quinta-feira, 22 de junho de 2017

Maratona Btt do Cadaval - 2º etapa do Troféu do Oeste

Foi no passado dia 18 de Junho, que a nossa equipa se desloucou até à simpática localidade do
Cadaval para participar na 2ª etapa do Troféu Btt do Oeste. Este evento contou com cerca de 400 participantes, os mesmos puderam optar pelas distâncias de 35 e 60 kms.
A nossa equipa levou para esta 2º etapa deste troféu quatro atletas, na Meia Maratona participaram o David Moura, Acácio Brilha e Pedro Alegre e na Maratona o João Paulo.

David Moura
Começamos o rescaldo desta prova com o testemunho do David Moura, o nosso atleta partiu na box nº 2 com o dorsal nº 85, com isso evitou alguns atletas mais lentos, algo que é sempre complicado de ultrapassar num pelotão tão numeroso.
O David arrancou muito bem nesta prova e à entrada para a terra batida já ia no grupo da frente e assim continuou durante os primeiros 10 kms, mas dai para a frente as coisas complicaram-se para o David, o pó que era levantado pelas bicicletas dos outros atletas começaram a fazer mossa no nosso atleta. As dificuldades em respirar começavam e o David teve de abrandar um pouco o ritmo, as decidas também se tornavam mais perigosas devido há pouca visibilidade, estes dois factores fizeram com que o nosso atleta perdesse alguns lugares no pelotão. O calor também se fazia sentir aquela hora da manhã, mas isso não era propriamente um problema para o nosso atleta, visto que o David até se dá razoavelmente bem em andar de bicicleta com o calor, não sendo o mesmo exagerado. A partir do km 20 começavam as subidas, e a passagem pela localidade do Avenal  foi o ponto mais difícil, mas o David ultrapassou essa dificuldade sem grandes problemas, pois o pó já tinha ficado para trás. Os últimos kms foram feitos a gerir o mais possível, devido ao cansaço físico, o nosso atleta acabou mesmo por perder o grupo onde ia e se encontrava também o seu colega Pedro Alegre, e assim chegou à meta sozinho.
O David conseguiu concluir os 36 kms com um tempo de 01:47 minutos, em 19º lugar VetB e 66º lugar à geral.

O Acácio esteve presente na meia-maratona e mais uma vez teve um engano no percurso onde o
Acácio Brilha
trajeto se sobrepõe mais uma vez sem staff nessa zona, de resto foi um percurso um pouco a desejar por passar em sítios muito secos e com muito pó e poucos trilhos, ponto positivo para o staff que forneceu sempre água fresca. O Acácio acabou a prova com um tempo de 02:10 minutos em 39º em veteranos A e em 130º na geral.

Pedro Alegre
O Pedro Alegre também gostou de participar neste evento, e conseguiu terminar sem problemas de maior. Apesar de ter dado uma queda, a mesma não deixou mazelas físicas no nosso atleta, nem mecânicas na sua bicicleta.
O Pedro conseguiu concluir a prova com um tempo de 01:46 minutos, em15 º lugar VetA e 54º lugar à geral.

João Paulo
O João entrou em prova junto com os atletas da frente. Ao Km 15 os atletas da frente da corrida iam com uma média de quase 30kmh. O João começou a partir daí a mudar a postura para a defensiva. Guardando assim as energias para o Montejunto. Pois a maratona passava pela nossa querida serra. Ao
chegar a serra o João voltou a elevar o seu ritmo. Recuperando alguns lugares. Depois foi rolar no máximo que o corpo deixava até a meta. Conseguiu assim um 9o lugar no escalão. É colocar se em 9o empatado em pontos com o 8o lugar no troféu do Oeste.


Na opinião dos nossos atletas este evento tem como pontos positivos o seguinte:
 Entrega dos dorsais, a mesma foi rápida e simples, pontualidade no arranque, cortes de estrada, pontos de abastecimentos liquidados (foram vários ao longo do percurso) e os banhos apesar dos mesmos serem um pouco deslocados do evento.
Pontos menos positivos ou a melhorar:
As marcações em algumas zonas não estavam bem visíveis (até que havia fitas suficientes, mas as mesmas na nossa opinião não são as mais indicadas), o percurso teve muito estradão e poucos trilhos, de resto na opinião dos nossos atletas correu tudo dentro da normalidade, e para o próximo ano de
certeza que voltamos a marcar presença no evento do Montejunto Bike Clube.

  








sábado, 10 de junho de 2017

Maratona BTT Piranhas do Alqueva - 2017

Foi no passado dia 04 de Junho que o nosso atleta David Moura se deslocou à simpática localidade de Reguengos de Monsaraz – Évora.



