sexta-feira, 15 de março de 2013

Alpiarça foi o palco escolhido para o inicio da Taça Regional de Maratonas de Btt de Santarém!

Começou no passado domingo a Taça Regional de Maratonas de BTT de Santarém, com a prova inicial a ter lugar em Alpiarça. Mais uma vez a disputa desta taça a suscitar interesse, interesse esse confirmado com a presença de muitos atletas de qualidade que sem dúvida alguma vêm aumentar o nível qualitativo deste Troféu que promete desde já emoção até ao fim. A Arealbike/RádioAlenquer marcou presença, mantendo as ambições naturais de quem tem um titulo a defender, mais precisamente o titulo de Campeão Regional de Meia Maratona Vet A conquistado por Pedro Amaro. A equipa levou até a localidade de Alpiarça, três atletas para participarem nesta categoria, foram eles, Pedro Amaro, Luís Carvalho e Carlos Santos, todos eles com capacidades reconhecidas para lutarem por um lugar entre os melhores, levou ainda o Rui Alexandrino para disputar a categoria de Maratona - Vet A. Os atletas  levavam consigo bastante vontade em obter bons resultados nesta prova inaugural da Taça 2013, mas como é habitual no btt há que contar com os imprevistos. 
Vamos então ao resumo da prova e mais precisamente da prestação dos nossos atletas. A prova em si iniciava-se de resto como vem a ser habitual no btt, com ritmos bem elevados que quase se confundem com sprints que desde logo obrigam á formação de grupos, naturalmente com ritmos e ambições diferentes. Na meia maratona, os atletas da Arealbike/RádioAlenquer posicionaram-se muito bem , com Pedro Amaro a rodar com os melhores no grupo da frente composto por quatro atletas, logo atrás no grupo perseguidor, surgiam  Luís Carvalho e Carlos Santos á espreita de algum deslize dos homens da frente. Com o desenrolar da prova, Carlos Santos destaca-se desse grupo agarrando a roda de alguns atletas da maratona, aproveitando o fato para se colocar numa posição intermédia. No entanto o tal deslize que se falava que poderia vir a acontecer e ser aproveitado, acabaria por surgir sim, mas iria bater-nos á porta com o Carlos Santos a sofrer uma vez mais, problemas mecânicos o que fez com que fosse alcançado por um verdadeiro "TGV", liderado pelo Luís Carvalho, seu colega de equipa. Mas um azar nunca vêm só e num estreitamento do percurso o atleta da Arealbike sofre uma queda, nada de grave aparentemente, este levantava-se rapidamente para voltar a corrida quando foi avisado que tinha o selim partido e no chão, mais um grande contratempo que obrigou o Carlos Santos a percorrer os restantes 20 km`s da prova de pé em cima da sua bicicleta, um esforço tremendo que o impossibilitou obviamente de lutar pela prova e que o leva desde já a desistir do Troféu, pois as suas aspirações ficarem comprometidas. No entanto lá na frente, Pedro Amaro mantinha-se na luta desenfreada pela vitória, que desta feita não lhe sorriu, viria a chegar na terceira posição, conquistando um lugar no pódio, um lugar importantíssimo para as suas aspirações, com tudo em aberto na luta pela revalidação do titulo de Campeão.
Já o Luis Carvalho manteve-se na liderança do grupo perseguidor e viria a chegar na 5ª posição, uma classificação importante dada a qualidade dos atletas presentes e que deixa tudo em aberto para as próximas provas. No que diz respeito ao Rui Alexandrino este disputava a categoria de Maratona Vet A. O atleta da Arealbike, teve um bom inicio de prova mantendo-se no pelotão e a fazer uma primeira volta confortavel sempre com muita
segurança. Já durante a segunda volta e resistindo ás condições climatéricas, o Rui viria a ser atraiçoado por problemas mecânicos que o levaram a perder vários lugares, durante quinze minutos lutou contra os condicionalismos que esses problemas lhe causaram, no final, 9ª posição, um resultado com sabor amargo, pois havia a noção que se podia fazer melhor, mas o btt é assim mesmo, melhores dias virão para o Rui.


.

Sem comentários:

Enviar um comentário