terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Luís Carvalho foi ao Jamor e trouxe o 1.º lugar no seu escalão!


Foi no passado sábado, 24 de janeiro que o nosso atleta Luis Carvalho se deslocou até Oeiras, mais concretamente até ao Estádio Nacional e cumpriu mais uma participação no Duatlo do Jamor (prova aberta), prova esta que contou com a presença de 78 atletas, os quais tinham de completar 2 kms de corrida, mais 8 kms de BTT e para terminar, mais 1 km de corrida. 

O nosso atleta refere que o arranque foi muito forte, o qual teve inicio pelo segmento de corrida, tendo os atletas iniciado um sprint que durou até à transição para a bike, local onde o nosso atleta chegou na 5.ª posição, mas já muito distanciado dos 4 primeiros, contudo ia iniciar a secção de BTT, ou seja, a parte onde se sente mais à vontade e com isso poderia conseguir voltar a aproximar-se dos atletas que seguiam à sua frente e assim o fez, alcançou 2 atletas e tentou ganhar vantagem para eles. 

Com um enorme esforço conseguiu ganhar vantagem aos atletas, vantagem essa que sabia que era indispensável para ter hipóteses de chegar ao pódio, porque sabia que na corrida final eles eram muito mais fortes do que ele, tendo à transição novamente para a corrida o nosso atleta conseguido uma vantagem de cerca de 100m para um dos atleta, porque o outro ficou ainda mais distanciado. Contudo no momento em que fez a troca da bike pelos ténis perdeu algum tempo a calçar os ténis, mas não desistiu, contudo viria a pagar a fatura o esforço no BTT e foi alcançado pelo atleta que vinha atrás de mim, isto a 100 metros da linha de meta. 

No final o Luís classificou-se no 4º lugar da geral e 1º do escalão V1.











É com orgulho que felicitamos o nosso atleta pelo feito alcançado e mais uma vez o Arealbike/Radioalenquer e os seus patrocinadores estiveram em destaque.
  

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Reforços da Arealbike/Radioalenquer estreiam-se em Abrigada

Foi no passado dia 18 de Janeiro que se realizou a  4.ª Maratona por Trilhos de Abrigada e Montejunto, e nós não podia-mos faltar, mesmo com o tempo a testar os mais audazes. O evento ano após anos tem vindo a conquistar cada vez mais interesse graças à prestigiada serra do Montejunto e à boa organização. 
Prova disso são as  cerca de 400 inscrições, reunidas no site da organização, ou seja, atingiram o limite mas infelizmente, não nem todos contrariaram o S. Pedro e por isso as presenças foram inferiores ás confirmações,  mas ainda assim regista-se uma moldura humana muito boa, pois garantidamente estavam mais de trezentos atletas, alguns deles bem conceituados na modalidade.
Já habituada às condições climatéricas adversas nesta prova a organização não deixou essa questão por mãos alheias ou à sorte e mais uma vez conseguiu criar um percurso muito bom e com o terreno ciclável.  
A Arealbike/Radialenquer não cedeu às condições climatéricas e esteve representada no evento pelos atletas Carlos Santos e João Esteves na maratona e Jorge Sousa, João Santos e Rómulo Guerra na meia maratona, sendo que ainda tivemos uma baixa, o Luís Carvalho que não conseguiu descarregar a gripe a tempo de participar.  

No que diz respeito à participação dos nossos atletas, podemos dizer que foi positiva, contudo poderia ter sido melhor, não fosse o azar do João Esteves, mas vamos lá relatar as prestações individuais.

