pois é! este fim de semana vai ser assim.....





Fica os votos de boa sorte para os atletas.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Pedro Amaro impõe-se em Fátima e vence a Meia Maratona!



No passado dia 28 Julho realizou-se a maratona de Fátima 2013, ultima prova pontuável para 
o troféu de BTT de Ourém.  Para esta  prova  em  representação da ArealBikeRadioAlenquer, estiveram presentes os atletas Pedro Amaro e Luís Carvalho, ambos na com participação na meia maratona.

As expectativa era altas, visto que os atletas têm vindo a obter resultados de destaque, o que demonstra o empenho, dedicação e muito trabalho ao longo de toda a época.

O evento contou com a presença de cerca de 400 participantes, os quais aceitaram o desafio de enfrentar os difíceis trilhos do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. O percurso já se antevia muito difícil, quer a nível técnico, visto que em todo o percurso a pedra era o mais abundante, quer a nível físico, devido  ao acumulado de subidas, o qual ascendia a 1000m.

Mas vamos à prestação dos atletas da Arealbike!

Depois de um começo de prova num ritmo elevado e de algum azar para o nosso atleta Luís Carvalho, a dupla separou-se e passaram a trabalhar individualmente.


No que diz respeito ao atleta Pedro Amaro este aos 10 kms, na primeira grande dificuldade do dia, uma subida com cerca de 5km num piso muito difícil, destacou-se e terminou esta dificuldade isolado na frente de um grupo muito pequeno de atletas, grupo esse onde estava inserido. Ao longo de todo o percurso as subidas foram fazendo a filtragem de atletas, até que a 15km do final o nosso atleta Pedro Amaro ficou isolado na frente da corrida mantendo sempre um andamento muito forte até ao final, conseguindo desta forma vencer a prova!!

Já o atleta Luís Carvalho teve um pequeno contratempo  logo no inicio devido a uma queda, mas sem lesões ou danos, contudo perdeu algum tempo, o que fez com que perdesse o contacto com o grupo perseguidor. Como se ainda não fosse suficiente, veio-se  a perder o que condicionou em muito a sua classificação, Contudo regista-se a excelente recuperação, a qual lhe permitiu terminar na 12.ª posição


Classificação 

Fica o registo de mais uma vitória do nosso atleta Pedro Amaro e da ArealBike/RadioAlenquer, atleta que tem vindo a demonstrar a boa condição fisica com excelentes prestações ao longo da época!!!

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Faltou um bocadinho assim!!! na 7.ª Maratona das Caldas da Rainha


No passado dia 14 de Julho a equipa Arealbike/Radioalenquer deslocou-se à localidade das Caldas da Rainha, mais concretamente à localidade do Campo, para participar na 7.ª Maratona da Cidade Caldas da Rainha/Auto Leandro Santos, prova a contar para o troféu do Oeste.



A organização esteve a cargo da equipa BttTeimosos, organização que se apresentou muito organizada, tranquila e  de qualidade, o que agradou e muito aos cerca de 500 participantes, que se dividiram pela maratona e meia maratona.

O evento contou com um nível  muito alto de atletas, de onde se destaca algumas referências da modalidade a nível nacional, como José Silva, Nuno Vicente, Hugo Carvalho, Marco Almeida, isto nas maratonas, já nas meias maratonas destaca-se Ricardo Mendes, Luíz Cardoso, Sérgio Franco entre os outros.

Desta feita a Arealbike marcou presença com os atletas Pedro Amaro, Luis Carvalho e Carlos, Santos, todos com participação na meia maratona e a disputar o escalão de Vet A. 

As expectativas dos atletas eram altas, mesmo sabendo que a concorrência era forte, o que de certa forma promove mais "motivação" e valoriza os resultados. 

Mas vamos lá à prestação dos nossos atletas!



Como era esperado as "referências" encontrava-se todas bem posicionadas na linha de partida e como o inicio do percurso iria ser em plano adivinhava-se um inicio extremamento rápido e os atletas não se enganaram, pois o ritmo imposto, chegou a ser de 40 kms/hora, fez logo estragos nos primeiros quilometros ao ponto de ter ficado apenas um grupo de cerca de 20 atletas na frente da corrida, entre os quais o Carlos Santos. Ultrapassados os primeiros 10 kms e com inicio da subida o atleta Carlos Santos não conseguiu acompanhar os primeiros e cedeu, tendo  sido alcançado pelos colegas de equipa, mas por pouco tempo, pois o nosso atleta Pedro Amaro não vacilou e impôs um ritmo muito forte, deixando para trás o Carlos Santos e o Luis Carvalho. 

