quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Rescaldo da 8.ª Maratona ATV

Luís Carvalho falha o pódio por pouco!

No passado domingo realizou-se em Torres Vedras a 8.ª Maratona ATV55, evento de BTT organizado pelo ATV - Académico de Torres Vedras ( Associação de utilidade Pública sem fins lucrativos que tem por objectivo proporcionar momentos de lazer e de prazer directamente ligados a actividades desportivas, cientificas e Culturais) e o Arealbike/Radioalenquer esteve lá, marcando a sua presença na meia maratona a solo.

O evento na sua 8.ª edição adoptou um novo conceito de navegabilidade com recurso a sistema de GPS, mantendo no entanto duas opções de percurso (maratona e Meia-Maratona), mas ambas mais longas que nas edições anteriores, pois a meia contou com 55km e a maratona com 100 kms. Mas não foi só, pois a organização ainda acrescentou mais uma novidade, nomeadamente a hipótese de participação em "duplas".
Paralelamente ainda existiu um passeio guiado de BTT para todos, o qual tinha como objectivo incentivar os mais jovens e os menos preparados para a modalidade e outras actividades para animar e fomentar a atitude cívica  social, solidária e humanitária da população e visitantes. 

Entretanto a organização, a pedido de várias "famílias" decidiu fazer a marcação do percurso de forma "tradicional" permitindo desta forma que "interessados" em participar no evento e que não dispunham de aparelho GPS pudessem também eles participar, o que contribuiu para o aumento de participantes no evento, que ascendeu a cerca de  260 atletas.

A organização, como é habito, esteve ao melhor nível, com um percurso com trilho fantásticos,  marcações sem falhas, abastecimentos nos pontos chave, cumprimentos de horários e brindou os participantes com uma chegada ao Parque Verde da Várzea com muito publico a aplaudir a chegada dos participantes. No entanto fica o registo menos favorável à organização, apesar de constar no regulamento, a não atribuição de prémios e "foto" de pódio aos atletas a "solo".

Vamos lá à participação do nosso atleta!

O nosso atleta optou um fazer um arranque muito rápido ao ponto do pelotão seguir a sua roda, tendo poucos kms depois se formado um grupo na frente com cinco elementos, grupo esse que continuo-o a ser liderado pelo Luís, situação de corrida que durou até cerca do km 20, momento em que surgiu a primeira "dificuldade", nomeadamente a subida da Serra da Ereira. No decorrer da subida e na procura do andamento mais correcto o nosso atleta viu a corrente a saltar para os "raios", pelo que, viu-se obrigado a parar para resolver a situação, perdendo desta forma segundos preciosos, uma vez que perdeu o grupo onde seguia e passou a andar sozinho. O Luís não baixou os braços e forcou o andamento, tendo recuperado uma posição, o que o motivou para dar tudo por tudo na tentativa de alcançar o trio da frente, mas os kms foram passando e não existia sinal deles, contudo a esperança de os alcançar acompanhou-o nos últimos 35 kms, tendo-se desfeito na linha de meta, local onde o nosso atleta confirmou a 4.ª posição na meia-maratona a solo.















Quanto aos vencedores das várias vertentes, regista-se que a maratona a solo foi ganha pelo atleta Rodrigo José Jerónimo Gomes da equipa Movefree, a maratona em duplas foi ganha pelos Atletas Tiago Silva e Rogério Paulo Santos Silva, da equipa ATV-1. No que diz respeito à meia maratona, o vencedor a solo foi Flávio Manuel Ferreira Cunha da equipa Fixebikes / ClubL e em duplas foram os atletas Paulo Rocha e Joaquim Vaz da equipa Ciclismo 2640. Na vertente feminina a maratona foi ganha pela atleta Filomena Paulo da equipa ATV e na meia maratona a vitória a solo sorriu à atleta Susana Paula Gomes Ferreira, da equipa RPTEAM. 

Por fim! fica o reconhecimento do excelente trabalho desenvolvido pela organização e uma palavra de obrigada ao nosso atleta  pelo empenho e representação da equipa.


Sem comentários:

Enviar um comentário