Os atletas Carlos Santos e João Esteves posicionaram-se nos primeiros lugares na partida e logo que a prova se iniciou tentaram manter-se juntos e seguir na roda dos mais rápidos, mas isso durou pouco tempo, porque a diferença de andamento para os 6/7 primeiros era alguma. 
Assim sendo os atletas em conjunto com outros atletas formaram um grupo perseguidor e assim se mantiveram até cerca do km 20, momento que que se iniciou a subida a Montejunto, tendo aí o grupo se desfeito, tendo o Carlos ficado para trás e o João conseguido seguir com outros atletas. Cerca de 1 km depois o Carlos alcança o João que seguia "furado", mas como o João afirmou que tinha solução para o problema o Carlos continuou no encalço de três atletas que seguiam a escassos segundos, tendo entretanto os conseguido alcançar, mas viria a ficar para trás novamente. 
Enquanto o Carlos tentava recuperar posições o João Esteves debatia-se com o problema, uma vez que não se tratava de um furo, mas um corte no pneu, pelo que restou-lhe ir andando até que teve a ajuda do atleta Tiago Sousa, mas valeu-lhe de pouco, porque meia duzia de kms depois voltou a furar e em consequência disso pediu boleia à organização e deu assim por terminada a sua prestação. Nisto o Carlos ia continuando a percorrer os kms no seu ritmo e não avistava nenhum atleta, mas ao terminar a travessia do "corta fogo" apercebeu-se de um atleta à sua frente e forçou o andamento e alcançou-o, tendo logo de seguida alcançado outro atleta, os quais deixou para trás na descida para Cabanas de Torres. Nisto lá teve de fazer mais um esforço, pois viu outro atleta à sua frente na subida para os Casais da Pedreira, mas este foi em vão, pois até ao final não o conseguiu alcançar, terminando assim a sua prestação no 9.º lugar da geral e 6.º lugar no escalão. 
Concluída a prova o Carlos deu-se por muito satisfeito com a sua prestação, enquanto o João Esteves sentia-se desiludido com a sua sorte, em especial porque foi a sua estreia com o equipamento da Arealbike/Radioalenquer.

Classificação Geral Maratona



O atleta Jorge Sousa optou por não partir dos primeiros lugares, mas impôs um andamento bastante forte, de maneira que quando entrou nos trilhos não existisse atletas mais lentos à sua frente e conseguiu. 
Entretanto o atleta inseriu-se num grupo de atletas com andamento semelhante até chegar ao "Trilho da Rede", onde o nosso atleta seguia na frente do grupo e após perder o controlo da bicicleta, embateu numa árvore e ficou com a direção da bicicleta danificada e em consequência disso ficou para trás e só no posto de controlo seguinte é que aproveitou para alinhar a direção.
Entretanto chegou à divisão de percursos e daí até ao final, fez a prova sozinho e apesar de não conseguir alcançar nenhum atleta, manteve sempre o mesmo ritmo sem quebras de rendimento, o que lhe valeu um 9° lugar na geral e no 5° lugar do escalão Vet A. No final o atleta diz-se bastante motivado com este resultado, mas consciente que grande parte da concorrência não participou nesta prova.


Quanto ao atleta João Santos diz que o arranque foi fortíssimo e fez o que pode para acompanhar o grupo que perseguia o grupo da frente, pois sabia que o grupo da frente tinha maioritariamente atletas inscritos para os 60kms e que ia ser um ritmo impossível de acompanhar dada a sua condição física, pelo que, foi impondo o seu andamento e recuperando o fôlego do arranque. Entretanto por volta do km 10 o atleta juntou-se a um grupo com um ritmo que ele aguenta e com eles se manteve até ao km 25, local onde foi informado pela organização que dali para a frente era sempre plano e por isso foi buscar o resto das energias e aumentou o ritmo, o que o fez ganhar vantagem ao grupo, tendo ainda conseguido passar outro atleta até final, onde chegou na 26.ª posição da geral e na 12.ª posição do seu escalão.

No final o atleta confidenciou que esta muito satisfeito por representar a Arealbike/Radioalenquer e considera que a sua estreia foi muito positiva, porque a sensação que tinha era de dever cumprido, uma vez que o seu objectivo era dar o seu melhor e foi o que tinha acabado de fazer.
E concluímos com o atleta Rómulo Guerra, que participou de forma descontraída e apenas procurou o convívio e o gozo dos trilhos, uma vez que atualmente a sua disponibilidade para treinar tem sido pouca e assim sendo a preparação física já não é o que era, mas ainda assim não deixa de marcar presença. O atleta não foi classificado, uma vez que a despreocupação era tanta que não quis cansar os "picas" e só fez o primeiro controlo....


