sexta-feira, 15 de maio de 2015

3º Etapa da Taça Joaquim Agostinho Silveira - Torres Vedras

Foi no passado dia 10 de Maio que se realizou-se mais uma prova a contar para a Taça Joaquim Agostinho, a nossa equipa esteve representada com três atletas, o Luis Carvalho, João Paulo e Edmundo Ramos. Este evento realizou-se na localidade de Silveira - Torres Vedras, e contou com duas distâncias uma de 65 e outra de 35 kms, na mesma participaram cerca de 530 atletas.


O nosso atleta Luís Carvalho tem como objectivo no final desta 1º edição da taça Joaquim Agostinho conseguir um lugar no pódio na vertente Veterano B. O Luis continua a defender-se bem da concorrência, e concluiu os 65 kms em 03:13h ficando em 19º à geral e 4º lugar no seu escalão Vet B. Com este resultado o Luís soma mais 180 pontos e fica com um total de 570 pontos. O nosso atleta mantêm o 2º lugar a 70 pontos do primeiro e com uma vantagem de 20 pontos do terceiro classificado.
No que diz respeito à prestação do nosso atleta Edmundo Ramos, o mesmo diz que partiu para esta prova com o intuito apenas de passear e desfrutar dos trilhos e das paisagens, como tal partiu do fim do pelotão e por lá se manteve até ao final do percurso. Terminou a meia maratona com um tempo de 03:00h em 212º lugar na geral.
No modo geral considerou o evento bem organizado tanto a nível de desenho de percurso, como de marcações e segurança dos atletas.




Quanto ao atleta João Santos demonstrou grande satisfação quanto à prova! Diz ter feito poucas provas tão divertidas e duras como esta.

A sua prestação foi dentro dos seus objectivos, apesar de ser 94º lugar(3h.52m), deu tudo o que podia e gostou bastante do treino de que lhe serviu esta prova para o eox240.
Sente a sua forma a evoluir de forma positiva, pois a pesar da prova ser muito técnica, algo em que o atleta não se sente muito a vontade, conseguiu não baixar o ritmo durante as quase 4horas de prova. Quanto à organização pecaram apenas nos banhos de água fria. Quanto ao resto excelentes em todos os aspectos.

















quinta-feira, 14 de maio de 2015

Prova Taça de Portugal XCM em Estremoz



No passado domingo dia 10 de Maio, o atleta recém chegado à equipa, mas demonstrando uma enorme vontade participativa e imotiva, Acácio Brilha, deslocou-se à localidade de Estremoz, para participar na prova de XCM que contava para a taça de Portugal com cerca de 1000 participantes dividida em 3 distancias, (100 km, 50 km e 30 km).

Neste caso o nosso atleta optou pelo percurso dos 50 km, tendo pela frente uma altimetria de +- 1300 m de acumulado e o fator calor, mais de 30ºc no inicio da partida que se agravou longo do dia e o constante pó que contribuiriam para as dificuldades do Acácio tornando o percurso ainda mais duro.

Mesmo assim com algumas falhas dada a sua inexperiência neste tipo de percurso, o nosso atleta alcançou 168º lugar uma vez que só chegaram ao fim 357 participantes pelas circunstâncias anteriores e outras no tempo de 3h50m.


O balanço final é positivo, deixando uma recomendação á organização para a melhoria no aumento da quantidade das zonas de abastecimentos de líquidos, assim com a existência constante de veículos da organização a provocar grandes nuvens de pó desnecessário aos atletas.




O Acácio e toda a equipa deixa ainda uma vontade extrema nas rápidas melhoras do atleta que se acidentou com gravidade durante a prova e que está hospitalizado.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Btt Olho Marinho 2015



    Foi no passado dia 10 de Maio que o nosso atleta David Moura se deslocou à localidade de
Olho Marinho – Peniche, para participar na IV edição Nascentes com Historia. Este evento
contou com a participação de quase 200 atletas. O mesmo contou com duas distâncias uma de
30 e outra de 60 kms.




    O nosso atleta chegou cedo ao local do evento, após o controlo zero colocou-se o mais à frente
possível, o David fez um arranque rápido e chegou aos primeiros trilhos bem colocado, e na
companhia de alguns atletas conhecidos. Os primeiros 10 kms foram bastantes rápidos com
alguns trilhos divertidos, mas ao chegar o famoso planalto das Cezaredas as coisas mudaram
de figura, isto porque os famosos trilhos daquela zona são quase todos constituídos por muita
pedra e também bastante técnicos, o nosso atleta já sabia que ia ser assim, e por isso não foi
nenhuma surpresa para ele, alias muitos dos trilhos o David já conhecia, isto porque costuma
treinar na região com familiares e amigos e também porque está já é a quarta vez que
participa no evento Nascentes com Historia.



    Quando se deu a entrada nos trilhos empedrados
o nosso atleta seguia entregado num grupo de mais cinco elementos, mas com o decorrer dos
kms e por vários motivos o David e outro atleta perderam o contacto com o grupo. Do km 17
para a frente os dois atletas foram sempre sozinhos e trabalharam em conjunto para poder
ultrapassar as várias dificuldades que iam encontrado ao longo do percurso, e juntos chegaram
à meta. O nosso atleta concluiu a duríssima meia-maratona em 02:02 em 18º lugar na geral.
Pretendia ficar dentro do top 10 como nas edições anteriores, mas perante uma concorrência
tão forte o David dissemos que isso era particamente impossível, mesmo assim dissemos estar
bastante satisfeito com mais uma prestação honrosa.
    O nosso atleta está muito satisfeito por
ter participado neste evento e destaca como pontos positivos os trilhos do percurso, entrega
de dorsais, marcações do percurso sem fitas, cortes de estrada, lavagem das bicicletas, os
banhos de água quente e o almoço.

