terça-feira, 24 de setembro de 2013

6.ª Maratona BTT de Almeirim "rota da sopa da pedra" foi assim!!!

Depois de alguns contratempos Carlos Santos volta a somar.....

No passado domingo a Arealbike/Radioalenquer foi até Almeirim representada pelo atleta Carlos Santos e participou na Maratona de BTT apelidada de "Rota da Sopa da Pedra" a qual já conta com 6 edições. O evento foi organizado, e bem, pela Associação 20kms de Almeirim, organização esta,que foi brindada com 4 centenas de atletas. 

Para alem do evento de BTT, o qual contou com três versões, a maratona com cerca de 75 kms, a meia maratona com aproximadamente 40 kms e um passeio guiado, esteve também à disposição dos interessados, uma caminhada e aulas de "zumba".

Quem se deslocou a Almeirim pensando que ia fazer estradões e rolar, pode-se dizer que veio desiludido, pois o percurso contou com umas boas subidas e muita "gincana" tudo associado a muita areia e pedra, o que tornou o percurso algo perigoso e "pesado", promovendo desta forma muito suor e sacrifício.....

Mas vamos ao que foi a participação do nosso atleta!

O Carlos à partida já sabia que a "concorrência" direta e conhecida estava lá, pelo que, não poderia facilitar em nada se quisesse ter alguma hipótese de chegar ao pódio, razão pela qual a bike foi "dormir" para o controlo "0", ainda assim não conseguiu ser dos primeiros. 

Chegou a hora do arranque e depois de percorridos os 3 kms iniciais atrás do veículo da organização, deu-se entrada na terra, tendo o nosso atleta seguido os mais rápidos e assim se manteve nos primeiros kms, sendo certo que pouco depois via fugir duas referências nas meias maratonas, um dele Vet. A, mas não baixou os braços, pois já sabia que aqueles iam "embora". Seguiu o seu andamento e na subida mais longa do percurso viu-se a ser alcançado pelos seus "adversários" diretos, tendo apartir daqui seguido com eles.

Daqui para a frente o grupo de 6 manteve-se, tendo entretanto à divisão, um seguido para  a maratona e outro se destacado, passando o grupo a ser composto por quatro atletas, que com mais ou menos dificuldades se mantiveram juntos. A meia dúzia de kms do fim o grupo "estudava-se" pois todos eram Vet A e só existia mais dois lugares no pódio, mas à chegada à meta, com uma "gincana" pelo jardim, o nosso atleta foi mais forte e terminou na frente do grupo, fazendo 2.º lugar em Vet A e 5.º à geral.



Classificação Geral Meia-Maratona










Fica os parabéns ao nosso atleta por mais uma boa prestação, a qual permitiu aumentar o palmarés do Arelabike/Radioalenquer.

domingo, 22 de setembro de 2013

Rescaldo do IV Raid Aldeias do Montado

No passado dia 15 de Setembro teve lugar o IV RAID "Aldeias do Montado" em Monte Trigo no Alentejo e o Arealbike/Radioalenquer esteve lá, representado pelo nosso "embaixador para a região alentejana" Rui Alexandrino.

O evento foi organizado pelos "BTT Trigo Gasparinhos" os quais fizeram questão de brindar os participantes com três percursos, nomeadamente 120, 80 e 50 kms, e mostrar-lhes duas grande riquezas da zona...O Montado Alentejano e o maior lago da Europa "Alqueva"...criando desta forma ingredientes para mais um dia de verdadeiro BTT, numa organização sem reparos.


O atleta optou pelo percurso de maior extensão, percurso esse essencialmente rolante, tanto que  permitiu médias de velocidade muito altas para a pratica do BTT, mas ainda assim contou com 1500m D+, pois pontualmente surgiam algumas "armadilhas" nos trilhos e paredes dignas desse nome.



Siga a prestação do nosso atleta!

O Rui Alexandrino começou com um ritmo muito alto logo desde o início da prova, seguindo no grupo que perseguia o trio da frente, situação que se manteve nos primeiros 40Kms onde a média rondava os 30Km/h!

O nosso atleta estava com óptimas sensações e por isso decidiu manter o ritmo forte, no entanto uma queda cerca do km 45 deixou-lhe algumas mazelas, ao ponto de ter pensado em encurtar para a prova da distância mais curta...No entanto, após avaliação dessas mesmas mazelas, resolveu concluir a prova em ritmo de treino seguindo na companhia de um amigo já conhecido de outras "guerras", terminado a prova na 14.ª posição.

























Quanto a vencedores temos no percurso de 120 kms o atleta Hugo "espigão" Carvalho da equipa Goldnutricion/CCAPP/Superbikes e a atleta Maria Trindade Palma Venâncio da equipa BTT Loulé. Na extensão de 80 kms os vencedores foram  José Almeida da equipa GD BTT Piranhas do Alqueva e Ana Cebola da equipa Os Pára&amp Bébes". Por fim na extensão mais curta os vencedores foram Glacio Carolino da equipa BTTorre e Claudia Leitão da equipa Os Pedaleira A.C Évora.

