quinta-feira, 23 de junho de 2011

Alenquerense sagra-se campeão Nacional de Juniores na especialidade de conta relógio.



Encontra-se a decorrer os Campeonatos Nacionais de ciclismo na localidade de Pataias no Concelho de Alcobaça. O Alenquerense António Barbio sagrou-se hoje campeão nacional na especialidade de conta relógio. O jovem de 17 anos dominou o “crono” dos Juniores, categoria onde alinharam 38 corredores. Barbio (Belalgas Cosmética/Matos Cheirinhos) venceu à média de 44,6 Km/h e gastou menos sete segundos que o companheiro de equipa João Leal. Luis Gomes (Silva & Vinha/ADRAP) foi o terceiro classificado a 36 segundos.
O jovem Alenquerense correspondeu assim ás enormes espetativas depositadas em si pelos amantes do ciclismo em Alenquer, para ele e para a sua equipa, ficam os nossos parabéns pelo feito alcançado.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Azar, marcou a participação na 7ª Maratona de Cuba



Pedro Alegre representou a AreakBike/RádioAlenquer por terras Alentejanas, mais precisamente na 7ª Maratona de Cuba, maratona na qual participaram cerca de 400 atletas divididos pelos 50 km´s da Meia Maratona e pelos 68 km`s da Maratona. Na Meia Maratona a participação de Pedro Alegre não lhe correu da melhor forma, pois o atleta viu-se forçado a abandonar a prova.

O infortunio surgiu por volta dos 16 kms, um rasgo no pneu viria a deitar por terra as espetativas do atleta vir a fazer um bom registo e até mesmo terminar a prova. Para o feito muito contribui o fato do terreno ser propício a causar furos pois o "seixo" era o principal elemento que cumpunha o percurso. De salutar apenas o fato de a Maratona ter sido ganha por outro Alenquerense, mais precisamente Tiago Fragata atleta da equipa de Ota. Para o Tiago e para a Ota, os nossos sinceros parabéns.

O BTT está de volta á SFUPA.






A SFUPA anunciou a reabertura da mítica secção de Cicloturismo/Btt, é com enorme satisfação que recebemos esta noticia, pois serão certamente mais uma equipa para trabalhar em prol do BTT no concelho de Alenquer. Para marcar este feito no dia 10 de julho a SFUPA irá realizar um passeio convivio (guiado) pelos excelentes trilhos do sopé da serra do Montejunto (+/- 30 kms).



Para fazerem a vossa inscrição basta enviarem um mail com o vosso nome/morada/nº telemovel e se almoçam ou não, para sfupabrigada.btt@gmail.com .



Mais uma vez o nosso bem haja e votos de felicidades.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Circuito ambientalista de Alenquer foi uma vez mais um sucesso.


Realizou-se no passado sábado o 17º circuito ambientalista de Alenquer promovido pela Junta de Freguesia de Triana, a edição deste ano veio confirmar toda a razão da existência desta iniciativa,

reunindo mais de sessenta participantes, com idades compreendidas entre os "oito" e os "oitentas", familias onde avós, pais e netos confraternizaram a andar de bicicleta. A Junta de Triana está de parabéns por manter esta iniciativa, já com dezassete anos de existência.

A equipa marcou presença pelo segundo ano consecutivo apoiando a iniciativa e fomentando o desporto ao mesmo tempo que se aproveita para alertar as pessoas para os cuidados a terem com a natureza.



Representaram a Arealbike/RádioAlenquer, Filipe Loureiro e Nuno Alegre, acompanhados simpáticamente pela Madalena Alegre e pelo Abel Alegre.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

17º Circuito Ambientalista de Alenquer é já este Sábado.


A Junta de Freguesia de Triana vai levar a cabo no próximo sábado, a organização do seu 17º Circuito Ambientalista. Esta é já considerada uma iniciativa tradicional dado o seu nº de realizações, e reune anualmente muitas familias, avós, pais e filhos manifestam-se em conjunto por um ambiente melhor e ao mesmo tempo convivem entre si e seus amigos, andando de bicicleta e disfruntando da natureza.

O encontro está marcado junto á sede da freguesia pelas 09h00 e conta com um almoço no Forum Romeira.

terça-feira, 14 de junho de 2011

1ª Maratona "Alexandre Ruas", Arealbike/RádioAlenquer chega ao pódio.


Realizou-se no passado domingo, a 1ª Maratona “Alexandre Ruas”, uma organização do Grupo Desportivo Marmeleirense.

A iniciativa teve como principal objetivo a angariação de fundos para a escola de ciclismo “Alexandre Ruas”, um projeto que o GDM acolheu e está a dinamizar, tendo em vista a formação de jovens atletas do concelho de Alenquer.
Infelizmente a adesão não foi em grande escala, em muito devido ao fato de existirem várias maratonas marcadas para a mesma data, entre elas, a Maratona de Manteigas, prova da Taça de Portugal.
Marcaram assim presença cerca de cinquenta atletas que se dividiram entre a Maratona e a Meia Maratona, entre eles quatro elementos da Arealbike/RádioAlenquer, que uma vez mais defenderam o principal propósito da equipa, apoiar as diversas iniciativas dentro do concelho de Alenquer relacionadas com o BTT. Mas a participação da Arealbike/RádioAlenquer não se ficou só pela simples intenção de marcar presença, a equipa colocou mesmo um atleta no pódio e outro nos cinco primeiros da meia maratona, já na maratona a equipa colocou um atleta na nona posição.
Mas passemos ao resumo da prestação dos atletas da Arealbike/RádioAlenquer, na Meia Maratona, Carlos Santos voltou a dar cartas,

o atleta assumiu desde o inicio da prova a luta pelo 1º lugar tendo andado sempre na frente da corrida, contudo viria a cair para a 2ª posição no momento da separação dos diferentes percursos, chegou assim na 2ª posição com o tempo de 1:17:01, assegurando um lugar no pódio e o respetivo destaque por ter sido o atleta do concelho melhor classificado, quanto à vitória, esta sorriu ao atleta João Massena da equipa BTT Rio de Mouro que concluiu a prova em 1:16:41.
O atleta Pedro Alegre, por sua vez teve uma prestação regular,


mantendo-se não muito longe da frente da corrida, tendo vindo a chegar na 5ª posição com o tempo de 1:32:59. No que diz respeito à maratona, representaram a equipa

Arealbike/RádioAlenquer os atletas Luis Filipe Monteiro e Rui Barral, que assistiram ao forte poderio dos homens da equipa BTT Rio de Mouro, a vitória coube também ela a um homem de Rio de Mouro, de seu nome Aires Barros, que terminou a sua prova em 2:29:06, Luis Filipe Monteiro, aventurou-se desta vez numa maratona,



que embora com menos km`s do que os habituais "80" teve apartir da separação de percursos, o seu grau de maior dificuldade, o que obrigou o atleta a um esforço suplementar àquele que lhe é habitual, mesmo não sendo esta a sua especialidade, Luis Filipe Monteiro assegurou assim um lugar bastante positivo, chegou na 9ª posição com o tempo de 2:48:43.

Rui Barral desistiu da Maratona, tendo concluído a Meia Maratona,


o que fez com que o atleta não se tenha classificado.

Resta-nos dar os parabéns ao GDM pela iniciativa, pois apesar da organização ter recebido algumas criticas construtivas, a satisfação era de forma genérica positiva, o que nos leva a pensar que para o ano irá ser ainda melhor.


No final pousaram para a fotografia:



(Da esq. para a Drt,) Pedro Alegre, Gonçalo Tomás, Luis Filipe Monteiro e Rui Barral


Aproveitamos para disponibilizar as classificações finais oficiais.



segunda-feira, 13 de junho de 2011

Concelho de Alcobaça vai receber "Nacionais" de ciclismo.