Classificação Geral Meia Maratona

Para finalizar este rescaldo, endereçamos os nossos parabéns a SFUPA por mas vais uma vez ter estado à "altura" do que é desejado pelos atletas tendo mais uma vez promovido com sucesso a Serra de Montejunto, a localidade de Abrigada e o concelho de Alenquer.

Resta-nos agradecer aos nossos atletas pela representação, em especial ao João Esteves e ao João Santos, desejar a todos a melhor sorte para o futuro e que a motivação se mantenha. Fica também um obrigado a todos os nossos patrocinadores que em breve iram "ver-se" a ser carregados pelos nossos atletas.



terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Arealbike começa a época no XI Passeio de BTT Trilhos de Pontével

A simpática vila de Pontével, foi uma vez mais palco do arranque de época para muitos atletas que cumprem a tradição de iniciar as suas épocas nesta prova que já vai na 11.ª edição e que segundo os participantes, continua a merecer os melhores elogios no que se refere à organização. A valorizar este desempenho estiveram cerca de 500 atletas, entre os quais muitas caras conhecidas da modalidade, de onde destacamos, Marco Chagas, Vitor Gamito, Carlos Marta, Hernani Broco, Micael Izidoro, Ana Antunes, Vanessa Fernandes, Carlos Gomes, Hugo "espigão" e David Marques.


Os atletas tinha como opção de percurso, a meia maratona com cerca de 30 kms de extensão e a maratona com 60 kms de extensão, esta última com um acumulado a ronda os 1000 metros D+.

A Arealbike/RádioAlenquer levou até Pontével, quatro atletas, Carlos Santos e Edmundo Ramos para a Maratona e  Luís Carvalho e David Moura para a Meia-Maratona, sendo que ainda tínhamos outro atleta inscrito, o João Santos, o qual iria fazer a sua estreia com as cores da equipa, mas o atleta não pode participar por motivos de saúde.




No que diz respeito ás prestações de cada um, comecemos pela Maratona, com um percurso de 60 km`s, onde Carlos Santos se apresentou algo debilitado fisicamente, devido a uma gripe, mas ainda assim motivado para cumprir os 60 kms.
O atleta devido ao seu estado fisíco não se preocupou em escolher uma boa posição de partida e com isso arrancou com um bom número de atletas à sua frente, mas logo nos metros inicias começou a ultrapassa-los, mas depressa viu que não podia continuar a "apertar" e seguiu num ritmo "confortável" e procurou um grupo para seguir na roda, tendo tido a sorte de se juntar a atletas seus conhecidos e com eles foi percorrendo os kms sempre na "corda". Sensivelmente a meio do percurso começou a sentir-se melhor e com o percurso a ser mais plano começou a impor o andamento, o qual foi subindo gradualmente ao ponto daqueles que lhe deram roda se encontrarem com dificuldades em o acompanhar. Chegada à meta o Carlos terminou no 26.ª lugar com o tempo de 2h14m53se e diz-se satisfeito dada a sua condição fisica e os "prós" que se encontrava presentes.

Ainda na Maratona o Edmundo Ramos seguiu para esta prova na expectativa de avaliar a sua condição física por forma a preparar-se da melhor para os seus objetivos para esta época.
O atleta refere que o arranque da prova foi muito forte e logo na primeira subida sentiu algumas dificuldades para acompanhar o grupo mais dianteiro e acabou por ceder. Com o passar dos kms as sensações foram melhorando e o nosso atleta agrupou-se num grupo com o qual percorreu uns bons kms. Entretanto surge a separação dos percursos e a partir daí seguiu praticamente sempre sozinho até ao final, onde chegou na 112ª posição com o tempo de 3h16h. Prova concluída o atleta reconhece que tem muito trabalho pela frente!