Resta-nos dar os parabéns ao nosso atleta, por mais esta ultra maratona concluída com as cores do Arealbike!

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Rescaldo da 8.ª Maratona ATV

Luís Carvalho falha o pódio por pouco!

No passado domingo realizou-se em Torres Vedras a 8.ª Maratona ATV55, evento de BTT organizado pelo ATV - Académico de Torres Vedras ( Associação de utilidade Pública sem fins lucrativos que tem por objectivo proporcionar momentos de lazer e de prazer directamente ligados a actividades desportivas, cientificas e Culturais) e o Arealbike/Radioalenquer esteve lá, marcando a sua presença na meia maratona a solo.

O evento na sua 8.ª edição adoptou um novo conceito de navegabilidade com recurso a sistema de GPS, mantendo no entanto duas opções de percurso (maratona e Meia-Maratona), mas ambas mais longas que nas edições anteriores, pois a meia contou com 55km e a maratona com 100 kms. Mas não foi só, pois a organização ainda acrescentou mais uma novidade, nomeadamente a hipótese de participação em "duplas".
Paralelamente ainda existiu um passeio guiado de BTT para todos, o qual tinha como objectivo incentivar os mais jovens e os menos preparados para a modalidade e outras actividades para animar e fomentar a atitude cívica  social, solidária e humanitária da população e visitantes. 

Entretanto a organização, a pedido de várias "famílias" decidiu fazer a marcação do percurso de forma "tradicional" permitindo desta forma que "interessados" em participar no evento e que não dispunham de aparelho GPS pudessem também eles participar, o que contribuiu para o aumento de participantes no evento, que ascendeu a cerca de  260 atletas.

A organização, como é habito, esteve ao melhor nível, com um percurso com trilho fantásticos,  marcações sem falhas, abastecimentos nos pontos chave, cumprimentos de horários e brindou os participantes com uma chegada ao Parque Verde da Várzea com muito publico a aplaudir a chegada dos participantes. No entanto fica o registo menos favorável à organização, apesar de constar no regulamento, a não atribuição de prémios e "foto" de pódio aos atletas a "solo".

Vamos lá à participação do nosso atleta!

O nosso atleta optou um fazer um arranque muito rápido ao ponto do pelotão seguir a sua roda, tendo poucos kms depois se formado um grupo na frente com cinco elementos, grupo esse que continuo-o a ser liderado pelo Luís, situação de corrida que durou até cerca do km 20, momento em que surgiu a primeira "dificuldade", nomeadamente a subida da Serra da Ereira. No decorrer da subida e na procura do andamento mais correcto o nosso atleta viu a corrente a saltar para os "raios", pelo que, viu-se obrigado a parar para resolver a situação, perdendo desta forma segundos preciosos, uma vez que perdeu o grupo onde seguia e passou a andar sozinho. O Luís não baixou os braços e forcou o andamento, tendo recuperado uma posição, o que o motivou para dar tudo por tudo na tentativa de alcançar o trio da frente, mas os kms foram passando e não existia sinal deles, contudo a esperança de os alcançar acompanhou-o nos últimos 35 kms, tendo-se desfeito na linha de meta, local onde o nosso atleta confirmou a 4.ª posição na meia-maratona a solo.















Quanto aos vencedores das várias vertentes, regista-se que a maratona a solo foi ganha pelo atleta Rodrigo José Jerónimo Gomes da equipa Movefree, a maratona em duplas foi ganha pelos Atletas Tiago Silva e Rogério Paulo Santos Silva, da equipa ATV-1. No que diz respeito à meia maratona, o vencedor a solo foi Flávio Manuel Ferreira Cunha da equipa Fixebikes / ClubL e em duplas foram os atletas Paulo Rocha e Joaquim Vaz da equipa Ciclismo 2640. Na vertente feminina a maratona foi ganha pela atleta Filomena Paulo da equipa ATV e na meia maratona a vitória a solo sorriu à atleta Susana Paula Gomes Ferreira, da equipa RPTEAM. 

Por fim! fica o reconhecimento do excelente trabalho desenvolvido pela organização e uma palavra de obrigada ao nosso atleta  pelo empenho e representação da equipa.


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Também fomos ao 2.º Desafio BTT ADN

Podia ter corrido melhor! mas faz parte.....


No passado domingo a Arealbike/Radioalenquer marcou presença na localidade de A-Dos-Negros - Óbidos para participar no 2.º Desafio BTT ADN, o qual esteve a cargo do Grupo Desportivo e Recreativo de A-Dos-Negros. O evento contou com duas vertentes, uma com 30 kms e a outra com 45 km, sendo que, ambas as distância tinham um grau de dificuldade elevado, não só pelo acumulado de subida, 1400m D+ na vertente maior, mas também a nível técnico, porque a maior parte do percurso realizou-se em trilhos com exigência técnica,  tanto a subir como a descer.

