sexta-feira, 26 de abril de 2013

A localidade de Ota recebeu a 4ª prova do Regional de Santarém XCM.


A simpática localidade de Ota, Concelho de Alenquer, recebeu a 4ª prova do Regional de Santarém XCM, campeonato que a Arealbike/RádioAlenquer se encontra a disputar. Estiveram presentes a representar a equipa, Rui Alexandrino e Rómulo Guerra na Maratona, Luís Carvalho, Pedro Alegre e Pedro Amaro na Meia Maratona. destaque para Pedro Amaro que se encontrava até esta prova a lutar pela revalidação do titulo em Vet A, ele que, tinha boas recordações desportivas de Ota, local onde o ano passado se sagrou Campeão Regional. No que diz respeito á prova própriamente dita, a organização decidiu este ano alterar o percurso e este viria a revelar-se  bem diferente do ano transato e de bom agrado para os atletas.
Mas vamos ao rescaldo das prestações dos atletas da Arealbike/RádioAlenquer, começando pelo homem melhor colocado, de seu nome, Pedro Amaro.
Num percurso em que o acumulado de subidas não era muito, as poucas subidas existentes davam para fazer alguma diferença, o nosso atleta impôs um ritmo muito forte logo de inicio juntamente com o atleta que lidera o Camp. Regional Filipe Coelho,  que na parte inicial "cavou" alguma vantagem para o nosso atleta, vantagem essa que só perto do final num sobe e desce constante fui reduzida, não tendo sido suficiente para Pedro Amaro recuperar e alcançar o primeiro lugar, o nosso atleta viria a conquistar um 2º lugar a cerca de um minuto do primeiro, consolida assim a 2ª posição na geral e quase lhe garante o Vice Campeonato a uma prova do final, visto que já tem 32 pontos de diferença para o 3º classificado.
Na Meia Maratona estiveram também presentes Luís Carvalho e Pedro Alegre, o Luís Carvalho sentiu algumas dificuldades numa fase inicial, mas efetuou uma prova de trás para a frente. tendo sido uma constante a recuperação de lugares até ao final, tendo conseguido um 7º Lugar, já  Pedro Alegre, por seu turno chegaria na 32º posição.Na maratona, representaram as cores da equipa Rui Alexandrino e Rómulo Guerra, o Rui viria a fazer uma prova imaculada, sem problemas, este demorou algum tempo a encontrar o seu ritmo, no entanto viria a fazer uma boa primeira volta, tendo demorado 01:29, a segunda volta começava com uma subida extremamente dura que fez alguma mossa na maioria dos atletas. Como o Rui foi moderado ao longo de toda a sua prestação, gerindo o seu esforço, esta sua atitude, permitiu-lhe ultrapassar vários atletas que viriam a passar por dificuldades na segunda passagem pelo percurso, o homem da Arealbike concluía a sua prestação na 9ª posição em 03:30 m.
Quanto ao Rómulo Guerra, viria a desistir devido a problemas mecânicos, mais precisamente com o encaixe do celim, o que impossibilitou o atleta de terminar a sua primeira prova pela Arealbike/RádioAlenquer.
Fica também as nossas felicitações para a organização que pertenceu ao Centro Social e Recreativo de Ota, pois foi feliz nas alterações que implementou no traçado da prova e de acordo com os mais diversos testemunhos, estiveram de parabéns  a todos os niveis.


sexta-feira, 19 de abril de 2013

Época 2013, balanço até ao momento, 14 provas, 13 pódios...

A época 2013, têm se vindo a revelar uma excelente época para a Arealbike/RádioAlenquer e seus atletas, com estes a colherem os frutos dos seus treinos e dedicação á equipa e a modalidade. Os atletas da Arealbike/RádioAlenquer, disputaram até ao momento 14 provas, chegando por 13 vezes ao pódio.
Por três vezes chegaram ao lugar mais alto do pódio,  conquistaram a segunda posição em outras sete provas e por fim, por três vezes conquistaram a terceira posição. Esperamos continuar na senda do sucesso, por agora, resta-nos agradecer o apoio dos nossos parceiros, patrocinadores, atletas e suas famílias.

