quarta-feira, 28 de março de 2012

Arealbike/radioalenquer na Maratona do Centro

Foi no passado domingo que se realizou a Maratona do Centro, realizada na cidade da Batalha, prova de abertura da Taça de Portugal XCM 2012, que contou com cerca de 2000 participantes, entre federados e promoção e a Arealbike também lá esteve, representada pelo o atleta Carlos Santos que participou na meia-maratona.  


O atleta da Arealbike, deslocou-se à Batalha com objectivo de lutar por um lugar cimeiro, tanto em termos de classificação geral como no escalão, mas sabia antemão que ia ser uma prova muito dura, não só pela altimetria anunciada (1100m) mas principalmente pelo facto da maior parte do percurso decorrer na Serra     D´aire e Candeeiros, vulgarmente conhecida como "o reino da pedra".

Logo à partida a "coisas" sorriram ao nosso atleta, pois por mero acaso partiu da segunda box de não federados, porque a organização organizou boxes de 100 em 100 atletas, divididos por número de dorsal, contudo tinha pela frente todos os federados.

O atleta da Arealbike conseguiu fazer um arranque muito bom, tendo desde logo iniciado as ultrapassagens, no intuito de chegar o mais à frente possível, evitando desta forma os engarrafamentos e para aproveitar o andamentos dos mais "fortes", aproveitando desta forma os kms iniciais em alcatrão. 


Com a entrada na terra batida o atleta manteve o ritmo forte e aproveitou os estradões, mesmo em subidas de forte inclinação para continuar a passar atletas, pois muitos deles seguiam em ritmo "controlado", o que não era objectivo do atleta do Arealbike. Terminados que estavam os primeiros 20 km e por sinal os mais duros, deu-se a separação de percursos, momento em que tomou conhecimento que seguia na 7.ª posição. Daqui para a frente passou a controlar o esforço, por forma a não perder posições, mas sempre com objectivo de alcançar os que seguiam à sua frente e que era difícil, uma vez que seguia sozinho. Ultrapassado o km 35 deu-se inicio à fase descendente, onde o atleta procurou a 6.º posição, o que acabou por alcançar ao km 40, pelo facto do atleta ter furado, mas essa posição durou apenas 50 metros, pois também o nosso atleta, viu-se obrigado a parar, devido a um corte no pneu traseiro, mas nada podia fazer se não resolver o problema o mais depressa possível e assim o fez, retomando a prova na 13.º posição. Até ao final foi a recuperar posições tendo chegado a recta da meta a discutir a 9.º posição, mas mais uma vez a sorte não lhe sorriu e no sprint final o pé desencaixou do pedal e viu-se afastado da luta pelo 9.º, terminado assim no 11.º da geral.



Apesar das contrariedades a Arealbike/radioalenquer saiu da Batalha dignificada e o Carlos Santos voltou a mostrar o seu valor e a sua regularidade.
Por último fica uma palavra de apreço para a organização, a cargo da Airbike, que segundo consta foi um evento do agrado de todos, mesmo com a dureza do percurso.

Sem comentários:

Enviar um comentário