quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Reforços da Arealbike/Radioalenquer estreiam-se em Abrigada

Foi no passado dia 18 de Janeiro que se realizou a  4.ª Maratona por Trilhos de Abrigada e Montejunto, e nós não podia-mos faltar, mesmo com o tempo a testar os mais audazes. O evento ano após anos tem vindo a conquistar cada vez mais interesse graças à prestigiada serra do Montejunto e à boa organização. 
Prova disso são as  cerca de 400 inscrições, reunidas no site da organização, ou seja, atingiram o limite mas infelizmente, não nem todos contrariaram o S. Pedro e por isso as presenças foram inferiores ás confirmações,  mas ainda assim regista-se uma moldura humana muito boa, pois garantidamente estavam mais de trezentos atletas, alguns deles bem conceituados na modalidade.
Já habituada às condições climatéricas adversas nesta prova a organização não deixou essa questão por mãos alheias ou à sorte e mais uma vez conseguiu criar um percurso muito bom e com o terreno ciclável.  
A Arealbike/Radialenquer não cedeu às condições climatéricas e esteve representada no evento pelos atletas Carlos Santos e João Esteves na maratona e Jorge Sousa, João Santos e Rómulo Guerra na meia maratona, sendo que ainda tivemos uma baixa, o Luís Carvalho que não conseguiu descarregar a gripe a tempo de participar.  

No que diz respeito à participação dos nossos atletas, podemos dizer que foi positiva, contudo poderia ter sido melhor, não fosse o azar do João Esteves, mas vamos lá relatar as prestações individuais.

Os atletas Carlos Santos e João Esteves posicionaram-se nos primeiros lugares na partida e logo que a prova se iniciou tentaram manter-se juntos e seguir na roda dos mais rápidos, mas isso durou pouco tempo, porque a diferença de andamento para os 6/7 primeiros era alguma. 
Assim sendo os atletas em conjunto com outros atletas formaram um grupo perseguidor e assim se mantiveram até cerca do km 20, momento que que se iniciou a subida a Montejunto, tendo aí o grupo se desfeito, tendo o Carlos ficado para trás e o João conseguido seguir com outros atletas. Cerca de 1 km depois o Carlos alcança o João que seguia "furado", mas como o João afirmou que tinha solução para o problema o Carlos continuou no encalço de três atletas que seguiam a escassos segundos, tendo entretanto os conseguido alcançar, mas viria a ficar para trás novamente. 
Enquanto o Carlos tentava recuperar posições o João Esteves debatia-se com o problema, uma vez que não se tratava de um furo, mas um corte no pneu, pelo que restou-lhe ir andando até que teve a ajuda do atleta Tiago Sousa, mas valeu-lhe de pouco, porque meia duzia de kms depois voltou a furar e em consequência disso pediu boleia à organização e deu assim por terminada a sua prestação. Nisto o Carlos ia continuando a percorrer os kms no seu ritmo e não avistava nenhum atleta, mas ao terminar a travessia do "corta fogo" apercebeu-se de um atleta à sua frente e forçou o andamento e alcançou-o, tendo logo de seguida alcançado outro atleta, os quais deixou para trás na descida para Cabanas de Torres. Nisto lá teve de fazer mais um esforço, pois viu outro atleta à sua frente na subida para os Casais da Pedreira, mas este foi em vão, pois até ao final não o conseguiu alcançar, terminando assim a sua prestação no 9.º lugar da geral e 6.º lugar no escalão. 
Concluída a prova o Carlos deu-se por muito satisfeito com a sua prestação, enquanto o João Esteves sentia-se desiludido com a sua sorte, em especial porque foi a sua estreia com o equipamento da Arealbike/Radioalenquer.

Classificação Geral Maratona



O atleta Jorge Sousa optou por não partir dos primeiros lugares, mas impôs um andamento bastante forte, de maneira que quando entrou nos trilhos não existisse atletas mais lentos à sua frente e conseguiu. 
Entretanto o atleta inseriu-se num grupo de atletas com andamento semelhante até chegar ao "Trilho da Rede", onde o nosso atleta seguia na frente do grupo e após perder o controlo da bicicleta, embateu numa árvore e ficou com a direção da bicicleta danificada e em consequência disso ficou para trás e só no posto de controlo seguinte é que aproveitou para alinhar a direção.
Entretanto chegou à divisão de percursos e daí até ao final, fez a prova sozinho e apesar de não conseguir alcançar nenhum atleta, manteve sempre o mesmo ritmo sem quebras de rendimento, o que lhe valeu um 9° lugar na geral e no 5° lugar do escalão Vet A. No final o atleta diz-se bastante motivado com este resultado, mas consciente que grande parte da concorrência não participou nesta prova.


Quanto ao atleta João Santos diz que o arranque foi fortíssimo e fez o que pode para acompanhar o grupo que perseguia o grupo da frente, pois sabia que o grupo da frente tinha maioritariamente atletas inscritos para os 60kms e que ia ser um ritmo impossível de acompanhar dada a sua condição física, pelo que, foi impondo o seu andamento e recuperando o fôlego do arranque. Entretanto por volta do km 10 o atleta juntou-se a um grupo com um ritmo que ele aguenta e com eles se manteve até ao km 25, local onde foi informado pela organização que dali para a frente era sempre plano e por isso foi buscar o resto das energias e aumentou o ritmo, o que o fez ganhar vantagem ao grupo, tendo ainda conseguido passar outro atleta até final, onde chegou na 26.ª posição da geral e na 12.ª posição do seu escalão.

No final o atleta confidenciou que esta muito satisfeito por representar a Arealbike/Radioalenquer e considera que a sua estreia foi muito positiva, porque a sensação que tinha era de dever cumprido, uma vez que o seu objectivo era dar o seu melhor e foi o que tinha acabado de fazer.
E concluímos com o atleta Rómulo Guerra, que participou de forma descontraída e apenas procurou o convívio e o gozo dos trilhos, uma vez que atualmente a sua disponibilidade para treinar tem sido pouca e assim sendo a preparação física já não é o que era, mas ainda assim não deixa de marcar presença. O atleta não foi classificado, uma vez que a despreocupação era tanta que não quis cansar os "picas" e só fez o primeiro controlo....


Classificação Geral Meia Maratona

Para finalizar este rescaldo, endereçamos os nossos parabéns a SFUPA por mas vais uma vez ter estado à "altura" do que é desejado pelos atletas tendo mais uma vez promovido com sucesso a Serra de Montejunto, a localidade de Abrigada e o concelho de Alenquer.

Resta-nos agradecer aos nossos atletas pela representação, em especial ao João Esteves e ao João Santos, desejar a todos a melhor sorte para o futuro e que a motivação se mantenha. Fica também um obrigado a todos os nossos patrocinadores que em breve iram "ver-se" a ser carregados pelos nossos atletas.



Sem comentários:

Enviar um comentário