Luis Carvalho rubricou mais uma excelente participação, foi 2ª na Prova de XCO em Toledo - Lourinhã

No passado domingo decorreu em Toledo mais uma prova de btt inserida no troféu do Oeste. Era uma prova de XCO com 5 voltas a um percurso dando no final 16kms, por isso o ritmo a impor teria de ser fortíssimo de inicio ao fim e foi isso mesmo que o atleta da Arealbike/RádioAlenquer fez,  arrancou desde logo a dar o seu máximo e depressa ficou isolado junto com outro atleta, Sérgio Franco, de seu nome, descolaram do resto da concorrência tendo dado desde logo um avanço bastante significativo. 
Na segunda volta ao percurso o atleta Sérgio Franco, começou a  aumentar o ritmo e o Luis Carvalho acabou por ceder e decidiu manter a mesma cadência, até ao final não forçou mais, pois já não alcançava o 1º e tinha conquistado um grande avanço sobre o atleta que seguia em 3º. Acabou a sua prova em 0:41:00  a menos de 1 minuto do 1º classificado, Sérgio Franco. Mais um excelente resultado para a Arealbike/RádioAlenquer, cujo fim de semana foi de "prata", dois segundos lugares em provas distintas!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Rescaldo VI Raid Rota do Degebe

O atleta da Arealbike/RádioAlenquer, Pedro Alegre, foi mais um dos atletas que estiveram em acção no passado domingo dia 14 de Abril, o atleta alenquerense representou a equipa e o concelho no VI Raid Do Degebe, prova que se realizou na localidade de São Manços, Alentejo.
Alinharam à partida cerca de 263 atletas divididos em duas modalidades, 55Kms para a Maratona e 30Kms para a Meia Maratona, modalidade na qual o atleta da ArealBike/RádioAlenquer participou.
A partida foi um pouco ou quanto atribulada uma vez que os atletas deram uma volta à localidade, cujas ruas são um pouco ou quanto estreitas, dificultando em muito quem procura  posicionar-se da melhor forma. Ao fim de 5Kms Pedro Alegre inseriu-se num grupo com um ritmo bastante omogenio, que lhe permitiu andar num ritmo alto e que o ajudou a ultrapassar bastantes atletas. Pedro Alegre viria a terminar em 10ºlugar da Meia Maratona . Mais um bom registo para o atleta da Arealbike/RádioAlenquer.

