sexta-feira, 26 de junho de 2015

EOX240

Foi no passado dia 20 de Junho que o nosso atleta João Santos se dirigiu para Vila Verde de Ficálho para cumprir uma travessia que atravessa o nosso país desde a fronteira com os nossos vizinhos espanhóis até à costa alentejana na Zambujeira do mar.
Esta prova é diferente das comuns pois não é um circulo mas sim uma linha que não termina no seu inicio.
Tem como nome EOX240, e o nome diz tudo, são 240km de Este a Oeste numa vertente Xtreme.
Apresentada a prova temos então a prestação do nosso atleta:

Às 6 da manhã e cheios de euforia arrancam todos os ciclistas dando a 1ª de milhares de pedaladas que vão dar durante o dia.
O nosso atleta explicou que o terreno inicial até ao km 60 era familiar pois tinha muitos caminhos que já tinha percorrido no Serpa160. A pesar de familiar o percurso até o km 60 foi cheio de pedra com um sobe e desce constante e contradiz o que se pensa sobre o Alentejo, pois de plano tem muito mas não em todo lado.
Chegando a Serpa pelas 9 horas e poucos minutos relativamente cedo e com uma boa média perto dos 20km/h.
Média essa que o nosso atleta decidiu começar a descer um pouco, pois ainda tinha 185km pela frente e o dia prometia.

O próximo abastecimento sólido foi em Entradas. Ai o João Santos já vinha com o seu ritmo mais regular imposto, pois o caminho começou a ficar mais liso e sem grandes inclinações onde também a pedra desapareceu. No entanto o termômetro já aqui ultrapassava os 30graus.
Foi neste abastecimento que o nosso atleta começou a sentir os primeiros efeitos do calor, sentindo alguma dificuldade em ingerir sólidos. Mas ainda ia no km128, ou seja faltava metade.
E como não era dia para se amolecer arrancou até Amoreiras que ficava no km177 e onde se encontrava o 3º abastecimento. Nesta fase do percurso os ciclistas apanharam temperaturas superiores a 40 graus. Tendo o nosso atleta conversado com um outro ciclista em que o seu GPS marca a temperatura. E o mesmo chegou a medir 48cº. Para além dos atletas que sentiam este calor abrasador também a bicicleta começou a dar um pequeno mas doloroso problema. O travão de trás começou a não recuar, e cada vez que o João travava a bicicleta ia um pouco travada mesmo depois de largar a manete de travão. O que lhe dificultou a vida pois teve de parar meia dúzia de vezes para "abrir" os bombitos com uma chave e a roda girar livremente.

Chegando finalmente a Amoreiras os sólidos ficaram praticamente impossíveis de ingerir ficando o nosso atleta mal disposto sempre que engolia algo. Efeitos do calor que se fazia sentir.
Quanto à água ia de garrafão e de qualquer maneira pois a hidratação nesta prova contou mais do que as pernas.
Depois de Sair de Amoreiras começou o maior acumulado de subidas da prova.
Onde o esforço misturado com o calor que já não era forte mas tinha deixado mazelas na hidratação começou a atrasar a a abalar bastante o João.

Chegando ao ultimo abastecimento no km206 em Santa Clara mesmo em cima da hora do fecho do controle. Sendo sincero o nosso atleta contou-nos que chegou a Santa Clara com alguma vontade de desistir. Não que acabar não fosse um objectivo importante. Mas sentia náuseas e nem água já conseguia beber sem ela sair uns segundos depois pela mesma via por onde entrou.
No entanto a grande experiência do Staff dos Trilhos Vivos mais concretamente o Sr.João que estava neste abastecimento assim que olhou para o equipamento do AralBike disse logo: "estás mal disposto? tens de comer sal e já vais conseguir comer e beber". Isto com um sábio sotaque alentejano. Foi o que o nosso João fez comeu uma banana recheada com sal. O que lhe acalmou o estômago e o fez conseguir beber a água que tanto precisava e o deixou comer vários alimentos que lhe tanta falta estavam a fazer.
Passados 40 minutos parado no abastecimento foi hora de montar as luzes! Pois desistir era só uma ideia parva :).
A final só faltavam 42km. Algo que o João Acabou por fazer em cerca de duas horas! Ou seja com o ritmo idêntico à 1º fase do percurso e com a serra do Carvalhal pelo meio.
Finalmente às 23:25 minutos o nosso atleta acaba a prova em 32ºlugar da geral. Na realidade o ultimo que não desistiu. Todos os outros até aos cerca de 75 atletas ou desistiram ou não chegaram a tempo aos controles e foram obrigados a abandonar a prova.
Contudo é uma grande vitória para o João e para todo o ArealBike/RádioAlenquer!

O nosso atleta agradece a todos o apoio que lhe foi dado durante a prova em especial às duas pessoas que o esperaram nos abastecimentos e na meta ansiosamente e que o ajudaram a continuar a sua namorada Débora e a mãe da namorada, Célia. Um agradecimento especial também o Sr.João dos Trilhos Vivos!

O Suduex está a chegar. Em Outubro vamos ver se o ArealBike é finisher na taça Ultraseries!


Sem comentários:

Enviar um comentário