Este evento contou com cerca de 400 atletas, os mesmos puderam optar pelas distâncias de 50 e 90 kms, sendo esta ultima guiada por GPS nos primeiros 40 kms.
O David optou pela distância mais curta tal como no ano passado, mas esta nada teve haver com a edição anterior. A partida deu-se por volta das 09:00 para quem ia fazer a distância maior e às 9:10 para quem ia fazer a distância mais curta, que foi o caso do nosso atleta.
O David logo no arranque tentou colocar um andamento forte, pois tinha como objetivo pessoal terminar esta prova dentro de um tempo de 02:30 minutos. Logo que entrou na terra batida o nosso atleta ia deitando tudo a perder, devido a um toque de outro atleta o David entrou numa zona onde a estrada tinha alguns rasgos e isso fez com que ele quase perdesse o controlo da bicicleta, mas com alguma sorte à mistura e alguma habilidade o nosso atleta conseguiu evitar a queda. Os primeiros 10 kms foram muito rápidos e só a partir dai é que começaram as dificuldades devido às longas subidas de inclinação bastante acentuada, descidas muito rápidas e também aos 35 graus de calor que se faziam sentir. O David consegui ultrapassar todos estes obstáculos e chegou à subida principal deste evento, a subida ao castelo de Monsaraz com a energia suficiente para fazer alguma diferença perante alguns atletas que já mostravam algum desgaste físico, assim o David consegui recuperar muitas posições.
Depois de ultrapassar a difícil dificuldade do castelo de Monsaraz ficavam a faltar cerca de 15 kms para o final. O nosso atleta conseguiu integrar-se num grupo de vários atletas e juntos percorreram alguns minutos, mas alguns desses elementos começavam a sentir alguma dificuldade, ao contrario do David que continuava com a energia suficiente para continuara a pedalar com alguma força, o nosso atleta apercebeu-se disso e como tinha como objetivo terminar dentro das 02:30 minutos decidiu colocar um andamento mais forte e com ele vieram mais dois atletas, juntos conseguiram recuperar algumas posições até ao final da prova.


O David Moura não conseguiu o seu objetivo pessoal, pois terminou os 53 kms desta prova com um tempo de 02:38 minutos (falhou por 8 minutos), em 40ª lugar e 7ª lugar na sua categoria Veterano B.
Apesar de não ter conseguido terminar dentro do tempo pretendido, o nosso atleta está muito satisfeito com este resultado.
O David gostou muito de ter participado neste evento, e dá os parabéns aos Piranhas do Alqueva pelo excelente trabalho realizado.



terça-feira, 6 de junho de 2017

Taça Joaquim Agostinho 2017 Meia-Maratona Maxial

Na opinião do Davis foi até agora a melhor prova do troféu. 
 Diz ter uma excelente organização,  e o que tem a dizer da mesma é "muitos parabéns".
A prova teve tudo o que se pede no btt, até subidas apeadas houve!! Foram 35km com 900metros de desnível acumulado.

O David tentou controlar a sua melhor posição desde o início.
No desenrolar da prova foi  tentar defender ao máximo a boa posição alcansada no arranque mesmo com o seu desgaste.
Pois a parte final era um parte pernas  de subir e descer constante.
Foi acompanhando os ataques dos adversários e não pode facilitar nada.
A seguir num grupo de 4 atletas com os mais diretos adversários integrados, o final teria de ser ao sprint e numa bela "rampinha " , conseguiu entrar bem e deu tudo o que tinha.
Conseguindo assim o 3º lugar em Master A , e 7º na geral da meia maratona.

Prova de Resistência Parque da Bela Vista Lisboa

Foi no Sábado dia 27 de Maio que os nossos atletas se deslocaram à capital para uma prova de resistência no parque da bela vista.

Um evento novo, onde mesmo na sua estreia juntou cerca de uma centena de atletas.
O percurso tinha zonas técnicas elaboradas propositadamente para o evento. Outras que já eram duras por si só devido a acentuada inclinação de algumas zonas do parque. No geral o percurso estava exigente mais muito bom para uma prova deste tipo.
Os atletas tinham 3 tipos de competição na mesma prova ao seu dispor. Eram essas: individual, em duplas ou em triplas.
Onde os atletas do Areal na sua maioria foram em individual neste caso o David Moura, o Márcio Lopes e o Miguel Mourão. Apenas o Pedro Alegre e o João Santos decidiram usar a resistência para treinar o esforço intermitente do 24 horas que se aproxima.








Ás 15 horas deu-se o arranque da prova.
Todos os atletas se esforçaram por um arranque rápido de modo a não ficar "bloqueado" atrás de atletas mais em baixo de forma.
Tudo estava a correr em pleno para os atletas da nossa equipa. Contudo o Miguel e o David tiveram cortes nos pneus traseiros, algo que os impossibilitou infelizmente de continuar.
Restou em prova então o Márcio e a dupla de Pedro com o João.
Á medida que a prova se desenrolou as diferenças de forma dos atletas começou a evidenciar-se mais sendo que o numero de ultrapassagens aumentou, o que levou o Pedro a uma queda um pouco aparatosa, mas nada que o coloca-se fora de competição.










Sendo assim as classificações da nossa equipa foram:
Individual:
David Moura 86º lugar com 4 voltas
Miguel Mourão 85º lugar com 4 voltas
Márcio Lopes 69º Lugar com 7 voltas
Duplas:
João e Pedro 9º lugar com 10 voltas

Todos os atletas gostaram da prova mesmo com os problemas mecânicos.
Para 2018 é certamente para colocar na agenda.