Carlos Santos soma e segue, desta feita foi segundo na 6º Raid Saloios BTT

Realizou-se no passado domingo, o 6º Raid BTT dos Saloios, o evento foi organizado pelos SaloiosBTT e contou com cerca de 250 participantes, uma boa adesão, tendo em conta que no dia anterior decorreu o Serpa 160 e que no mesmo dia, realizou-se a prova da Taça em Meda, uma coincidência infeliz de calendário, pois esta organização merecia mais, merecia certamente  a presença de alguns nomes importantes que iriam dar ainda mais notoriedade a este evento, que mesmo assim brilhou, em muito, graças ao alto nível evidenciado pela sua organização.
O evento estava dividido por três percursos, 20, 40 e 70 kms, sendo que no que diz respeito á meia maratona,  esta, tinha nada mais nada menos do que cerca de 900 de acumulado. O nosso atleta Carlos Santos partia para esta prova com objectivo de lutar pela vitória, ou pelo menos por um lugar no pódio, sabendo de antemão que a concorrência que poderia estar presente não seria muita, possivelmente pelo já descrito e pelo elevado número de provas na mesma data, ainda assim iria contar com alguns nomes de peso, dos quais se destacavam, Fernando Carriço, Luís Junho e René Caseiro, vencedor da edição passada. Lançados os dados, Carlos santos alinhou-se junto do local de partida, um pouco mais atrás do que habitual, mas nada que atrapalha-se o seu arranque, pois a partida foi "lançada".
A competição propriamente dita começou com uma subida que colocou desde logo à prova, a vontade e as "pernas" dos atletas e da qual, se seguiu um andamento muito forte, ou melhor, forte de mais o que causou imediatamente estragos, ao ponto de terem ficado na frente da corrida apenas meia dúzia de atletas. Com a entrada na terra batida e com as ultrapassagens aos atletas da maratona o andamento veio a ficar mais moderado, mas durante muito pouco tempo, pois o atleta Fernando Carriço viria a dar, como se diz na giria, uma "sapatada" no andamento e destacou-se do grupo, só passados dois ou três kms é que este foi alcançado pelo nosso atleta Carlos Santos e por  Réne Caseiro, que juntos, formavam assim um grupo de três na frente. Numa altura decisiva da corrida em que era importante ter alguma astucia e jogar estrategicamente as "cartas" certas, Carlos Santos apercebeu-se que Réne Caseiro não podia dar mais do que já tinha dado pois este atleta tinha participado no dia anterior no Serpa 160 e  que o Fernando Carriço estava a "segurar" o andamento para que o Luís Junho se juntasse ao grupo da liderança, eis que Carlos Santos aumenta o ritmo, tendo ficado a liderar com o Réne, no entanto com o passar dos kilometros Fernando Carriço voltou a aproximar-se, trazendo com ele. o Junho e outro atleta, momento em que Carlos Santos volta a forçar o andamento e o Réne fica para trás, ficava sozinho na frente o homem da Arealbike/RádioAlenquer, situação que se manteve durante alguns kilometros. No entanto, o nosso atleta tinha perfeita consciência que
que a qualquer momento poderia ser alcançado pelo Fernando Carriço, tendo se limitado a não baixar a guarda para Luis Junho e para outro atleta do grupo perseguidor. Aproximava-se assim a parte final da prova, Carlos Santos controlava a distância, mas chegados os últimos 15 kms, Fernando Carriço decidiu dar por terminada a sua "ação" junto do colega e assumiu a frente da corrida, tendo sido acompanhado durante alguns kms pelo atleta da Arealbike/RádioAlenquer,no entanto a menos de 10 kms Carlos Santos perdeu o contato com o homem da frente, com isto, Fernando Carriço sagrava-se o grande vencedor, chegava a meta com o tempo de 01:57:12 e o atleta da Arealbike/RádioAlenquer seria 2º, com o tempo de 01:58:18, alcançava assim um lugar de destaque, pelo qual lutou e fez tudo para merecer, Carlos Santos continua assim a marcar esta época 2013 com várias presenças nos pódios das provas que tem vindo a disputar.  

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Serpa 160 - 2013, mais uma incursão da Arealbike/RádioAlenquer por terras Alentejanas.

Rui Alexandrino, atleta da Arealbike/RádioAlenquer, foi um dos representantes do Concelho de Alenquer por terras alentejanas, que esteve presente no passado sábado em mais um SRP 160.
A edição deste ano foi percorrida em 167km com cerca de 2700 m de acumulado, num percurso algo duro no seu inicio, pois a organização fugiu á lama das margens do rio Guadiana. Este desvio não retirou qualidade nem espetacularidade a prova pois souberam explorar outras caracteristicas da zona, algumas subidas duras que proporcionavam descidas rápidas, alguns single tracks fantásticos e os estradões para os atletas poderem apreciar a paisagem tipicamente alentejana. Para satisfação dos cerca de quatrocentos atletas presentes, o dia foi de muito sol e o piso esse na sua maioria estava seco.
Quanto á prestação do Rui, esta foi totalmente descontraída, longe do ritmo de competição, com este a a optar por uma gestão de esforço e a usufruir da    beleza  paisagistica. Contudo viria a ficar na 100ª posição, entre os cerca de trezentos atletas que terminaram o SRP 160 deste ano. Para a história, fica a nota de mais uma organização de alto nivel!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Arealbike/RádioAlenquer teve direito a dois lugares no pódio do I Raid BTT - Rota do Oleastrum - Azambuja

Luis Carvalho 1º Meia Maratona
Pedro alegre 2º Meia Maratona




Realizou-se no passado domingo dia 07 de Abril em Azambuja, o I Raid BTT - Rota do oleastrum, à partida cento e trinta atletas, divididos em dois percursos, de 30 km´s para a meia maratona e de 60 km`s para a maratona.
Para representarem a equipa deslocaram-se até ao Concelho de Azambuja o Luis Carvalho e o Pedro Alegre, atletas que dominaram a meia maratona. Luis Carvalho dominou do principio ao fim, massacrando a concorrência com uma excelente prestação, atleta que poderia também ele estar a disputar o Campeonato Regional de XCM de Santarém, não tivesse tido ele infortúnios de ordem mecânica, que o levaram a abdicar deste campeonato. O Luis viria a conquistar mais uma vitória para a Arealbike/Rádioalenquer, terminando a sua prova com o tempo de 01:28:14. Na segunda posição outro homem da Arealbike/RádioAlenquer, Pedro Alegre, que confirma o seu bom momento de forma, coroando a sua prestação em Azambuja com a segunda posição, tendo chegado a meta com o tempo de 01:35:34. Duas excelentes prestações que permitiram à Arealbike/RádioAlenquer fazer uma "dobradinha" no pódio da Meia Maratona do I Raid BTT - Rota do Oleastrum em Azambuja.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Almeirim recebeu 3ª Prova do Campeonato Regional de XCM de Santarém. O atleta Carlos Santos brilhou e chegou ao pódio!


A cidade de Almeirim foi o palco escolhido para a realização da terceira prova do Regional XCM de Santarém, prova essa que se realizou no passado domingo. Foram mais de quinhentos, os atletas, que participaram na Maratona e Meia Maratona, disputando entre si os pontos em jogo dentro de cada escalão e obviamente as respectivas vitórias em cada classe. A Arealbike/RádioAlenquer estava à partida com espectativas de alcançar bons resultados, o que veio a acontecer, no entanto, não da forma que a equipa esperava.

Alinharam em Vet. A Meia Maratona - Promoção, Pedro Amaro, campeão em titulo e lider até ao momento do campeonato e Carlos Santos, este já arredado dos lugares cimeiros, devido a diversos problemas de ordem mecânica ocorridos nas provas anteriores.
Já no escalão Vet A mas na classe de Maratona – Promoção, representava as cores da equipa o Rui Alexandrino, também ele a cumprir calendário, pois também foi brindado com o azar nas duas provas anteriores. Esta prova de Almeirim configurava-se uma prova muito complicada para Pedro Amaro, pois a concorrência está forte e o estado de saúde do nosso atleta, não tinha sido o melhor nos dias anteriores à prova.

A jogar a seu favor tinha o fato de poder contar com a ajuda do Carlos Santos, seu colega de equipa,
atleta com condições para ombrear com os melhores.

Mas vamos ao fatos que marcaram o dia, na meia maratona, Carlos Santos viria a fazer uma prova ao mais alto nível, a jogar com o fato de a prova se desenrolar num tipo de percurso que lhe é favorável, para além do fato deste não ter de lidar com a pressão de chegar ao pódio, no entanto a vontade de ajudar o colega Pedro Amaro, fê-lo andar sempre na frente, tendo acabado por demonstrar que poderia também ele estar a discutir o escalão.
Pedro Amaro por sua vez, lutou desde o inicio pela vitória mas as condições físicas não correspondiam a sua força anímica, este ainda tentou dar uma "sacudidela na concorrência, mas a mesma veio a confirmar que este não seria um dia bom para o Pedro, que viu a concorrência responder, alcançando-o e ultrapassando-o. O Carlos acabou por responder, tendo apenas sido batido pelo atleta Filipe Coelho, 
o grande vencedor que terminaria os 40 km`s de prova em 01:34:10, o nosso atleta surgiria logo depois em segundo lugar com o tempo de 1:35:40. Já o Pedro Amaro, não foi além da quinta posição com o tempo de 01:37:48. Uma posição que o relega para a segunda posição da tabela classificativa. A luta pela revalidação do titulo continua, embora agora mais difícil de concretizar. Quanto ao Rui Alexandrino, disputou a Maratona - Promoção Vet A e mais uma vez foi amaldiçoado com problemas mecânicos, O atleta da Arealbike/RádioAlenquer, sentiu algumas dificuldades iniciais, tendo dificuldade em acompanhar o ritmo dos atletas da meia, tendo encontrado o seu próprio ritmo por volta do km 30. Já estava a percorrer a segunda volta ao traçado da prova quando problemas com a sua corrente, quemais uma vez partiu, este ainda partiu para a substituição de um elo mas acabaria por constatar que a escora da sua bike estava muito maltratada e que não valia a pena forca-la mais, tendo optado por desistir, visto as suas aspirações estarem comprometidas e condenadas com problemas mecânicos desde o inicio do campeonato.