A partir daí o Pedro Amaro foi recuperando posições e alcançou o 3.º classificado, da geral da meia maratona e com a liderança "à vista ". O nosso atleta foi partilhando o esforço com o atleta que seguia na terceira posição, o qual durou até a reta da meta, pois aqui deu-se o sprint entre os atletas e a vantagem sorriu ao outro atleta, ficando o nosso atleta na 4.ª posição. 



No que diz respeito ao Luis Carvalho, partilhou alguns kms com o Carlos Santos e com outro atleta, mas depois destacou-se com o outro atleta e juntamente com outros dois formaram um grupo e partilharam o esforço até à divisão do percurso, pois dois dos atletas seguiram para a maratona e o outro atleta furou, tendo os últimos kms do Luís sido feitos sozinho e na tentativa de alcanças os atletas que seguiam à sua frente, mas sem sucesso, terminando desta forma na 6.ª posição.


Já carlos Santos, que teve um inicio muito forte, pagou a fatura na primeira subida, momento em que foi passado pelos colegas de equipa e outros dois atletas, contudo conseguiu ir atrás do prejuízo e no primeiro controlo alcançou o grupo do colega de equipa Luis Carvalho, mas mais tarde voltou a ceder, mas inda assim conseguiu juntar-se novamente ao grupo, mas voltou a não conseguir aguentar-se no grupo e ficou para trás , tendo percorrido os últimos 15 kms sozinho, apenas preocupado em não ser alcançado, o que esteve perto, pois a cerca de 2 kms do fim viu-se perseguido por um grupo de vários atletas, mas conseguiu manter a vantagem e terminou na 7.ª posição.

Concluída a prova a Arealbike colocou 3 atletas no top 7 da geral, classificação que se manteve em termos de escalão, pois todos os atletas que terminaram à frente dos nossos eram Vet A.



Por fim à que assinalar a forma como a organização recebeu os atletas, a excelente capacidade de organização e o trabalho no percurso, pelo que, deixamos os nossos parabéns à organização.


Fica também uma palavra de obrigada à Noticias BTT/Ciclismo pela partilha das fotos.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Rescaldo do 5.º Passeio BTT de Ribamar

No passado dia 07 de Julho, o ArealBike marcou presença em mais um evento de BTT, sendo que desta feita a localidade escolhida foi Ribamar no concelho da Lourinhã, na qual se realizou o 5.º Passeio de BTT, com organização a cargo da equipa Ribabiketeam (www.ribabiketeam.com).
O evento, ainda que de um passeio se tratasse, tinha duas hipóteses de percurso, um com a extensão de 30 kms e outro com a extensão de 60, bem como iria contar com uma classificação para cada vertente.    

Como a localidade em questão se situa junto ao mar, brinda os participantes com paisagens maravilhoras e o que faz com que os participantes de edições anteriores sejam clientes assíduos, como é o caso do Arealbike.
Mas vamos lá à participação do Arealbike!
Desta feita estiveram a representar a equipa, os atletas, Nuno Alegre, Pedro Alegre e Rómulo Guerra, que optaram por se dividir nos dois percursos, mais concretamente o Nuno Alegre e o Pedro Alegre nos 30 kms e o Rómulo Guerra na extensão maior.
No que diz respeito à prestação dos atletas, podes-se dizer que o Pedro Alegre, que tem vindo a melhor a sua condições física, viu o seu desempenho a ser brindado com a quarta posição. Quanto ao Nuno Alegre, que no seu ritmo e sem problemas alcançou a 30ª posição. 
Já Rómulo Guerra acabou por ser desclassificado uma vez que por engano não passou no 3.º posto de controlo, situação que só se veio a apercebeu no 4.º posto de controlo.





No entendimento dos atletas presentes a organização está de parabéns pelo tipo de desenho do percurso, o qual em grande parte percorreu as falésias sobre as praias locais, marcação,  abastecimentos, duche e almoço. Contudo fica um ponto negativo, pois até à presente data não existe divulgação de classificações.
Para terminar, fica os agradecimentos aos atletas pelas representação da equipa.