segunda-feira, 25 de setembro de 2017

AZORESCHALLANGE - O paraiso para o BTT





Foi no passado dia 15 de Setembro que o ArealBike/RádioAlenquer levou 2 atletas à ilha de São Miguel nos Açores.
Azoreschallange é uma prova por etapas, com um conceito semelhante ao Algarve Bike Chalange, onde os atletas participam em duplas.
A prova dividiu-se em 3 dias. No primeiro dia um prólogo nocturno nas Portas do Mar, mesmo na zona portuária de Ponta Delgada. O 2º dia uma etapa com muito acumulado onde os atletas exploraram o Nordeste da Ilha. E por fim a etapa rainha, com passagem obrigatória na Lagoa das 7 Cidades.

Os atletas que representaram a nossa equipa foram o João Santos e o Marco Tavares.
Uma vez que os nossos atletas estavam pela primeira vez na ilha, decidiram antecipadamente que iriam aproveitar o fim de semana para deixar de lado a competição. E aproveitar por completo todas as coisas que esta prova oferece. Desde abastecimentos ás magnificas paisagens. Pois esta não é uma prova fácil de se competir. Cada topo é um local espectacular para uma paragem para fotos.



Era dia 15 e os nossos atletas aterram na ilha no inicio da tarde. Com a ida para a casa, desempacotar as bicicletas, monta-las e finalmente comer alguma coisa. Já eram 19 horas. E o prólogo começava as 20horas. Os atletas foram então para as portas do mar para começar a sua participação, com o prólogo.
O prólogo é um mini conta-relógio de 2km em que arrancam 2 duplas de 2 em 2 minutos.
Percorria a zona pedonal e de restauração da marina. As 8horas e 30 minutos, dá-se o arranque da nossa dupla. Porém, apesar de visivelmente estar mais forte que a dupla adversária nunca conseguiu grande vantagem, isto porque não fizeram o reconhecimento ao local antes do prologo devido a chegar em cima da hora... O prólogo para quem não fez reconhecimento estava quase "nú" de marcações. Os nossos atletas chegaram quase a parar para esperar pela dupla concorrente de modo a perceber qual o caminho. Haviam também zoas de completa escuridão a descer onde se tinha de virar a 180º onde estavam apenas 2 pessoas da organização sem qualquer colete ou lanterna.
Com isto tudo os nossos atletas acabaram o prologo com um tempo mediano. Mas nada chateados com a situação. Pois o seu objectivo era mesmo desfrutar do que os dias seguintes iram oferecer.
Contudo serão certamente pontos a melhorar pela organização no próximo ano, pois ha muitos atletas que vão para competir.


















1ª Etapa em linha: Povoação - Lagoa das Furnas.
Este dia começou na localidade de Povoação a Este da Ilha.
As 10 da manha, depois de um pequeno almoço muito doce cedido aos atletas, deu-se o arranque da etapa.
A mesma teve um inicio muito "inclinado" conde se subiu e subiu continuamente até ao km15.
Depois de se chegar ao topo da primeira montanha foi descer até ao Nordeste, onde se encontrava o 1º abastecimento.

Depois foi um percurso mais acessível até ao km 40 sensivelmente. Onde as subidas eram menos longas e o piso era maioritariamente asfalto. A partir do km 40 voltou uma subida semelhante ao inicio. Foi subir até avistar a lagoa das furnas. Contudo, depois de uma grande subida vem sempre uma grande descida! Foi "quase" sempre a descer pelo meio das vacas felizes e por trilhos de DH até a lagoa das furnas. Onde os atletas encontrariam a meta.



2ª Etapa em Linha: Ponta Delgada- Lagoa das 7 Cidades - Ponta Delgada.
Esta é a etapa Rainha do evento. Os atletas saíem de ponta delgada rumo a lagoa das 7 cidades. Passando por algumas dificuldades como o pico da cruz. Porém esta etapa era fisicamente mais acessível do que a do dia anterior. Porém era ainda mais deslumbrante. Onde os atletas contornaram na totalidade a lagoa das 7 cidades. Depois de todo esse deslumbre e de mais uma subida longa foi hora de descer. E descer bem até a zona de Calendária/Feteiras. Depois mais uma subida com muito calor pelo meio de um caniçal com um calor muito forte. Esta fez um grande numero de atletas perderem as suas forças. Porém como a nossa dupla foi sempre com o modo competição "off" pôde ai aproveitar para subir confortavelmente ultrapassando varias duplas continuando depois pela zona junto ao mar a Sul da Ilha. Esta ultima parte foi muito rolante sempre até a meta. O que tornou o final da prova até bastante interessante. Pois permitia a manutenção de velocidades altas aos atletas.


Assim a nossa Dupla foi Finisher no Azoreschallangemtb.
O seu objectivo de desfrutar depois duma época quase completa a competir foi cumprido na perfeição.

A experiência trazida pela dupla desta prova é algo único. Este é um evento, que a pesar de ter um ou outro aspecto a melhorar, é um evento que aconselhamos vivamente para quem quer viver um fim de semana de btt por completo.