O concelho de Alcobaça, mais precisamente a freguesia de Pataias, vai receber entre os dias 23 e 26 de Junho, os Campeonatos Nacionais de Ciclismo. A organização dos Campeonatos está uma vez mais a cargo da Lagos Sport. Pataias irá ser o grande palco das várias competições onde serão conhecidos os campeões de 2011.

domingo, 12 de junho de 2011

A "Alentejana" conheceu hoje o seu Grande vencedor, o Lituano, Evaldas Siskevicius.

Filipe Cardoso (Barbot/Efapel) venceu a derradeira etapa da Volta ao Alentejo em bicicleta, mas foi o lituano Evaldas Siskevicius, segundo classificado no Redondo quem venceu a prova. Siskevicius (Pomme Marseille) vestiu a última Camisola Amarela Delta Cafés e terminou a “Alentejana” com sete segundos de vantagem sobre Filipe Cardoso e nove sobre Bruno Sancho (LA/Antarte).
À partida de Montemor-o-Novo, Sancho era líder, mas os 18 segundos que gastou a mais ao concluir os 169,7 quilómetros desta quarta etapa foram decisivos para entregar ao corredor de 22 anos, natural da capital da Lituânia, Vilnius, o símbolo da liderança.
O dia de hoje ficou marcado pelo forte ritmo imposto pelos ciclistas, de resto tal como era de esperar devido ao que ainda estava em jogo.
A cerca de dez quilómetros da chegada, na ascensão à serra de Ossa, e depois de um andamento muito rápido durante toda a etapa, o pelotão fraccionou-se destacando-se Filipe Cardoso e Evaldas Siskevicius, os dois primeiros a passar a linha de meta no Redondo. O português ganhou quatro segundos ao adversário de fuga enquanto o terceiro foi Enrique Salgueiro (Louletano/Loulé) a 16 segundos com o pelotão onde estava o anterior líder a surgir logo depois.
Perdendo a amarela, restou a Bruno Sancho a classificação por pontos e respectiva camisola Kia. César Fonte (Barbot/Efapel) com o segundo lugar no prémio de montanha de 3ª categoria da serra de Ossa garantiu a camisola azul Liberty Seguros (montanha) enquanto o jovem de 19 anos Leonel Coutinho (Vitória/ASC) com o sexto lugar à geral ficou com a camisola laranja RTP (juventude).
Com o triunfo na 29ª Volta ao Alentejo, Evaldas Siskevicius venceu também o Troféu Xavier Tondo atribuído pela organização em homenagem ao corredor espanhol, vencedor no Alentejo, em 2005 e recentemente falecido. O lituano junta-se também à lista de vencedores da competição alentejana que tem tantos nomes quantas as edições já realizadas mantendo-se a tradição de nunca ninguém ter vencido a prova duas vezes. Além de curioso é um facto único em corridas regulamentadas pela União Ciclista Internacional.

sábado, 11 de junho de 2011

Chegada a Reguengos disputada ao centimetro.



Foi emocionante, e muito “apertado”, o sprint em Reguengos de Monsaraz que deu este sábado a vitória, na terceira etapa da 29ª Volta ao Alentejo em bicicleta, ao lituano Evaldas Siskevicius da equipa Pomme Marseille. O camisola amarela Delta Cafés, Bruno Sancho (LA/Antarte), em cima do risco de meta, ainda levantou os braços para comemorar o triunfo, mas as teimas terminaram com a evidência do fotofinish. Sancho foi segundo, mas reforçou a liderança na classificação geral passando a dispor de 11 segundos de vantagem sobre Siskevicius, um jovem de 22 anos que alcançou agora a primeira vitória como profissional. Samuel Caldeira depois desta chegada é terceiro classificado a 13 segundos.

