quarta-feira, 12 de março de 2014

Arealbike/Radioalenquer na primeira prova da Taça regional de XCM de Santarém


Começou no passado domingo a Taça Regional de Maratonas de BTT de Santarém e teve como prova inicial a VII Maratona Águias de Alpiarça, a qual decorreu na localidade de Alpiarça. 

Esta taça continua a suscitar interesse, interesse esse confirmado com a presença de mais de 500 atletas, muitos deles atletas de qualidade e de referência nacional, nomeadamente alguns campeões nacionais, que sem dúvida alguma aumentaram o nível qualitativo desta Taça a qual promete desde já uma competição muito forte até ao fim. Para este ano a taça trouxe uma novidade, pois passou a existir também uma vertente meia-maratona Federada.


A Arealbike/RádioAlenquer como não poderia deixar de ser também marcou presença, e levou até a localidade de Alpiarça, quatro atletas não federados, foram eles, Carlos Santos, Luís Carvalho, Edmundo Ramos e Jorge Sousa, os dois primeiros com capacidades reconhecidas para lutarem por um lugar entre os melhores e os outros dois em crescente de forma. Os atletas  seguiram para a prova bastante motivados e com vontade em obter bons resultados nesta prova inaugural da Taça Regional de Santarém XCM 2014.

Vamos então ao que foi a prestação dos nossos atletas. 

Como os nossos atletas se dividiram por duas vertentes, vamos começar pelo nosso atleta Carlos Santos, que competiu na Maratona Não Federada. 
O nosso atleta como vem sendo hábito, conseguiu fazer uma boa partida e manteve-se junto dos primeiros, mas como a concorrência era muito forte, o nosso atleta cedeu e passou a fazer parte do grupo perseguidor, grupo esse que foi perdendo elementos à medida que iam passando os quilómetros. Terminada a primeira volta o nosso atleta seguia apenas com outro atleta, ainda assim foram conseguindo ganhar algumas posições até final, onde o nosso atleta terminou os 80 kms com o tempo de 3:06:35, o que lhe permitiu ser 5.º classificado no escalão VET A e 8.º à geral promoção. O vencedor foi o atleta José Silva da Goldnutricion à Geral (promoção e federados) com o tempo de  2:50:22, atleta que disputa o mesmo escalão do nosso atleta, uma vez que também é VET A (não federado). 


Passamos agora à vertente meia maratona não federado, na qual participaram os nossos outros atletas.
Luís Carvalho viu-se a partir de uma posição desfavorável, porque devido à confusão na entrada das boxes, partiu atrás de muitos atletas, contrariamente ao que era seu objectivo. Com o inicio da prova o Luís teve de recuperar a má colocação na partida e para isso despendeu um esforço extra, mas conseguiu chegar ao grupo da frente antes de entrar na terra batida. A partir desse momento foi aguentar o andamentos dos mais rápidos, mas não foi possível, contudo conseguiu trabalhar em grupo para tentar alcançar os primeiros, o que acabou por não resultar. Ainda assim o nosso atleta foi 6.º no escalão VET A e 8.º à Geral, com o tempo de  1:34:17, o que é um prestação muito positiva, num escalão que consideramos o mais competitivo da Taça, onde o vencedor foi o atleta Ricardo Mendes da equipa BikeClinc com o tempo de 1:31:45. 

No que diz respeito à prestação no atleta Jorge Sousa, este refere que fez uma boa partida e que conseguiu impor um andamento muito bom para a sua condição física, o que lhe permitiu ir ganhando posições à medida que iam passando os kms, contudo viria a pagar a fatura desse andamento imposto, pois nos últimos kms o nosso atleta viria a debater-se com alguns problemas físicos, o que o impediu de concretizar uma boa prestação, pois viu-se a perder muitas posições. Ainda assim o atleta concluiu a prova com o tempo de 1:52:38, tempo que o qualificou na 56.ª posição no escalão Vet A. 

Já o atleta Edmundo Ramos tirou vantagem da confusão das boxes, pois quando deu por si estava numa posição mais favorável do que estava à entrada para a box, mas como o atleta continua a ter dificuldades nos arranques das provas, não conseguiu tirar grande vantagem dessa posição. Percorridos os primeiros kms o atleta começou a sentir-se melhor fisicamente e consequentemente a melhorar o andamento o que lhe permite ir ganhando posições e terminar a prova na 69.ª posição com o tempo de 2:04:13, tempo que deixa o atleta muito satisfeito, uma vez que melhorou significativamente o seu tempo do ano passado.

As prestações dos nossos atletas abrem boas expectativas para as próximas provas desta taça, em especial para a próxima, a qual irá decorrer na nossa "casa", nomeadamente na localidade de Ota no dia 11 de Maio 2014.    

No que diz respeito ao que foi a organização do evento, organização a cargo da equipa de ciclismo Águias de Alpiarça em parceria com o organizador de eventos Trilho Perdido, os nossos atletas consideram que mais uma vez esteve aquém das expectativas, pois voltaram a cometer-se os erros dos anos transactos e em termos de melhorias apenas registam a disponibilidade imediata on-line das classificações gerais.

Resta-nos agradecer a todos os parceiros, pois só com eles este projeto é possível, por isso, muito obrigado:
Crédito Agrícola de Alenquer
Frangest Gestão de Condominios
Lãs Alegre 

Sem comentários:

Enviar um comentário