Para este desafio a equipa contou com o atleta Carlos Santos, atleta que optou pela distância maior, não se negando assim ao elevado acumulado de subida, tudo para depois "gozar" as descidas .....e com ele estiveram mais de centena e meia de atletas, repartidos pela duas vertentes.

O nosso atleta refere que só tem uma palavra para caracterizar o percurso "o melhor de sempre" e assumiu a responsabilidade de regressar, pois diz que foram kms e kms de trilhos abertos, uns atrás dos outros, tanto a subir como a descer e não consegue dizer qual foi o favorito, pois esta organização deu nome a cada um. No que se refere ás restantes vertentes do evento, não fez qualquer reparo, salientando ainda as excelentes marcações e a originalidade dos troféus.   

Mas vamos à prestação do Carlos:

O nosso atleta posicionou-se nas primeiras posições para o arranque do evento e faz as honras da casa nos primeiros kms, tendo desde muito cedo se partido o pelotão, ao ponto de terem entrado na terra batida uma frente de corrida com apenas 10 atletas.

Ultrapassados os primeiros 3 kms iniciou-se a primeira dificuldade do percurso, o que provocou a quebra desse grupo, ficando o nosso atleta para trás num segundo grupo, mas nada que o preocupasse porque sabia que alguns que seguiam na frente não desciam tão bem como subiam. Concluída a subida segue uma descida e vá do grupo do frente se enganar e para não ser diferente o nosso atleta seguiu-os, ou seja os 10 primeiros enganados. Voltaram para trás e entraram no trilho correto, mas já alguns atletas tinham passado e agora era momento de tentar chegar novamente à frente da corrida, mas o azar bateu à porta do nosso atleta, pois este partiu a corrente e como é lógico teve de parar e resolver. Ultrapassado este contratempo e com os objectivos "reajustados" foi pedalar para tentar minimizar o prejuízo  mas os primeiros kms não foram fáceis  pois o nosso atleta não conseguia ultrapassar os outros atletas, porque eram trilhos de kms onde só "caia" um atleta, mas com mais ou menos compreensão dos outros atletas lá ia passando. 

Concluídos os primeiros 20 kms com o nosso atleta fora do top 10, foi momento de apertar mais o andamento, pois deixou de "apanhar" o pessoal dos "30", tendo nos kms seguintes ultrapassado alguns atletas e entrado assim no top 10, mas sem grandes perspectivas de melhorar a classificação, uma vez que seguia sem avistar ninguém. Já perto do fim e com a informação que os atletas que seguiam à sua frente tinham algum tempo de vantagem, poupou-se nas subidas e aproveitou ao máximo as descidas, tendo no entanto ainda ultrapassado mais um atleta, uma vez que este tinha furado, permitindo-lhe assim subir mais uma posição e terminar a prova na 9.ª posição, o que não deixa de ser uma honrosa posição, tendo em conta o contratempo.

Classificação:











Para terminar a  Arealbike/Radioalenquer, felicita a organização pelo magnifico trabalho, pois facilmente se percebe que foram horas e horas de trabalho árduo de limpeza de trilhos, abertura, acessos e afins, o que se torna cada vez mais uma miragem nos eventos actuais. por este e outros motivos, promete-mos marcar presença na próxima edição.

Salienta-se ainda  representatividade do concelho de Alenquer, com atletas da Pralama Bike Team, CSRD de Ota, e HomeBike/GDM, esta última em destaque com o atleta David Moura a alcançar a 3.º posição na meia-maratona.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Arealbike/radioalequer é solidário.........



No passado domingo a Arealbike aceitou o convite e marcou presença no 1.º Passeio Solidário Tampinhas  o qual se realizou na localidade da Póvoa de Santa Iria e teve como objectivo angariar tampinhas e papel para um menino Ricardo Bruno de 3 anos, com paralisia cerebral, para que este possa fazer fisioterapia intensiva.

O passeio foi realizado com recurso a GPS e teve aproximadamente 55 kms de extensão, contudo, não existia a obrigatoriedade de ter GPS, bastava para isso acompanhar alguém que o tivesse.


A representar a Arealbike estiveram os atletas Nuno Alegre e Pedro Alegre, os quais entregaram as tampinhas que foi possível recolher pelos vários elementos da equipa e familiares. 

No que diz respeito ao evento, os nosso atletas ficaram muito agradados com a organização e com o traçado escolhido, o qual descrevem como deslumbrante, salientando também o magnifico convívio entre os participantes e organizadores.

Por fim fica uma palavra de agradecimento à organização, não só pela bela manhã de BTT, mas em especial pela iniciativa em causa.