Em plenas Festas de Santo António, Reguengos de Monsaraz encheu-se de cor e movimento para receber a tirada iniciada em Aljustrel. Os 175 quilómetros do dia foram sempre controlados pela equipa do líder, a LA/Antarte, mesmo quando surgiram algumas fugas que não tiveram qualquer consequência e nunca vingaram para além dos dois minutos e meio de diferença. Na passagem por Monsaraz, - prémio de montanha de 3ª categoria, - César Fonte (Barbot/Efapel) foi primeiro e amealhou mais pontos para a camisola azul Liberty Seguros (montanha). Depois de várias movimentações, a chegada à meta foi feita em bloco onde Evaldas Siskevicius conseguiu uma vitória muito renhida.
Bruno Sancho além da amarela acumula a camisola branca Kia (pontos) e Leonel Coutinho, de 19 anos, (Vitória/ASC) passou a liderar a classificação da juventude envergando a camisola laranja RTP.

Este domingo, derradeiro dia de competição, vai começar às 11h25 em Montemor-o-Novo junto às piscinas. As metas volantes de Alcaçovas, Redondo (primeira passagem do pelotão pela zona de meta) e Bencatel e ainda a travessia da Serra de Ossa (prémio de montanha de 3ª categoria) são os pontos “quentes” de uma jornada decisiva de quase 170 quilómetros. A vila de Redondo assistirá engalanada ao final desta “Alentejana” cerca das 15h30 com uma festa de pódio que vai consagrar os vencedores da prova.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Bruno Sancho brilhante na chegada à vila museu de Mértola




“Dizem que o Alentejo é plano, mas não é bem assim”, afirmou, exuberante e cansado, Bruno Sancho pouco depois de vencer, em Mértola, a segunda etapa da Volta ao Alentejo em bicicleta. “Houve imenso sobe e desce e o vento também dificultou a tirada”, acrescentou o corredor da LA /Antarte que nos derradeiros metros, no interior da vila, ganhou ligeira vantagem ao pelotão encabeçado pelo espanhol Ricardo Garcia (Orbea) e Samuel Caldeira (Tavira/Prio).
Com este triunfo, o primeiro da época, e a respectiva bonificação, Bruno Sancho de 25 anos, natural de Mortágua, passou a liderar a “Alentejana” com nove segundos de vantagem sobre o algarvio Samuel Caldeira. O anterior camisola amarela Delta Cafés, Bruno Lima (Onda/Boavista) desceu ao terceiro lugar. A luta pela principal camisola, começa assim a aquecer, e os atltetas procuram dar nas vistas, prova disso é a fuga de hoje, uma fuga de cinco homens que durou mais de 150 quilómetros. Integrou o grupo Hugo Sabido (LA/Antarte), Raul Alarcon (Barbot/Efapel), Domingos Gonçalves (Liberty Seguros/Sta. Mª Feira), Valdas Siskevicius (La Pomme) e Wesley Kreder (Rabobank). Só a cerca de 15 quilómetros da meta é que o último fugitivo foi alcançado rolando, a partir daí, o pelotão compacto até ao centro de Mértola.

Amanhã, a caravana partirá de Aljustrel para 175,1 quilómetros que serão finalizados em Reguengos de Monsaraz. A prova começa às 11h30 partindo do Parque de Feiras e Exposições da vila mineira e haverá metas volantes em Torrão, Portel e São Pedro do Corval. A subida a Monsaraz, a poucos quilómetros da chegada, - prémio de montanha de 3ª categoria, começará a definir a ordem de chegada dos corredores à Praça da Liberdade no centro de Reguengos.