Para a história desta 3ª prova do Campeonato Regional de XCM de Santarém, fica a segunda posição do Carlos Santos que conquistou mais um pódio para a Arealbike/RádioAlenquer, Pedro Amaro sofreu um revés nas suas aspirações mas este promete lutar até ao fim e atacar na montanha, Venha a prova de Ota onde irá "correr" em casa! 





segunda-feira, 1 de abril de 2013

Carlos Santos no pódio da Meia Maratona de Sobral de Monte Agraço


Depois do resultado da 1.ª prova do regional XCM de Santarém ter sido marcado pela má sorte do atleta Carlos Santos, fato que veio condicionar a calendarização de provas do mesmo, este decidiu optar por outros eventos, tendo desta feita a escolha recaído na maratona do Sobral de Monte Agraço, da qual existem boas referências, isto para além da mesma ser de cariz humanitário.  

O evento foi organizado pelos Bombeiros Voluntários do Sobral de Monte Agraço e contou com uma boa adesão de participantes, ultrapassando as duas centenas, mesmo com a altimetria característica da zona e com as condições atmosféricas dos últimos dias, o que elevava o grau de dificuldade do evento, o qual contou com um percurso de 35 kms e outro de 70 kms, bem como uma caminhada, o que é sempre de louvar. 
O atleta da Arealbike/RádioAlenquer seguia para este evento descontraído e despreocupado o que lhe  agradava e muito, embora a vontado de vencer se mantivesse inalterada.
Há hora marcada deu-se a partida com os atletas a seguirem um veículo da organização, que ao  contrario do que é habitual, fez com que os mesmos apertassem logo o andamento ao ponto de se ter formado um grupo na frente antes de se ter entrado na terra batida, grupo esse onde Carlos Santos se  encontrava e que era composto por cerca de 10 atletas.
Concluído que estavam cerca de 5 kms, suguiam-se outros 5 kms com uma subida acentuada em estradão, altura em que o atleta da Arealbike/RádioAlenquer  cedeu alguns lugares, terminando a subida na 6.ª posição da Geral e já com mais de 1 minuto para o primeiro da meia e cerca de meio minuto para o 2.º. Deu-se então inicio a umas "secções" de sobe e desce em trilho e este lá conseguiu se aproximar do atleta que seguia em 2.º da meia, e 5.º da geral  mas foi sol de pouca dura, pois quando tudo estava a correr bem na recuparação, eis que, um engano de percurso volta a complicar tudo, tendo de regressar meia dúzia de metros para trás. Com isto o Carlos Santos viria a optar por defender a sua classificação em vez de forçar a aproximação ao atleta que seguia em 2º.
Após confirmar que seguia em terceiro da meia maratona, chegava a altura de tentar controlar a corrida, mas mesmo assim tempo ainda para mais uma queda para juntar ao curriculum, felizmente sem consequências graves. Os kms iam passando com o Carlos Santos a não conseguir aproximar-se do 2º mas a confirmar o seu lugar no pódio tendo assim se mantido até ao final, onde chegou com mais 2 minutos que o 1.º e  a cerca de 1 minuto do 2.º. Boa prestação para o nossa atleta, que não foi tão castigado com o azar como de habitual, mas..., continua á espera da 1ª prova sem imprevistos, fica um lugar no pódio como prémio de consolação.