Quanto à Meia Maratona, o alteta Luis Carvalho apresentou-se com aspirações de lutar pelas primeiras posição, mesmo sabendo que a concorrência era forte, razão pela qual desde cedo se colocou na linha de partida para conseguir partir com os primeiros. Partida dada e o nosso atleta deu tudo por tudo e seguiu na frente da corrida e assim se foi mantendo, mas com o passar dos kms o atleta ressentiu-se dos seus "trails" e as pernas não respondiam, ainda assim nunca baixou os braços e em consequência disso conseguiu terminar a prova na 7.ª posição, com o tempo de 1h10m12s lugar honroso e que mostra a qualidade do atleta, pois mesmo "mais" afastado das bicicletas ainda tem uma palavra a dizer. 

Também na meia maratona, o atleta David Moura que partiu no meio do pelotão, mas como ele diz, não foi coisa que o incomodasse, pois iria aproveitar os primeiros kms para ultrapassar o pessoal mais lento e assim fez, situação que durou alguns kms. 
Entretanto seguia num grupo de cerca de 20 atletas, mas por volta do kms 12, na primeira dificuldade da prova o grupo viria a perder muitas unidades, tendo o nosso atleta se conseguido manter e assim continuou até à separação dos percursos. Com a divisão feita o nosso atleta apenas ficou com a companhia dois atletas, mas depressa se organizaram e alcançaram um grupo que seguia à sua frente, grupo este composto por 15 atletas. Entretanto dois atletas forçaram o andamento e saíram do grupo, tendo o nosso atleta seguido na perseguição deles com o restante grupo na sua roda e assim continuou até que surge uma subida e o David força novamente o andamento e consegue ultrapassar o último atleta que tinha saído do grupo e já só trás consigo outro atleta, o qual conseguiu deixar para trás já na descida para a meta, terminando assim a sua prestação na 34.ª posição com o tempo de 1H19m.

Os vencedores do dia foram: Davide Marques da equipa Nutrimania /RacingBikes/RudyProject na meia maratona e Micael Isidoro da equipaTraining system- Louletano Dunas Douradas na maratona, isto no homens, nas mulheres as vencedoras foram Raquel Magoito da equipa CASAIS LAGARTOS BIKE TEAM na meia maratona e Daniela Reis da equipa Movefree na maratona

Por fim resta agradecer aos atletas por mais estas prestações honrosas e aos nosso patrocinadores por nos continuarem a apoiar.


terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Mais uma volta de fim de ano Rbikes cumprida!


No passado dia 28 de Dezembro de 2014 realizou-se na localidade de Ota a mítica volta de Fim de Ano da Rbikes, a qual já conta com 9 edições, passeio esse feito todo ele em "estrada" e de à uns anos a esta parte associado ao cariz solidário.

Neste passeio solidário a Arealbike/Radioalenquer esteve representada pelos atletas Nuno Alegre, Pedro Alegre, Romulo Guerra, Edmundo Ramos, Jorge Sousa, David Moura e João Esteves, os quais se dividiram pelas duas opções de percurso, nomeadamente a volta pequena (60kms) e pela volta grande (100kms), esta última com a tradicional subida do Avenal, sendo que este ano a subida continuava até ao Montejunto

Mais uma vez o passeio teve uma grande adesão, ao ponto dos números indicarem aproximadamente 250 atletas.

Como também é habitual o andamento imposto no pelotão é sempre elevado e mais uma vez não fugiu à regra pelo que os nossos atletas foram-se posicionado de acordo com as suas capacidade fisicas e companhias, porque acima de tudo trata-se de um passeio de convívio.

Este ano as condições climatéricas não foram muito favoráveis o que fez com que muitos atletas não cumprissem o percurso delineado, nomeadamente a subida a Montejunto pelo Avenal, mas o que interessa é que o pessoal se divertiu e cumpriu com as obrigações solidárias.

Resta dar os parabéns à organização pelo sucesso do passeio e em especial por associa-lo ao cariz solidário.