Quanto á classificação geral, fica assim ordenada da seguinte forma:


Geral Individual - Amarela - Delta


1 Bruno SANCHO Elite LA/Antarte 7:56:26
2 Samuel CALDEIRA Elite Tavira/Prio a 0:00:09
3 Bruno LIMA Elite ONDA a 0:00:10
4 Ricardo GARCIA Elite Orbea a 0:00:14
5 Evaldas SISKEVICIUS Elite Velo Club la Pomme Marseille a 0:00:15
6 Jon ABERASTURI Sub-23 Orbea a 0:00:16
7 Leonel COUTINHO Sub-23 Vitória/ASC/RTL a 0:00:17
8 Hélder OLIVEIRA Elite ONDA a 0:00:18
9 César FONTE Elite Barbot/Efapel a 0:00:19
10 Filipe CARDOSO Elite Barbot/Efapela 0:00:20

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Bruno Lima vence na etapa inaugural da 29ª Volta ao Alentejo


Bruno Lima venceu ao sprint a etapa inaugural da 29ª Volta ao Alentejo em bicicleta, após quase 170 quilómetros percorridos entre Mora e Campo Maior. O corredor da equipa Onda/Boavista bateu em cima da linha de meta Bruno Sancho (LA/Antarte) e o espanhol Jon Aberasturi (Orbea). Com este triunfo obtido à média de 42,8 Km, Lima de 24 anos, natural da Póvoa de Varzim, envergou a primeira Camisola Amarela Delta Cafés.
No dia de hoje, alinharam à partida, em Mora, 117 corredores em representação de 16 equipas. Ao longo da etapa foram muitas as tentativas de fuga, mas o pelotão poucas oportunidades deu aos fugitivos mantendo-se alerta e não permitindo grandes diferenças. Nas metas volantes de Pavia, Galveias e Alter do Chão, Samuel Caldeira do Tavira/Prio beneficiou de seis segundos de bonificação, obtidos nos primeiros dois pontos “quentes”, mas essa vantagem foi escassa à chegada a Campo Maior onde o sprinter algarvio não conseguiu melhor que o quinto lugar. Valeu-lhe ainda assim a bonificação que lhe permite ascender ao terceiro lugar da classificação geral, liderada por Bruno Lima seguido de Bruno Sancho.
Na contagem do único prémio da montanha, 4ª categoria, à passagem da corrida por Monforte, César Fonte da Barbot/Efapel foi o primeiro a passar e a garantir a posse da camisola azul Liberty Seguros. Nas contas finais das camisolas, Jon Aberasturi (Orbea) vestiu a laranja da juventude RTP.
Esta sexta-feira corre-se a segunda etapa da 29ª Volta ao Alentejo. A caravana começa por se concentrar na Praça da República no centro de Vila Viçosa. O percurso de 176,6 quilómetros, após partida da capital do mármore, às 11h30, é pontuado pelas metas volantes em Reguengos de Monsaraz, Serpa e Minas de S. Domingos antes de ser concluído junto aos Bombeiros Voluntário de Mértola por volta das 15h40.
Acompanhe esta 29ª Volta ao Alentejo em bicicleta até domingo aqui neste blog ou através da Rádio Voz de Alenquer.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

A partir de amanhã está na estrada a 29ª Volta ao Alentejo

O Ciclismo está de volta por terras Alentejanas, é já amanhã o inicio da 29ª Volta ao Alentejo em bicicleta. Acompanhe a par e passo esta prova que é uma das principais do calendário Português, aqui no nosso blog ou através da Rádio Voz de Alenquer.
O pelotão será composto a partida, por 126 atletas, que tem partida marcada para as 11h30m, da bela cidade de Mora e terão pela frente 166,9 Kms até chegar a Campo Maior.
Saiba quais as localidades por onde passam os ciclistas no mapa da etapa.

Amanhã iremos tentar partilhar mais informações sobre a história que os homens do pedal irão escrever, naquele que será o primeiro dia de Prova.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Arealbike/RádioAlenquer em destaque na BIKE MAGAZINE.


A conceituada revista especializada na modalidade de BTT, Bike Magazine, dá destaque, nesta edição que já está nas bancas, ao Spiuk Experience, prova de solidariedade, na qual a nossa equipa participou. Aqui ficam imagens de duas das paginas que contemplam esta grande reportagem.