Prova de BTT do Campo de Tiro da Força Aerea de Alcochete

 

Estivemos representados em mais um evento no passado domingo dia 10 de maio, com a presença de 3 atletas, Marco Tavares, Nuno Alegre e Pedro Alegre, numa prova sem a presença do habitual publico uma vez que o traçado foi feito em terrenos militares.

O evento era constituído por dois percursos, de 20 e 40 Kms, tenho a equipa optado pelo maior, uma vez que são as distancia que habitualmente caracterização as meias maratona e que são escolhidos por este grupo. Mas as surpresas surgiram no desenrolar do percurso com pouca altimetria, mas com muitos obstáculos do tipo pista militar e representado com mais de 40% em areia e o que fez que parecessem o dobro dos kms para os 300 atletas envolvidos.

Na nossa prestação não foi a mais desejada mas o espírito de equipa este presente e esse é o maior troféu.



 Neste caso e por ordem de chegada, o Pedro Alegre consegui logo no início dos primeiro kms, posicionar-se na frente mas foi surpreendido, com as falhas da bicicleta no que cabe à estabilidade dos pneus na passagem dos primeiros mantos de areia o que lhe provocou alguma quedas, conseguido ainda a 30ª posição no tempo de 1h55m.


Em relação à Dupla Marco Tavares e Nuno Alegre (e dupla porquê?) dado o trabalho de equipa durante o percurso.                                                                                                                 Os problemas sugiram na passagem dos primeiros traçados de areia, em que a bicicleta do Marco partiu um dos raios, que se entalou e provocou a paragem da mesma. Mas com a ajuda do colega  foi desobstruído o encravamento e atamancada a roda para continuar, perdendo com tudo alguns minutos, uns kms mais à frente surgiram as dificuldades ao Nuno Alegre com a enorme quantidade de areia, não permitindo o desempenho da maquina e provocando enorme desmotivação na passagem desta zonas, para ajudar nos últimos 8 km uma má interpretação numa das setas de direção provocou ainda um engano no trajeto e a perda de posições, chegando à meta, Marco Tavares na 77ª posição em 2h17m, seguido de Nuno Alegre na 78ª, 2h17m.



No final os tradicionais alicerces de apoio aos atletas estava bem organizado, por em a informação da altimetria e distancias reduzidas estavam longe de revelar a agressividade real do percurso



sábado, 9 de maio de 2015

Saída de João Esteves

Depois de a representar as cores do Arealbike/RádioAlenquer, chegou ao fim a ligação com o atleta João Esteves, pelo que nos resta agradecer a representação das cores da equipa e desejar-lhe a melhor sorte para os seus próximos desafios....


sexta-feira, 8 de maio de 2015

Acácio Brilha já pedala pelo ArealBike/RádioAlenquer



Acácio Brilha residente na "nossa" Alenquer demonstrou interesse em representar as cores do ArealBike/RádioAlenquer.
Sendo já companhia assídua nos treinos e voltas lúdicas da equipa todo o grupo concordou que o Acácio é uma mais valia para o ArealBike e que vontade para representar a nossa equipa não lhe falta sendo isso o mais importante.

Vai estrear-se com as nossas cores em Estremoz e irá já também com mais 3 membros do ArealBike à "mítica" maratona de Tábua dia 7 de Junho.

O AralBike/RádioAlenquer felicita o atleta pela sua nova etapa no mundo do BTT e conta com a sua dedicação para manter o nome da equipa no patamar merecido.


quarta-feira, 6 de maio de 2015

Avenal – Cadaval 2015

    Foi no passado dia 26 de Abril que o nosso atleta David Moura se deslocou mais uma vez à
localidade do Avenal – Cadaval para participar na 3º Maratona Btt – 4º Passeio. Este evento
contou com a presença de quase 100 Atletas. O percurso tinha uma extensão de 26 kms para a
meia maratona, e 52 kms para a maratona, quem optasse pela distância maior tinha de dar
duas voltas ao traçado.


    Ao contrário daquilo que é costume o nosso atleta desta vez optou por fazer da sua
participação um passeio convívio com alguns amigos. O David após ser dada ordem de partida
juntou-se ao tal  grupo de amigos, com eles percorreu os kms iniciais, mas passado algum
tempo o grupo começou a ficar dividido, isto porque alguns elementos estavam picados para
ver quem levava vantagem ao chegar à meta, mas o David não alinhou nisso porque antes da
partida combinou com um familiar seu que desta vez ia fazer a prova com ele e por isso
naquela dia a única roda que interessava era a do António Henriques. Logo no primeiro trilho o
seu familiar teve um problema e atrasou-se um pouco, mas o David quando deu por falta dele
resolveu esperar tal como tinha combinado. Juntos percorreram uma boa parte do percurso,
sem mais nenhum atleta por perto. Por volta do km 17 encontraram um atleta com problemas
e como o mesmo é amigo de ambos decidiram parar para ajudar a resolver o problema,
problema resolvido arrancaram os três para fazer o que faltava do percurso. O nosso atleta
disse que desta vez teve muito mais tempo para apreciar e desfrutar da Serra do Montejunto
do que nas quatro edições anteriores em que participou, e onde esteve sempre dentro do
top10 com destaque para um 3º lugar em 2013.





     O David gostou muito de ter participado mais uma vez na prova dos Aceleras Btt Team e
destaca como pontos positivos os trilhos do percurso principalmente o ultimo já a chegar à
localidade do Avenal, entrega de dorsais, marcações do percurso e cortes de estrada, a
lavagem das bicicletas, os banhos de agua quente mais uma vez e o almoço.

   






 Para a história fica um 54º lugar, com o seu familiar António Henriques a terminar à sua frente
em 53º lugar, ambos com um tempo de 02:25.