quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Arealbike/Radioalenquer em destaque na 2.ª Maratona Rota do Cacho Dourado

Arealbike vai ao pódio com os atletas  Pedro Amaro, Luís Carvalho e Carlos Santos

No domingo passado realizou-se na localidade de Penafirme da Mata, concelho de Alenquer, a 2.ª edição da Maratona da Rota do Cacho Dourado, evento que trouxe à localidade perto de uma centena de atletas, que tinham por objectivo percorrer os melhores trilhos da zona. 

A organização esteve a cargo do Centro Cultural e Desportivo de Penafirme da Mata e colocou à disposição dos participantes duas opções de percurso, um com a extensão de 65 kms e com 1600m de acumulado de subida, no qual os atletas iriam fazer uma passagem pela Serra do Montejunto e o outro com 35 kms de extensão e cerca de 800m de acumulado de subida, o qual tinha como ex-libris o cabeço de Meca, local por onde também passou a maratona.

Como habitual, a Arealbike/Radioalenquer não deixou passar em claro mais um evento no nosso Concelho e desta vez representou-se com cinco atletas, aos quais marcaram presença nas duas vertentes da prova.
  Os representantes da equipa foram, Pedro Alegre, Pedro Amaro, Rómulo Guerra, Carlos Santos e Luís Carvalho, sendo que o Carlos e o Rómulo participaram na maratona e o restantes na meia maratona.

Mas vamos lá à prestação dos atletas!

Começa-mos então pela prestação do Pedro Amaro, Luís Carvalho e Pedro Alegre, os quais participaram na meia maratona.
Os nossos atletas posicionaram-se entre os primeiros na linha de partida e logo que a prova se iniciou, mantiveram-se no grupo da frente até à separação dos percursos, que ocorreu dois kms após o inicio.
Depois da separação, o Pedro Amaro e o Luís Carvalho assumiram a liderança da prova e impuseram um ritmo de tal forma elevado, que passados meia dúzia de kms já pedalavam sozinhos e com alguma vantagem sobre o grupo perseguidor.
O Pedro Amaro e o Luís não facilitaram e mantiveram o mesmo andamento até cerca do km 20, o que lhe permitiu ganhar vantagem para daí para a frente passarem a gerir o esforço e a controlar o "risco", por forma a não cometer erros que pusessem em causa a vitória na prova. Felizmente não existiram azares e os atletas não cometeram erros, o que lhes
 permitiu chegarem à meta juntos, tendo o Pedro Amaro sido o primeiro a passar a 
linha de meta e o Luís o segundo, o que lhes valeu pela mesma ordem, 1.º e 2.º lugar na meia maratona.

O nosso atleta Pedro Alegre, partiu para este evento com espírito de convívio, pelo que, optou por um andamento mais descontraído  ainda assim concluiu a sua prestação na 14.ª posição. 



O Pódio da meia maratona



Classificação da Meia Maratona.


No que diz respeito à prestação na maratona, os nossos dois representantes mantiveram-se na frente da corrida até à separação dos percurso, porque depois apenas o Carlos Santos se manteve na frente com mais três atletas, mas como o grupo da frente se perdeu e teve de voltar para trás o Rómulo juntou-se novamente na frente da corrida, mas viria a ficar para trás uns kms depois, mas o Carlos continuava a aguentar o andamento na frente. 


A frente da corrida viria a ficar reduzida a três atletas, uma vez que o nosso conterrâneo Ricardo Pereira cedeu e ficou para trás, mas também o nosso atleta Carlos Santos viria a ceder, o que ocorreu a um 1 km de iniciar a travessia do corta fogo na Serra do Montejunto, tendo a partir daí percorrido os restantes (50kms) sozinho, mas com o Ricardo Pereira à "perna", contudo o nosso atleta não se deixou "apanhar" e conseguiu terminar na 3.ª posição.


No que diz respeito ao Rómulo, este viria a passar por algumas dificuldades físicas no inicio, o que fez com que perdesse o grupo onde seguia e em consequência, algumas posições, mas não baixou os braços e à medida que se foi sentindo melhor foi aumentando o ritmo e antes do cabeços de Meca conseguiu alcançar os atletas que lhe tinham "fugido" e  inclusive deixou-os para trás, ascendendo assim à 6.ª posição, a qual manteve até passar a linha de meta.

Pódio da Maratona

















Classificação da Maratona


No que diz respeito ao evento, é unânime entre os atletas da Arealbike/Radioalenquer que foram cumpridos de forma positiva, todos os requisitos que os atletas consideram essenciais para um evento desta natureza, tendo sido salientado o excelente percurso, apesar da sua dureza e as marcações sem reparos.  

É com enorme satisfação que a Arealbike/Radioalenquer felicita os seu atletas pelas excelentes prestação, as quais não só dignificam a equipa, mas também as entidades/pessoas que acreditam e apoiam este projeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário